Equipamentos Fotográficos que Levo em Viagens - ANO 2

Translate here!

Texto e Fotos: Eduardo Viero

No começo da viagem escrevi um post sobre os Equipamentos Fotográficos que carregava comigo e um outro post explicando quais as lentes que uso quando estou viajando. Depois de 2 anos viajando, os trabalhos foram aparecendo e o equipamento foi sendo atualizado, por isso fiz esse novo post para mostrar os equipamentos fotográficos que carrego hoje. Então vamos lá...

 

CANON 5DMK III

A escolha da 5DMK III foi por ela ser uma câmera Full Frame e por ser uma câmera profissional, ela é forte e confiável. Isso é algo muito importante quando se está viajando e trabalhando. Muitas pessoas me perguntam o por quê que fotografo com Canon, e a minha resposta é simples: Gosto muito das cores que ela dá para minhas fotos e principalmente pela cor da pele nas pessoas. E sem falar na ergonomia!

canon 5dmkiii equipamento de fotografia de viagem

 

LENTES

35MM F/1.4, 17-40MM F/4 E 70-200MM F/2.8

Escolhi essas lentes porque elas abrangem a minha visão da forma que eu preciso. A 35mm 1.4 é usada em 90% das minhas fotos, pois é uma lente fixa e que serve para fazer retratos e fotografia de rua. Já a 17-40mm F/4, porque é uma grande angular e serve para fazer fotos de paisagens e interiores. E por último, a 70-200mm F/2.8 por ser uma tele objetiva, e como não fotografo vida selvagem e nem esportes, 200mm para mim é o suficiente, com ela faço muita paisagem e detalhes.

Claro que alguns fotógrafos diriam que existem outras lentes que seriam ideais para viagem e eu sei disso, mas essas são as minhas lentes e escolhi dentro das opções que eu tinha. Se quiser mais informações sobre a minha decisão de escolha dessas lentes, veja nesse post mais detalhes.

 

HDs Lacie

Nessa viagem estou usando 4 HD: 2 de 1TB (Lacie Rugged) e 2 de 2TB (Lacie Porsche Design). Escolhi Lacie simplesmente por ser um dos mais confiáveis, pois quando se trata de trabalho, toda segurança é importante. Resumindo, uso porque é da Lacie.

 

 

MACBOOK AIR 13"

A escolha pelo Macbook Air 13” foi por causa do peso e pelo tempo de duração da bateria. O Macbook Air supre as minhas necessidades na hora do tratamento das fotos e como não tenho um fluxo muito grande de trabalho, a velocidade desse Macbook é excelente. Tenho nele instalado apenas os programas de edição Lightroom 4 e o Photoshop CS6, que mesmo não sendo as últimas atualizações do sistema, funcionam de forma espetacular para mim.

 

CARTOES DE MEMORIA

  • 4 CF de 16GB
  • 1 CF de 32GB
  • 2 SD 32GB (backup)

Escolhi trabalhar apenas com a SanDisk todos Extreme, porque é uma marca que confio e nunca me deu problema. Os SDs de 32GB servem de backup. Como não faço vídeos profissionais, a velocidade de 120MB/s é suficiente para as fotos profissionais e video para ao blog. Se você faz videos profissionais, é melhor escolher uma cartão Extreme Pro de 160MB/s.   

 

Câmera Contax g1 com lente 45mm 2.0 - carl zeiss

A Contax G1 hoje é uma das minhas melhores câmeras. Ela é compacta e toda de metal, é super resistente e o principal dela é a lente 45 2.0 Carl Zeiss. A Contax G1 não é digital, ela é de Filme 35mm. Embora seja uma câmera antiga, ela carrega muita tecnologia, como por exemplo ser uma mirrorless, assim como a Laica M6. Sem dúvida uma das melhores câmeras! Já escrevi um post sobre como é fotografar com filme 35mm.

 

Canon EOS 500 (Filme 35mm)

Quem olha pra ela não da nada, uma câmera que custa em torno de R$100 reais não pode ser boa não é? (P.S: R$ 100 reais sim) Eai que ta, câmeras de filme não precisam ser as mais caras para serem as melhores. O importante nas câmeras analógicas está nas lentes e nos filmes que você usa. Outra vantagem dessa câmera é que embora ela seja antiga, a EOS 500 aceita as minhas lentes digitais e é por isso que uso ela.

 

OLYMPUS  Μ [MJU :] - II 35MM 2.8

Às vezes não estou a fim de carregar o equipamento, então como essa câmera é pequena e não chama tanta atenção, ela é perfeita, além de ter um resultado fantástico e profissional nas fotos. Observo que quando fotografo pessoas com uma câmera pequena, como essa, elas se sentem mais confortáveis em serem fotografadas.

 

Polaroid 100

Essa é um dos ícones que temos. Ter a experiência de fotografar com essa câmera é único! Toda vez que pego ela para fotografar fico nervoso. Fazer uma foto com a Polaroid 100 não é apenas apertar o botão e pronto, pois existe um processo que é fantástico, em que você entende o porque de tudo que hoje fazemos na fotografia. No post Polaroid 100 uma nova forma de ver a fotografia eu contei mais sobre como é usar ela. Uso ela em apenas ocasiões especiais ou para fotografar lugares únicos, até porque os filmes dela são bem caros e agora a Fujifilm parou de fabrica-los. :( 

 

iPhone 6S

E por último fica o iPhone 6s. Esse smartphone entra nos meus equipamentos de viagens e é indispensável, não apenas pelas fotos que ele faz mais sim por toda sua funcionalidade e facilidades que ele me proporciona. Acredite, isso faz uma diferença enorme no contexto geral.

Já ouvi muitos fotógrafos profissionais dizerem que quando viajam, levam apenas uma câmera pequena tipo point-in-shot ou seu smartphone, pois não querem carregar muito peso e que quando viajam estão de férias e não trabalhando. De qualquer forma, acredito que não exista o certo ou errado, você deve fazer a escolha de acordo com suas necessidades, sejam elas profissionais ou pessoais. No meu caso são ambas, sei que são muitos equipamentos e pesados, mas eu não me importo, porque eles fazem parte da minha vida e sempre vou carregar comigo para onde for.

OBS: Todas as fotos feitas dos equipamentos foram feitas com o iPhone 6S e editadas no app VSCOcam. Nesse link eu explico como edito minhas fotos com VSCOcam! 

 

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS