Fundação Iberê Camargo, Atração Imperdível em Porto Alegre

Fotos de iPhone 6s: EDUARDO VIERO | @eduviero

A Fundação Iberê Camargo é um dos lugares imperdíveis de se visitar em Porto Alegre. Fica nas margens do lago Guaíba e faz parte até do roteiro da Linha Turismo de Porto Alegre

Criada em 1995 Maria Coussirat Camargo, a viúva de Iberê Carmargo (1914-1994), a Fundação guarda todo o acervo artístico do pintor gaúcho. O objetivo vai além de exibir o trabalho dele, mas também conservar, catalogar e promover suas obras. Mas foi apenas em 2008 que a Fundação Iberê Camargo começou a funcionar no endereço que está hoje. 

ibere camargo porto alegre

Como é a Fundação Iberê Camargo

O projeto do edifício da fundação foi a primeira obra do arquiteto português Álvaro Siza Vieira, e ficou tão impressionante que ele chegou a ganhar o Prêmio Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura em Veneza. E ele é impressionante por fora e por dentro também, na forma como ele faz para transitar entre as salas e os andares.  

A Fundação Iberê Camargo  tem em seu acervo todas as obras doadas por Maria Coussirat Camargo, que ela guardou ao longo das mais de 5 décadas que viveu junto com o pintor. Hoje, a fundação é divida em duas partes: as obras e os documentos. 

No acervo das obras, que leva o nome de Maria Coussirat Camargo, estão mais de cinco mil obras, desenhos, pinturas, guache, gravuras e estudos de Iberê Camargo. Já no acervo de documentos, são mais de 20 mil itens entre catálogos, correspondências, cadernos de notas, recortes de jornais e revistas e fotografia relacionadas as obras do pintor. Esse patrimônio artístico ajuda em pesquisas nacionais e internacionais sobre a vida e obra de Iberê Camargo.  Não bastasse o acervo físico, recentemente a fundação ainda ganhou um acervo digital que é público para consulta. 

Além de todo esse acervo cultural e artístico, ainda há um centro de pesquisa, auditório, cafeteria, estacionamento, programas educativos e uma lojinha que é o lugar mais fácil de se encontrar materiais de outros artistas gaúchos, inclusive livros fotográficos sobre o estado do Rio Grande do Sul. E também um ateliê, o  Ateliê de Gravura, que é uma reprodução do ateliê que Iberê Camargo costumava trabalhar. 

Como visitar a Fundação Iberê Camargo

A Fundação abre para o público nos sábados e domingos das 14 às 19h. Nos dias de semana abre somente para grupo e com agendamento. 

A entrada é gratuita, e se quiser, pode fazer uma doação. Veja mais no site http://iberecamargo.org.br

VEJA MAIS ARTIGOS! O blog está cheio de informações do Rio Grande do Sul!

 FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!). Lembre-se que nem sempre o seguro saúde cobre outros estados. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS