Visite a Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos de iPhone 6s: EDUARDO VIERO | @eduviero

A Casa de Cultura Mário Quintana já foi um referência de hospitalidade e infraestrutura luxuosa na década de 1920, quando ainda era Hotel Majestic. No ano de 1955 chegou a ser publicado um anúncio no Guia de Porto Alegre que falava "Colchões de mola, telefone e água corrente em todos os apartamentos e confortável hall", detalhes que enalteciam o lugar.  

Casa de cultura mario quintana

Na época da construção, o projeto do hotel foi considerado muito ousado para a cidade, pois havia passarelas suspensas na via pública, algo inédito. Esse também foi o primeiro edifício de Porto Alegre que utilizou concreto armado e inovou na arquitetura com passarelas, terraços, sacadas e colunas. O estilo do prédio mistura formas, procurando dar uma impressão de grandiosidade. E ele é lindo mesmo! Por dentro e por fora. 

Mas nos anos 1980 0 hotel foi a leilão, e em 1983 o Majestic passou a ser a Casa de Cultura Mário Quintana, em homenagem ilustre hóspede que viveu lá de 1968 e 1980, mas sua inauguração só aconteceu em 1990. O quarto dele ainda segue lá, numa réplica fielmente preservada para ser vista. Mário Quintana deixou um legado de dezenas de livros, leitores ávidos e suas palavras espalhadas pela casa. A casa respira arte. 

Hoje a Casa de Cultura Mário Quintana abriga 2 jardins, 2 bibliotecas, a Erico Veríssimo, especializada em Literatura e Artes e a biblioteca Lucília Minssen, especializada em literatura infanto-juvenil, 7 espaços de exposição artística, 3 salas de cinema, 2 teatros, oficinas de artes, o espaço Elis Regina com sua história e músicas para escutar, entre outras salas culturais, como laboratório de fotografia e espaços para workshops. Há também um museu, espaço kids salas de estudos com internet e um café no terraço com vista para o lago Guaíba. 

Já tive a oportunidade de assistir o cinema local e ir no teatro na época da peça Bailei na Curva. Parece que o clima da casa aproxima ainda mais o público da arte, e talvez seja por isso que a Casa de Cultura Mário Quintana é um lugar tão querido na capital gaúcha.  

O Jardim Lutzemberger, o jardim mais charmoso de Porto Alegre, um verdadeiro refúgio em meio ao barulho do Centro Histórico. Além da vista, ele é decorado com plantas nativas e tropicais, e o que chama a atenção é a forma como as banheiras foram aproveitadas para dar mais beleza ao lugar. 

No último andar, no terraço, está o Café Santo de Casa. Não há como descrever a experiência de um café no meio da tarde com vista para o Guaíba, ou ainda um happy hour com o por do sol no lago. Vale a pena uma visita! 

Casa de cultura mario quintana

COMO VISITAR A CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA EM PORTO ALEGRE

A Casa de Cultura Mário Quintana fica no Centro Histórico de Porto Alegre, na Rua dos Andradas, 736. Abre de terças à sexta, das 9h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h. Já o Café Santo de Casa abre às 13:30h. A entrada e visitação é gratuita. 

Um boa dica é incluir a visita junto com o ônibus da Linha Turismo de Porto Alegre. Uma das paradas é bem na frente da casa. 

Veja mais da Casa de Cultura Mário Quintana no Instagram @ccmarioquintana e no site.

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul!

 FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS