O Que Você Precisa Saber Sobre o Ushuaia

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

 O Ushuaia é a cidade mais meridional da Argentina, e ainda é carinhosamente conhecida como “fim do mundo”. Sendo o Fim do Mundo, o Ushuaia atrai viajantes do mundo inteiro. Mas antes que você pense que é um lugar inóspito, saiba que a cidade é muito bonita, e que numa caminhada se pode comtemplar o Canal Beagle com montanhas de picos nevados ao fundo. Nos arredores o que não faltam são geleiras, rios, lagos, bosques e várias baias. E o se o seu sonho é conhecer a Antártica, é do Ushuaia que saem as expedições. 

Canal Beagle

A cidade é composta por poucas ruas e muitas ladeiras com escadarias. A principal avenida é a San Martin, onde se localiza a maior parte das lojas, restaurantes, bares e agencias de viagem. Paralela, encontra-se a avenida Maipu, também conhecida como Costanera. Essas são também as melhores ruas para fazer câmbio

A Maipu e San Martin são as ruas mais baixas e muito fáceis de circular a pé. Na verdade a cidade toda é pequena, e não fosse as íngremes subidas para as ruas mais altas, seria tudo perfeito. Já para as atrações, existem taxis, remis, vans e ônibus, cuja maioria saem do Muelle Turistico, Av Maipu esquina Calle 25 de Mayo.

Ushuaia

ONDE FICAR NO USHUAIA

As mesmas ruas também serem de referência na hora de escolher onde ficar. E tem opções para todos os gostos e bolsos, mas a dica é sempre reservar com antecedência. 

Tente ficar o mais próximo possível da Secretaria de Turismo do Ushuaia na Avenida Maipu, porque a cidade é pequena, mas é toda na montanha, ou seja, cheia de subidas. 

QUANDO IR PARA O USHUAIA

Qualquer época é boa para conhecer o Ushuaia, vai depender apenas dos seus interesses. No verão a temperatura fica entre 11 e 21 graus, com vento frio. Já no inverno fica entre 0 e -20. No outono e primavera o tempo muda constantemente, às vezes drasticamente. E durante o ano todo venta muito, e o vento é frequentemente o principal motivo para cancelamento de tour. Eu particularmente gosto da primavera, quando ainda tem neve, mas o dia já está mais longo.  

O QUE LEVAR NA MALA

A cidade é duty free, então se faltar algo, não é difícil de achar. Leve na mala do Ushuaia botas de trekking impermeável, casaco quente impermeável, óculos de sol, protetor solar, hidratante labial, casaco corta vento e roupas termoskin. 

COMO IR PARA O USHUAIA

AVIÃO: O Aeroporto Internacional Malvinas Argentinas fica a cerca de 4km ao sul do Ushuaia. Ha voos provenientes de Rio Gallegos, Buenos aires, El Calafate e Trelew. 

ÔNIBUS: O Ushuaia não tem rodoviária: os ônibus param em frente aos escritórios dos companhias, todos no centro. Onibus entre Ushuaia e Rio Gallegos levam de 11jh a 13h. Punta Arenas no Chile são 12h. Os hosrios podem sofrer alterações em virtude de eventual atraso da balsa que faz a travessia do Estreito de Magalhaes, ou mesmo devido nos aos controles de imigração entre as fronteiras, que é realizado duas vezes para quem vem do norte da Argentina. Para outros destinos, deve-se fazer conexão em Rio Gallegos. 

O QUE FAZER NO USHUAIA

Ushuaia é uma cidade cara, mesmo sendo duty free. Portanto pesquise bem os valores antes de ir para não se surpreender. Se você não quer depender da variação cambial, eu recomendo fortemente agendar os passeios previamente pela agência Brasileiros em Ushuaia, onde você paga em reais do Brasil mesmo, pode parcelar e o pessoal lá fala português. Os valores entre agências não varia muito, então não se preocupe. 

  • GLACIAL MARTIAL

O Glaciar Martial é uma popular montanha coberta por uma grossa camada de gelo nos meses de inverno que em dias de tempo bom, proporciona um vista incrível do Ushuaia e Canal Beagle. Você pode subir de teleférico ou ainda se aventurar fazendo trekking. Leia mais Conhecendo o Glacial Martial no Ushuaia

  • CANAL BEAGLE

Existem passeios imperdíveis no Ushuaia e um deles é a navegação pelo Canal Beagle. Além de visitar o Farol do Fim do Mundo, o barco se aproxima e às vezes até para em algumas ilhas. Leia maisComo é a Navegação pelo Canal Beagle no Ushuaia

Parque Nacional Tierra del Fuego

  • PARQUE NACIONAL TIERRA DEL FUEGO

O Parque Nacional Tierra del Fuego é uma mistura única de paisagens da Patagônia. Dentro do parque, você encontrará cadeias montanhosas, vales profundos repletos de lagos e rios gelados, costas pitorescas e florestas cativantes.  Leia também Trilha no Parque Nacional Tierra del Fuego, Ushuaia

  • CARIMBO DO FIM DO MUNDO

Não basta ir no Fim do Mundo, tem que carimbar o passaporte. Basta ir no Centro de Informações Turísticas onde existem algumas opções de carimbo, e você não precisa pagar nada.

  • TREM DO FIM DO MUNDO

O Trem do Fim do Mundo na verdade é uma maria-fumaça que conta um pouco da história de Ushuaia. É feita uma parada na Estação Macarena, onde é possível aprender um pouco da história da tribo indígena Yamana, que deu origem a Ushuaia. 

E tem muito mais para fazer no Ushuaia, inclusive esquiar. Eu recomendo ficar 4 dias na cidade para conseguir fazer tudo com calma e ainda aproveitar o clima. E do Ushuaia, a próxima parada pode ser El Calafate para conhecer o Perito Moreno. Leia O Que Fazer El Calafate: Atrações, Roteiro e Dicas e também Como Visitar o Glacial Perito Moreno, Patagônia Argentina. Mas se você estiver no sentido contrário, a melhor opção é Puerto Madryn e a Peninsula Valdês. Leia Como Visitar a Península Valdés e Ver Baleias

Glacial Martial

 FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DA ARGENTINA

Ficou com dúvida? Escreve aqui nos comentários!


PIn it :)

 

O Que Você Precisa Saber Sobre o Ushuaia

 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK? SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS E @EDUVIERO

VEJA MAIS