Fotografia Analógica: Shanghai em Filme 35mm

Translate here!

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO   

Como muitos já sabem, a Mônica e eu moramos em Shanghai na China por 6 meses. Nesse período nós estudamos mandarim e trabalhamos muito com a fotografia, então todos os dias andavamos com nossas câmeras fotográficas.

Mas por incrível que pareça, fizemos muito poucas fotos com as câmeras digitais. Não sei o motivo ao certo, mas estava fotografando mais com minhas analógicas e quando percebi, já estava com fotos únicas de uma cidade que muda a todos os dias e que é incrivelmente única!

Se quiser saber mais sobre a fotografia analógica, escrevi um post aqui sobre falando sobre fotografia com filme 35mm.

Confere abaixo Shanghai feita de filme 35mm!

Essas fotos foram feitas com diferentes câmeras e diferentes filmes 35mm, se você quiser ver meus equipamentos, nesse POST aqui eu mostro tudo, do digital ao analógico!

Uma das coisas que eu mais gostava era de fotografar pessoas. Elas são super abertas para esse tipo de registro. Mas lembre se que é muito importante pedir permissão para a pessoa. Já falei disso aqui

Shanghai, não para de crescer, então é muito comum ver trabalhadores em obras! Nos últimos 25 anos o crescimento foi tão acelerado que ela virou uma selva de pedras. Mostro isso no Projeto Shanghai Concrete Jungle. 

Quando eu vi a 3ª foto da esquerda para direita, pensei: "essa é uma das cervejas que eu mais bebo, será que é cerveja mesmo?" hehehehehe, na China tudo é possível ser alterado!

É importante sempre estarmos atentos a luz no momento que formos fotografar com filme analógico. Não podemos pensar que fotografar com filme 35mm é o mesmo do que fotografar com digital. Conhecer a luz e fotometria de forma correta é fundamental, pois não existe tratamento de imagem depois de revelado.