Como é Punta Del Diablo no Uruguai

Translate here!

Texto e Fotos: MONICA MORAS 

Se você procura um lugar que combina tranquilidade de dia com agitação a noite num clima de praia roots, então Punta del Diablo é para você! Punta del Diablo no Uruguai fica a menos de 50 km do Chuí e atrai mochileiros de todos os cantos do mundo. São rua de chão batido, praias de areia e pedras com ondas, cabanas coloridas de madeiras, restaurantes sofisticados e muitos a preços populares, e ser der sorte, ainda dá pra ver um leão marinho de passagem.

De dia o pessoal dorme até tarde e quando acorda escolhe uma das 3 praias para aproveitar o dia: Playa del Rivero, Playa de los Pescadores (a mais movimentada) e Playa de la Viuda. Mas não se engane, pois a água é fria, venta muito, bem diferente do padrão tropical brasileiro. Bom para quem gosta de praticar surf. E se o dia não tá para praia, não tem problema, pois existem feirinhas de artesanato.

Quando o dia vai caindo, todo mundo se prepara para a noite. E não é à toa que Punta del Diablo é conhecida como a melhor praia da pra aproveitar a noite. São muitas as opções! No Uruguai , assim como na Argentina, é muito comum o pessoal se encontrar num bar para conversar, beber e mais tarde, tipo no meio da madrugada, ir para as festas que lá eles chama de boliches. Na alta temporada o clima de animação é ainda maior, nem parece o mesmo lugar.

Dizem que Punta del Diablo é o oposto de Punta del Este, e eu concordo, menos pelos valores são iguais e caros nas duas Pontas. 

 

Onde ficar e Quanto Tempo

A estrutura toda de Punta del Diablo varia entre muito bom e bem simples, às vezes até parece meio desleixada. Os preços não são nada atrativos e uma cama em hostel varia de 16 a 20 dolares. Nós ficamos no Hostal del Diablo, uma casa colonial com uma estrutura muito boa, muito bem localizado, café da manhã completo incluído e piscina. Se você reservar a sua hospedagem através deste link, você ajuda o blog. Nós passamos 1 noite e 1 dia, mas poderia ter sido apenas um day trip. 

 

Estrutura e Dinheiro

Não tem ATM (caixa eletrônico) em Punta del Diablo, por isso venha preparado com pesos uruguaios. Apesar das ruas de chão batido, Punta del Diablo tem uma estrutura completa com mercados que não fecham ao meio dia, fruteiras, restaurantes, pubs, boates, hostel, hotel, camping e até uma van que leva e traz o pessoal da rodoviária. O Uruguai trabalha com dólar e pesos uruguaios. Mas eu recomendo levar apenas pesos uruguaios para lá, pois a cotação em alguns lugares pode ser bem ruim e alguns restaurantes não aceitam cartão. Quando os restaurantes aceitam cartão, muitos dão desconto entre 18% e 25% na conta pelo tax free.

 

Clima e Temporada

A alta temporada acontece em janeiro, mas durante o verão todo a praia fica bem disputada e. os preços tendem a ser mais altos. Fomos no final de janeiro e não tivemos problema de achar onde ficar. Venta muito e quando fomos o dia estava nublado e chuvoso. Mais parecia outono do que verão, por isso leve um casaco.

 

Como Chegar

  • CARRO: Punta del Diablo fica a menos de 50km do Chuí e 290 km de Montevideu, ambos pela Ruta 9. Recomendo usar o aplicativo Maps.me para acompanhar off-line a rota. Não esqueça de fazer o Seguro Carta Verde se você for entrar de carro no Uruguai.
  • ONIBUS: As companhias COT e Rutas del Sol tem diversas opções de horários e itinerários que variam conforme a estação do ano. O centrinho fica a 2km de distância, mas existe uma van que cobra 30 pesos uruguaios. Fomos de van, voltamos a pé.

 

Vai Para Onde

Opções de ônibus é o que não faltam, principalmente para day trip.

  • FORTALEZA DE SANTA TEREZA fica a 10km com ônibus frequentes que deixam na entrada do Parque Santa Tereza e você precisa caminhar até lá. Muita gente pede carona nesse trajeto. Nós não fomos na Fortaleza de Santa Tereza, ou Forte Santa Tereza, pois estava chovendo muito. Mas é o lugar favorito de muita gente para passa o Carnaval e a Páscoa. Fica há apenas 20 minutos de ônibus  de Punta Del Diablo e a entrada custa 20 pesos uruguaios. Se você pretende passar a noite por lá, seja em cabana ou camping, veja aqui todas as informações de como chegar, estrutura e valores.
  • CABO POLONIO fica a 60km com ônibus não tão frequentes, mas que dá para fazer um day trip bem tranquilo.
  • LA PALOMA e LA PEDRERA ficam a 105km com ônibus frequentes. Dá para fazer bate e volta se sair bem cedo.
  • PUNTA DEL ESTE fica a 180km e só tem 2 saídas diárias, uma muito cedo e outra no meio da tarde. Essa passagem só pode ser paga em dinheiro.
  • MONTEVIDEU fica a 290km e tem ônibus frequentes que vão para lá. 

Veja também GUIA PARA VIAJAR PELO URUGUAI: DICAS E ROTEIROS

 

Jâ conhece nosso Facebook?

 

VEJA MAIS