Como Visitar o Glacial Perito Moreno, Patagônia Argentina

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

O Glacial Perito Moreno é uma das maiores geleiras da patagônia argentina e também uma das maiores áreas de gelo do planeta, perdendo apenas para a Antártica e o Polo Norte. Não é a toa que visitar essa geleira seja algo tão emocionante, indescritível e não tem fotos que consigam representar a grandiosidade desse lugar. 

Nós visitamos o Perito Moreno que fica no Parque Nacional Los Glaciales em El Calafate e podemos dizer que vale cada centavo. É caro para quem está viajando barato, mas é uma experiência que só se vive uma vez na vida.

PARQUE NACIONAL LOS GLACIALES

O Parque Nacional Los Glaciales é um dos maiores parques nacionais da Argentina. Quase a metade dos seus 13mil km² é coberta por geleiras. Ele se divide em três áreas: 1. sul, onde está o Glacial Perito Moreno e de onde se tem acesso a El Calafate. 2. Centro, onde está o Glacial Upsala e que fica entre os Lagos Argentino e Viedma. 3. Norte, onde está o Cerro Fitz Roy e que tem os melhores trekkings da região. 

O GLACIAL PERITO MORENO

O Glaciar Perito Moreno é uma das paisagens mais bonitas e emblemáticas da Patagônia. Sua imensa superfície de 60m de altura e 5km de comprimento se divide da Argentina para o Chile numa paisagem inigualável. É tão impressionante que se tornou patrimônio da humanidade pela Unesco.

O Perito Moreno é a única geleira que está sempre crescendo, ao contrário das demais que estão sofrendo com o aquecimento global e derretendo. Isso porque existe uma fenômeno interessante que acontece. No “fundo” da geleira, existe uma zona de acumulação, onde neva quase que o tempo todo. A neve vai sendo compactada pelo próprio peso e depois de uns 15 anos de compressão, ela se transforma em gelo glacial. Depois de todo esse processo, chega um momento em que as geleiras transbordam e  começam a deslizar. Para ajudar nesse empurra-empurra de gelo, ainda tem um rio que corre por debaixo dela. 

Quando o gelo chega na ponta, aquele paredão que podemos ver do Perito Moreno, ele se parte num estrondo ensurdecedor e longo, cai na água e alimenta os lagos que ali estão. É um ciclo dinâmico que se repete continuamente. Diariamente o centro do Perito Moreno se desloca quase 2m e suas laterais 40cm.

Além disso, tem a cor azul do Perito Moreno, uma cor difícil de descrever, mas bem simples de explicar em termos práticos. Funciona assim: o gelo é compactado sem o acumulo de bolhas de ar, e a luz branca que penetra não absorve por completo a cor azul, que bate no fundo da geleira e volta. 

COMO CHEGAR NO PERITO MORENO

O Perito Moreno fica a 80km de El Calafate por uma estrada quase reta em meio o estepe que vai se transformando em bosques patagônicos caracterizados pelas árvores baixinhas, como as lengas e ñires, e suas flores de cores intensas. Chegando no Parque Los Glaciales, a estrada já fica bem diferente, repleta de curvas que vão descendo rumo ao magnífico Perito Moreno. Na verdade, o Perito Moreno e magnifico de qualquer ângulo! 

1. CARRO

A partir de El Calafate, a viagem pela RP11 dura mais ou menos 1h. Dentro do parque, aproveite e pare no primeiro estacionamento, no Canal de los Témpanos, e depois siga até o próximo estacionamento no topo das plataformas. 

2. ÔNIBUS

Tem um ônibus que sai da rodoviária de El Calafate pela companhia Taqsa às 9h e volta às 17:30 por 300 pesos argentinos (ago/18). 

3. VAN (TRANSFER)

Você pode agendar uma van que vai buscar no hostel / hotel e depois buscar no Parque para fazer o caminho de volta. Agende a van no seu hostel / hostel ou qualquer agência de El Calafate. A van é coletiva, portanto mais barata. 

4. EXCURSÃO

Existe a opção de fazer todo o passeio guiado pelas plataformas com guia bilíngue pelas. A agência busca e devolve no hotel/ hostel e o guia acompanha desde a saída de El Calafate. Essa opção e interessante para quer entender e explorar melhor o Perito Moreno. Na agência Brasileiros em Ushuaia você agenda e paga em reais e eles falam português. Nessa opção você ainda pode fazer o Mini Trekking ou o Big Ice (veja abaixo). 

COMO VISITAR O GLACIAL PERITO MORENO

Visitar o Perito Moreno é bem fácil tanto para os aventureiros, os que querem apenas observar. Tudo vai depender dos seus interesses, disposição para se movimentar (sem grande esforço) e quanto está disposto a gastar. 

1. CAMINHANDO PELAS PLATAFORMAS

No parque existem plataformas com 4 circuitos que somam 4,7 km de comprimento. A mais complexa (com mais escadas), leva até a frente do Perito Moreno. A mais longa leva até o Canal de los Témpanos (Canal de Icebergs), a que fizemos. A vantagem desse caminho é sempre ladear o Perito Moreno, sempre vendo ele o caminho todo. 

Enquanto andávamos pela plataforma, escutamos um barulho muito forte, como um trovão quase ensurdecedor. Um barulho muito alto e longo. Nesse momento olhamos para o lado abismados em presenciar o gelo se rompendo e caindo no lago. Não apenas nós, mas também todos que estavam na plataforma pararam. Foram segundos de contemplação e barulho, seguidos de ondas imensas que fizeram o barco, tão pequeno diante da geleira, recuar rapidamente e balançar muito a cada nova onda no lago azul turquesa. Até hoje me arrepio pensando naquela imagem. 

Se você quiser conhecer o Perito Moreno com um guia, a agência Brasileiros em Ushuaia oferece esse serviço de guia com transfer. O pagamento é em reais, parcela em até 12x e fala português. 

2. FAZENDO MINI TREKKING

O Mini Trekking no Perito Moreno é sem dúvida um experiência que vale a pena. O ponto de encontro fica no Porto Bajo de las Sombras, a aproximadamente 6km das plataformas da geleira. Dali o grupo embarca para cruzar o lago Brazo Rico, uma navegação de uns 20 minutos. Dali começa uma caminhada de mais 20 minutos pela beira do lago que levará a até o ponto de colocar os grampões, dar as instruções de como andar no gelo e dividir os grupos em até 20 pessoas. 

O trajeto todo dura aproximadamente 2horas. Nesse caminho o que se vê são fendas, sumidouros,  lagoas azuis e rachaduras profundas. A caminhada tem nível moderado, pois o gelo é irregular, apesar de firme e seguro. Mas na verdade é bem tranquilo. Finalizado o trekking, o grupo retorna e chega até os miradores das plataformas de frente para o Perito Moreno. A idade permitida é entre 10 e 65 anos. As companhias mais tradicionais que oferecem o mini trekking são a Hielo Y Aventura e a Brasileiros em Ushuaia (que paga em reais).

perito moreno patagonia argentina 8.jpg

3. FAZENDO O TREKKING BIG ICE

O trekking Big Ice é bem semelhante ao mini trekking, mas exige bem mais fisicamente. Por isso o condicionamento físico aqui é essencial. São 3:30h caminhando indo até o centro da geleira. Nesse tempo há uma pausa para o lanche, por isso não esqueça de levar o seu. A idade permitida é entre 18 e 50 anos. A companhia que oferece esse tour é a Hielo y Aventura.

4. SAFARI NÁUTICO

O Safari Náutico é um passeio de barco pelo lago Brazo Rico com embarque no porto Bajo de Las Sombras. Durante o passeio é possível ver os blocos de gelo boiado, e quanto mais o barco se aproxima do Perito Moreno, mais forte fica o vento. Mas a emoção maior é chegar pertinho do Perito Moreno, daquele paredão de 70m que mal se tem noção do tamanho. É muito grande, muito impressionante, quase inacreditável. E o barco fica um tempo ali, cara a cara com a geleira para a apreciação de todos. Nós pegamos o barco na hora, mas a agência Brasileiros no Ushuaia oferece essa opção como um adicional no tour pelas passarelas. 

perito moreno patagonia argentina 47.jpg

QUANTO CUSTA VISITAR O PERITO MORENO

A entrada no Parque Nacional Los Galciares custa 600 pesos argentinos (ago/18). Pagamento em dinheiro e precisa mostrar um documento de identificação (RG ou passaporte). 

Além disso tem o custo do transporte até o parque. O ônibus que sai da rodoviária custa 300 pesos argentinos (ago/18), o tour com guia e transfer custa 355 reais (Brasileiros em Ushuaia, paga em reais, parcela até 12x). Já o Mini Trekking custa 950 reais (Brasileiros em Ushuaia, paga em reais, parcela até 12x) e 4400 pesos argentinos (Hielo y Aventura).

DICAS GERAIS

  • Use El Calafate como base, pois é o lugar mais próximo e fácil de chegar. 
  • Se tiver com a viagem toda agendada certinha, sugiro já reservar o seu tour com o Brasileiros no Ushuaia, para poder pagar em reais (e parcelar, se for o caso). Assim já economiza no câmbio. 
  • Se tiver tempo para escolher quando ir, confira a previsão do tempo antes de agendar a ida. 
  • A alta temporada vai de novembro até fevereiro. 
  • Tem um restaurante e banheiros limpos em frente as plataformas, atrás da parada do ônibus. 
  • Leve na mochila óculos de sol, protetor solar, botas de trekking impermeáveis e casaco corta vento. 
  • Algumas sugestões de hospedagem em El Calafate são: America del Sur Calafate Hostel, Folk Hostel e para uma experiência mais aconchegante, Linda Vista Apart Hotel. Veja mais opções aqui

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DA ARGENTINA

PIN IT :) 

 

Como Visitar Perito Moreno, Patagônia Argentina

 

JÁ CONHECE O NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS