Montevidéu, Um Roteiro Charmoso Pela Capital do Uruguai

Translate here!

Texto: MONICA MORAS   Fotos: EDUARDO VIERO

Antes de chegar em Montevidéu eu imagina uma cidade grande, barulhenta, com pessoas apressadas e muito movimento. Errei feio! Montevidéu nem parece uma capital de país. Na verdade é a mais jovem das capitais da América do Sul. Tem ares de interior, algumas ruas ficam completamente vazias, depois do horário de expediente e nem mesmo a Cidade Velha é tão movimentada assim.

O movimento mesmo só no final de tarde na Rambla, a beira mar uruguaia. Tem praia limpa, gente bonita, animada, praticando esportes, bebendo um mate e jogando conversa fora. Quase metade da população do Uruguai vive em Montevideu e eles têm um estilo de vida de dar inveja.

No total passamos 3 dias em Montevidéu e exploramos bastante o bairro Reus, onde era o nosso Airbnb. Foi ótimo, pois ficamos relativamente fora da região bem turística e tivemos uma experiência mais local. Inclusive foi lá que descobrimos que a capital Uruguai foi eleita a capital ibero-americana da cultura, pois oferece as mais variadas atrações e atividades artísticas.

Mas sinceramente e sem desmerecer esse lugar tão lindo, se você está com o tempo apertado, em 1 dia dá para conhecer tudinho! Tem que acordar bem cedo e se preparar para andar o dia todo.

Leia também:

Você pode começar andando pelo Bairro Reus, especialmente na rua Emílio Reus que é a mais charmosa da cidade, e então visitar o Mercado Agrícola. Dali é fácil pegar um ônibus até a Cidade Velha e começar a andar a partir da Puerta de La Ciudadela para ver a estátua do General Artigas, o Teatro Solis, a Catedral Metropolitana, o Café Brasileiro que é um dos mais antigos da cidade e continuar andando por ruas charmosas até chegar no Mercado del Puerto que todo dedicado a restaurantes. Mas é caro! Por isso quando bater a fome, procure um mercado. Eles tem várias opções de comidas prontas do dia pela metade do preço de um restaurante e muitas vezes ainda vem quentinha.

Do Mercado do Porto fica fácil pegar um ônibus que leve até a praia de Pocitos e descer no último ponto da praia, pertinho de onde fica o letreiro escrito Montevideo. Nos finais de tarde de verão a Rambla (beira mar) fica tomada por pessoas praticando esportes, conversando e bebendo um mate.

Se for passar um domingo na cidade, não perca o incrível mercado de domingo Tristan Narvaja Street Market. Tem artesanato, produtos locais, produtos antigo, livros e até frutas! Tudo que faz um mercado de rua ser especial!

Recomendo usar o mapa off-line do aplicativo Maps.me para pinar os lugares. É fácil traçar rotas com ele e acompanhar trajetos, tudo sem usar wifi ou dados.

ONDE FICAR E QUANTO TEMPO

Nós pegamos Airbnb no Bairro Reus e outro próximo da rodoviária, ambos quarto privado por 20 dolares. Com esse link você ganha 30 dolares na sua primeira hospedagem Airbnb. Confira aqui a lista de opções de hospedagem além do Airbnb.

ESTRUTURA E DINHEIRO

Montevideu é uma capital que tem tudo. E tudo é fácil! Só tem uma coisa difícil: tudo fecha muito cedo, principalmente longe do centro. Por isso se programe com antecedência se quiser cozinhar ou comprar um vinho que é muito barato, por sinal.

CLIMA E TEMPORADA

A alta temporada acontece em janeiro e o clima é ameno no verão, com temperaturas que variam de 18ºC a 30ºC, mas que venta muito. Então é melhor sempre levar um casaco. 

COMO CHEGAR

  • CARRO: Punta del Este fica a 130km pela Rambla, La Paloma fica a 230km pela Ruta 9, Colônia do Sacramento fica a 180km pela Ruta 1 e o Chui fica a 330km pela Ruta 9. Recomendo usar o app Maps.me parar acompanhar a rota off-line. Não esqueça o Seguro Carta Verde se entrar no Uruguai de carro. Tenha pesos uruguaios para os pedágios.
  • ONIBUS: Todos os ônibus passam por Montevideu e param no Terminal Tres Cruces. As companhias de ônibus que fazem os trajetos para as praias e para Colônia são COT e Rutas del Sol e os horários variam conforme a temporada do ano. Saindo de Porto Alegre, você vai de ônibus até o Chuí do Brasil e atravessa a fronteira para Chuy do Uruguai e lá pega o ônibus para o destino uruguaio se você quiser ir para as praias de Rocha (Punta del Diablo, La Pedrera, La Paloma). Se preferir ir direto para Montevidéu ou Punta del Este, tem um serviço de ônibus direto de Porto Alegre. 

 VAI PARA ONDE

  • COLÔNIA DO SACRAMENTO fica a 180km com ônibus frequente. Dá para fazer day trip se sair bem cedo.
  • PUNTA DEL ESTE fica a 130km com ônibus frequentes. Dá para fazer day trip se sair bem cedo.
  • BUENOS AIRES fica a 1h de ferry com poucos horários. 
  • LA PALOMA fica a 230km de ônibus com saídas frequentes. 

Veja também o GUIA PARA VIAJAR PELO URUGUAI: DICAS E ROTEIROS

Montevideo 2017-177.jpg

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS