Mini Guia de Chefchaouen, A Cidade Azul do Marrocos para todos os viajantes

Translate here!

Texto: MONICA MORAS    Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS

Há muito tempo eu via fotos de uma cidade toda a azul e quando descobri que ficava no Marrocos, fiquei fascinada pela ideia de ir lá em Chefchaouen, a Pérola Azul do Marrocos. Se a chegada já tem uma vista impressionante ainda da estrada, andar pelas ruas estreitas da medina é de fazer querer ficar lá sem data de ir embora.

chefchaouen marrocos cidade azul

UM POUCO DE HISTÓRIA

Chefchaouen foi fundada em 1471 e durante anos serviu como refúgio para exilados que fugiam da inquisição da Espanha, mais judeus do que cristãos.  A tradição de pintar os prédios em tons de azul tem razões religiosas, porque os judeus acreditavam que ao tingir de azul as casas, prédios do governos e até mesmo as lixeiras, as pessoas seriam lembradas do poder de Deus. Mas há quem diga que é apenas para espantar mosquitos. A propósito, leve repelente!

Além de toda a beleza da cor, Chefchaouen ainda é rica em tapeçaria, pois mistura a cultura berbere (as mais coloridas), judaica e de muçulmanos de outras partes do mundo, e até mesmo dos mouros exilados que permaneceram por lá.

chefchaouen marrocos cidade azul

 

Não importa que tipo de viajante você é, Chefchaouen tem opções para todos os gostos:

1. PARA QUEM GOSTA DE COMER

O Tagine de Chefchaouen, que geralmente é feito de um carne, vegetais e uma mistura de especiarias, tem um sabor especial. Os valores variam de acordo com o restaurante, mas até o mais simples oferece uma porção generosa. Até o chá de menta tão tradicional é diferente!

2. PARA QUEM GOSTA DE COMPRAS

Tente se conter, porque o lugar é um paraíso de cores e preços bem atraentes, não tanto quando Essaouira, mas ainda assim muito bons depois de uma negociação bem feita. Tem tapeçaria, artigos em prata, vestimentas, acessórios, souvenirs e tudo mais que o Marrocos tem de melhor. Não esqueça de negociar muito, barganhe até chegar num preço bom de verdade.

chefchaouen marrocos cidade azul
chefchaouen marrocos cidade azul

3. PARA QUEM QUER FOTOGRAFAR

Não é difícil achar lugares bonitos para fotografar em Chefchaouen. Na verdade a medina toda é linda. Mas alguns lugares são mais especiais, então pina eles no Maps.me, o mapa grátis e off-line,  para não correr o risco de perder:

  •  MESQUITA JEMME BOUZAFAR: Também conhecida como Mesquita Espanhola, é a melhor vista da cidade principalmente no horário do por do sol. A subida é longa, mas bem tranquila de fazer. No caminho até a mesquita, saindo da medina fica o Cafe Abdoul onde muitos locais tomam banho de rio.
  • KASBAH: É o castelo da cidade tem uma praça bem movimentada na frente. Ali estão a maioria dos restaurantes, muitas lojinhas e o Hotel Parador, o único lugar que sempre vende bebida alcoólica (cara!).
  • RUA HASSAN 1: É a rua principal da medina, que corta a medina. Nela existem várias lojinhas e as ruas que cortam ela são as mais bonitas e mais fotografadas também. Mas é claro que você não pode ter medo de “se perder”, mesmo com tantas escadas e sobes e desces. Todas as ruas são lindas em Chefchaouen, apenas mantenham seu hotel pinado no mapa / Maps.me para evitar se perder de verdade, porque são muitas escadas e a medina é um labirinto. Infelizmente até mesmo Chefchaouen sofre com o golpe da “pessoa generosa e prestativa” que ajuda a achar o caminho e no final pede em troca de uma gorjeta astronômica.

4. PARA QUEM GOSTA DE NATUREZA

As montanhas e cidades próximas de Chefchaouen são ótimas parar hikking e banho de cachoeira, das pequenas até as maiores. O ideal é dormir nos vilarejos que você pretende visitar.

chefchaouen marrocos cidade azul
Chefchaouen Marrocos
Chefchaouen Marrocos cidade azul

 

ONDE FICAR EM CHEFCHAOUEN

Nós ficamos dentro da medina, sem dúvida o melhor lugar parar ficar. Escolha sempre um hotel com terraço (a maioria tem), assim você pode aproveitar o final de tarde ou começo da manhã com aquele vista linda. Passamos 1 dia na cidade e foi suficiente, no caso uma tarde, noite e manhã do dia seguinte. Saímos parar fotografar e com calma e vimos tudo e mais um pouquinho.

 

COMO CHEGAR EM CHEFCHAOUEN

Para chegar em Chefchaouen é mais fácil se você estiver de carro, alugado ou com motorista. Mas também existem ônibus a partir de Casablanca, Tangier, Rabat e Fes.

1. DE CARRO

Nós chegamos de carro durante o nosso tour de 15 dias pelo Marrocos com motorista. A vantagem é ver as montanhas chamadas Rifs no caminho e ainda poder parar na estrada para ter aquela vista lá do alto da cidade já na chegada.

2. DE ÔNIBUS

Muitos ônibus fazem o trajeto até Chefchaouen. A partir de Casablanca a viagem leva 6 horas, de Fes da estação Gare Routière leva umas 5 horas e de Tangier umas 3 horas. Os valores variam de acordo com o conforto do ônibus, de 50 a 140 dirhans. A estrada tem bastante curvas, então previna-se para enjoo. Da estação de ônibus até a medina é necessário pegar um taxi e como na medina não é possível acessar de carro, tenha certeza de onde está o seu hotel ou peça parar alguém ir lhe buscar numa das entradas, como no Kasbah que é fácil.

3. DE TAXI

O valor do Grand Taxi é o dobro do ônibus por pessoa. Quanto mais ocupado ele estiver, melhor, senão você precisa pagar pelos lugares vazios. Lembre-se que tudo precisa ser muito bem negociado.

chefchaouen marrocos cidade azul
chefchaouen marrocos cidade azul
Chefchaouen Marrocos cidade azul
chefchaouen marrocos cidade azul
chefchaouen marrocos cidade azul
Chefchaouen_Vulubilis_Meknes_20.07.2017-80.jpg
Chefchaouen Marrocos cidade azul
chefchaouen marrocos cidade azul
chefchaouen marrocos cidade azul
chefchaouen marrocos cidade azul
chefchaouen marrocos cidade azul

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão parcela em até 12x sem juros.

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS