O Que é Regra dos Terços: Um Guia para Iniciantes

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO  

Uma das formas mais populares de compor suas fotos é usando a "Regra dos Terços". Embora essa regra de composição seja frequentemente usada por fotógrafos, nem todo mundo entende exatamente o que é ou quando funciona. Neste artigo mostrar a regra dos terços e explicar quando usá-la para compor a sua fotografia. Tenha em mente que essa regra é uma sugestão para iniciantes e para aqueles que buscam conseguir compor suas fotos de forma correta, mas saiba que está longe de ser a única maneira de fazer boas fotos.

Regra dos Terços: Um guia para iniciantes

A regra dos terços

 A Regra dos Terços é um tipo de composição descentralizada onde elementos importantes de uma fotografia são colocados ao longo de uma grade de 3 × 3 (um jogo da velha), que divide igualmente a imagem em nove partes. Ou seja, o foco de interesse deve estar na interseção das linhas que dividem o quadro em terços, que são distribuídos de cima para baixo da esquerda para a direita. Para muitos fotógrafos, esse tipo de composição é uma maneira básica de estruturar fotografias e torná-las mais atraentes. Dê uma olhada na ilustração abaixo:

Regra dos Terços: Um guia para iniciantes

Como disse antes, os elementos importantes dentro do quadro devem ser colocados nos pontos de interseção dessas linhas, como mostrado no diagrama acima. Ou, ao fotografar temas como uma árvore ou horizonte, que são compostos por linhas retas, a regra dos terços sugere colocá-los ao longo de uma das quatro linhas.

Leia mais:

Alguns fabricantes de câmeras e smartphones oferecem em seus displays diversos tipo de grids (grade em forma de jogo da velha) que ajudam o fotógrafo na composição. Alguns displays apresentam o grid (grade) convencional, que segue a regra dos terços.

Regra dos Terços: Um guia para iniciantes

 Você pode ver que coloquei uma foto feita da tela do meu celular que esta com a grade, ao mesmo tempo você pode ver que, tanto a linha do horizonte quanto objeto primário são colocados ao longo desta grade:

Você pode aplicar a regra dos terços a qualquer gênero de fotografia. Veja mais exemplos da regra dos terços, abaixo:

Regra dos Terços: Um guia para iniciantes
Regra dos Terços: Um guia para iniciantes
Regra+dos+Terços+Eduardo+e+Monica.jpg
Regra dos Terços: Um guia para iniciantes

 Quando usar a regra dos terços

Então, quando você deve usar a regra dos terços? O básico dessa regra é lembrar que composições fora do centro podem funcionar bem e serem bem-sucedidas.

Na maioria das vezes, os fotógrafos iniciantes colocam seus assuntos no centro do quadro por padrão, formando composições centrais. Embora a composição central possa ser uma maneira muito forte de compor fotografias, usá-la em todas as fotos pode ser um pouco entediante. Se você achar que fazendo muitas fotos com foco no centro, tente deixar suas fotos mais interessantes usando a regra de terços.

Leia mais:

Regra dos Terços: Um guia para iniciantes

Na foto acima eu deixei o objeto isolado num dos pontos para você entender que muitas vezes não é necessário misturar vários objetos no quadro, e nesse caso isolei o pássaro no lado superior direito. Então, se você está tentando compor suas imagens de forma mais criativa, vai descobrir que a regra dos terços pode ser uma maneira rápida de tornar suas fotos mais dinâmicas.

Quando não usar a regra dos terços

O maior problema com a regra dos terços é que ela não muda, mesmo quando seu ambiente ou objetos mudam. Por exemplo, em alguns momentos, você pode comprometer sua composição e excluir elementos importantes apenas para aderir à regra de terços. Então, de certa forma, é uma composição que pode limitar a sua criatividade de for sempre usada sem prestar atenção no que de fato você quer transmitir.

A principal ideia da regra dos terços é que ela introduz os iniciantes na composição descentralizada. No entanto, isso pode levar você a pensar que seus assuntos sempre ou na maioria das vezes precisam ser colocados ao longo das linhas exatas e interseções da grade 3 × 3, para capturar uma composição de correta e boa.

Regra dos Terços: Um guia para iniciantes

Na verdade, qualquer tipo de composição não central - não apenas a regra dos terços - pode funcionar bem. Em vez disso, tente enquadrar seu assunto apenas um pouco fora do centro ou até mesmo nos cantos mais extremos. Às vezes, a cena em si mostrará o tipo de composição que funcionará melhor para sua fotografia.

Mas uma coisa eu digo, não subestime a composição central. Embora possa ser chato se você usá-la demais, ela também pode ser a maneira mais poderosa de compor e enquadrar as fotografias. Pessoalmente, eu uso bastante a composição central, especialmente se houver um assunto único e forte na cena: Com isso podemos entrar sobre outro assunto que é sobre o balanço da foto. Leia Os 3 Elementos Para Fazer Uma Boa Foto onde falei sobre equilíbrio.

Regra dos Terços: Um guia para iniciantes

Conclusão SOBRE a regra dos terços

 A regra dos terços deve ser muito explorada, especialmente para aqueles que estão apenas começando a aprender composição na fotografia. No entanto, à medida que você se torna mais avançado, começará a perceber que a boa composição não se refere a seguir a regras de forma rígidas, mas sim a compor cada foto para seus próprios méritos.

Composições diferentes serão ideais em diferentes situações. Enquanto a regra dos terços funciona bem para algumas fotografias, não é a única maneira de capturar uma boa imagem. De fato, qualquer tipo de composição pode ser bonita, basta você usar o seu olhar artístico e sua criatividade.

Ficou com dúvida? Escreve aqui embaixo nos comentários.

VEJA TODOS OS POSTS DE FOTOGRAFIA

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS E @EDUVIERO

VEJA MAIS