Como é o Ônibus da Linha Turismo em Porto Alegre

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos de iPhone 6s: EDUARDO VIERO | @eduviero MONICA MORAS 

Porto Alegre tem inúmeros atrativos e uma longa história para contar. Não importa se você está com pouco tempo, na passada da viagem para Gramado, se é da região ou, ainda, nasceu na cidade. O que importa é que a o ônibus da Linha Turismo de Porto Alegre é perfeito para descobrir o que a cidade tem de melhor. 

Prefeitura

Prefeitura

Mas antes de contar como foi o nosso passeio de ônibus pela Linha Turismo, é bom que você saiba como é Porto Alegre. Porto Alegre foi construída a partir da chegada de casais açorianos em meados do século XVIII. Por isso no começo era chamada de Porto dos Casais. No século XIX ainda recebeu uma grande quantidade de imigrantes alemães, italianos, e também espanhóis, africanos, poloneses e libaneses. No total foram mais de 30 etnias que vieram para formar essa cidade multicultural, cosmopolita, rica em história, costumes e arquitetura. 

COMO É O ÔNIBUS DA LINHA TURISMO EM PORTO ALEGRE 

O ônibus da Linha Turismo é um serviço oferecido pelo Escritório de Turismo da cidade, e oferece duas rotas distintas. Uma pela Zona Sul e outra pelo Centro Histórico. Nós fizemos o Centro Histórico e é o que eu recomendo fazer primeiro para entender um pouco mais da cidade. 

O roteiro do Centro Histórico é feito num ônibus de dois andares, sendo o de baixo fechado e com ar condicionado, e a parte de cima completamente aberta. Minha dica sobre fotografia é ficar do lado direito e o mais na frente possível. Durante o trajeto, passa uma gravação que vai contando a história da cidade e dos pontos em que estamos passando. 

Uma grande vantagem também do ônibus da Linha Turismo pelo Centro Histórico de Porto Alegre, é que é possível descer em 6 pontos específicos e conhecer melhor a região. O próximo ônibus passa em 1h e é só embarcar com o mesmo ticket. Você pode fazer isso quantas vezes quiser até concluir o roteiro. Sem descer, em 1:30min você conhece tudo. 

Eu recomendo muito descer, pois muitos lugares são mais bonitos vistos de perto e por dentro, como a Casa de Cultura Mário Quintana, a Fundação Iberê Camargo, a Igreja Matriz, o Mercado Público Municipal e o Gasômetro, sendo todos gratuitos.  

Ônibus da Linha Turismo

Ônibus da Linha Turismo

PONTOS DE DESEMBARQUE DO ÔNIBUS DA LINHA TURISMO

1. PARQUE FARROUPILHA (REDENÇÃO)

Aqui você pode descer para conhecer o Parque Farroupilha (Redenção), aproveitar a feirinha de orgânicos no sábado de manhã e o brique da Redenção durante todo o final de semana. Tem parquinho para crianças, dá para comer algo na padaria Maomé, que é um clássico dessa região, visitar alguns antiquários e fazer a famosa foto das palmeiras para o céu. 

Av Osvaldo Aranha, em frente a Redenção

Av Osvaldo Aranha, em frente a Redenção

2. PARQUE MOINHOS DE VENTO (PARCÃO)

Nessa descida você pode caminhar no Parque Moinhos de Vento (Parcão), fazer a foto na frente da placa “Eu amo Porto Alegre”, e andar pela rua chique da cidade, a Padre Chagas. Na verdade o bairro Moinhos de Vento é um dos mais tradicionais da cidade com vários edifícios históricos e muitos ainda bem preservados. Vale uma caminhada pelas ruas nos entorno da rua Padre Chagas.

Você também pode ir até a Praça Hidráulica Guaibense (Praça do Dmae) que tem um jardim inspirado nos jardins franceses. A Rua mais Bonita do Mundo é a Gonçalo de Carvalho, mas talvez não dê tempo de ir ate lá, porém o ônibus passa em frente a ela bem devagar. 

Praça do Dmae

Praça do Dmae

3. MERCADO PÚBLICO 

A descida no Mercado Público é uma das mais interessantes, pois aqui estão vários prédios históricos da cidade. Aqui vale a caminhada dentro do Mercado Público (fechado nos domingos), conhecer a Prefeitura com a fonte que foi um presente para cidade, andar pela Praça da Alfândega que é circundada por vários museus, como o Santander Cultural, o MARGS, o Memorial do Rio Grande do Sul, e a poucos metros estão ainda o Museu da Comunicação, o Museu Érico Verissimo sobre eletricidade, e que ambos são incríveis até para crianças.

Tem também a Casa de Cultura Mário Quintana que tem um restaurante no rooftop com vista da cidade, e um jardim aberto com vista para a Igreja Nossa Senhora das Dores, que inclusive é linda de visitar por dentro. Numa caminhadinha ladeira acima, você chega na Praça da Matriz, onde está o Palácio da Justiça, a Igreja Matriz e o Teatro São Pedro. Se você tiver sorte, vai ter algum espetáculo acontecendo e vale cada centavo conhecer o teatro por dentro. 

Mercado Público

Mercado Público

4. USINA DO GASÔMETRO

Nesse ponto é ótimo para conhecer a Usina do Gasômetro, caminhar na orla do Guaíba e pegar uma daquelas bicicletas compartilhadas. Como o tempo é curto, não dá tempo de conhecer o restaurante 360 POA Gastrobar que é todo de vidro sobre o rio, e nem fazer o passeio de barco pelo Guaíba, que é maravilhoso. Mas sugiro que você se programe para voltar depois e fazer tudo isso. A propósito, o pôr do sol no Guaíba é um espetáculo. 

Gasómetro

Gasómetro

5. FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO

O ônibus na verdade vai parar na frente do Barra Shopping Sul, mas é só voltar até o Iberê Camargo que é um show de arquitetura. Uma pena que só abre nos finais de semana, mas é grátis. Se você não quiser voltar de ônibus, bem em frente o ponto do ônibus, tem o ponto para pegar a balsa pública que leva até o cais do porto em frente ao Mercado Público. Ali também vale a caminhadinha pelos armazéns, e é ótimo poder voltar para o centro histórico. 

Fundação Iberê Camargo

Fundação Iberê Camargo

6. CIDADE BAIXA

Na verdade é o ponto final (e inicial do ônibus), mas é bem mais interessante andar pela cidade baixa, o bairro boêmio da cidade, depois de escutar a história no ônibus. As paredes são pintadas, a arquitetura é porta-janela, porque na época, a coroa portuguesa cobrava impostos de acordo com quantas aberturas uma casa tinha para rua. É um bairro muito interessante de almoçar ou terminar o dia num barzinho da rua Lima e Silva.

Gosto muito da Rua República para andar, e recomendo uma parada na Sorveteria Jóia, que ainda é igualzinha ao começo, em 1978. Para um café charmoso num lugar perfeito para instagram, tem o Agridoce. Cerveja num lugar hipster é no Locals Only, e para a iguaria gaúcha, tem o xis do Speed.  

Linha Turismo Porto Alegre 144.jpg

DICAS SOBRE ÔNIBUS DA LINHA TURISMO EM PORTO ALEGRE 

  • O ingresso custa R$ 30 reais por pessoa. Crianças e idosos pagam a metade, bebês e PCDs não pagam. 

  • A Linha Turismo funciona de terça a domingo das 9h às 16h (último ônibus sai às 16h). O percurso leva entre 1:30 e 1:40min. 

  • O ponto de partida é na Travessa do Carmo, 84 – Cidade Baixa. Ou no Mercado Público, mas vale mais sair da Cidade Baixa. 

  • Chegue com antecedência para poder comprar o ingresso, entrar na fila e conseguir lugar no andar superior. 

  • Se ficar no andar de cima, fique sentado o tempo todo! Não é brincadeira, pois alguns viadutos são muito baixos, tem cabos de energia na altura do ônibus, que é muito alto, e os galhos das árvores também. 

  • Em dias de sol, não esqueça o protetor solar, porque é sul, mas o sol aqui queima de verdade. 

  • Segunda não tem ônibus.

  • A Linha Turismo do Centro Histórico funciona mesmo em dias de chuva, já a da Zona Sul só funciona em dias de sol. 

  • Para grupos acima de 10 pessoas é necessário agendamento pelo email: reservas@turismo.prefpoa.com.br

  • Para saber: fizemos o passeio a convite do Escritório de Turismo de Porto Alegre junto com outros blogueiros locais, mas todas as opiniões e dicas aqui refletem o que pensamos, pois não foi a primeira vez que fizemos esse passeio.

  • No Instagram @monicamoras e @eduviero tem os destaques de como foi o passeio inteiro.

MARGS

MARGS

ONDE FICAR EM PORTO ALEGRE

Eu recomendo ficar no Centro Histórico, Cidade Baixa ou no bairro Moinhos de Vento. O acesso é fácil para o aeroporto, rodoviária e é  interessante para andar de dia. Veja as opções de hospedagem aqui

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações de diversos lugares e países!

 FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS