Verão em La Paloma no Uruguai

Texto: MONICA MORAS   Fotos: EDUARDO VIERO

La Paloma é uma das praias queridinhas do Uruguai. É tranquila, mesmo na alta temporada ela permanece semi-deserta, tem uma boa estrutura, fica pertinho do Brasil e de Montevideu e está longe de ser tão badalada e chique como Punta del Este. É perfeita para relaxar! Também serve como base para visitar La Pedrera, Cabo Polônio e Punta del Diablo.

Nossa passagem por La Paloma foi rápida, mas bastante agradável. Apesar do vento forte, o visual e água do mar compensaram bastante. O por do sol também foi espetacular, diga-se de passagem. Só perdemos de subir no farol por 25 pesos, pois nunca estávamos "disponíveis" no horário que ele estava aberto. Fizemos desse charmoso balneário nossa base para conhecer La Pedrera que fica apenas a 10km de distância. E já na chegada nos avisaram: o dia em La Paloma, a noite em La Pedrera. Isso porque La Paloma é mais família e La Pedrera tem um clima mais roots.

La Paloma é pequena e bem organizada. Tem um centrinho, que na verdade é uma rua só, mas muito bonita e limpa. Tem uma estrutura boa de restaurantes, lojinhas, mercado, opções de hospedagem que vão de hotéis caros até camping. Só achamos os preços da comidas bem salgados. Uma milanesa ou chivito é quase o dobro de Montevideu ou Punta del Este. Ônibus passando por ali é o que não faltam! 

 

Onde Ficar e Quanto Tempo

La Paloma é pequena e qualquer localização é boa. Nós ficamos no Hostel La Cruz del Sur num quarto com 8 camas, mas que só tinha nós 2, e com banheiro privado e sem ar condicionado, que na verdade nem era necessário. Nesse link você confere as opções de hospedagem e ainda ajuda o blog. Nós passamos 2 dias e 1 noite, porque fizemos La Paloma como base para visitar La Pedrera e sair para Cabo Polônio.

Estrutura e Dinheiro

La Paloma é pequena e bem organizada. Ao longo da rua principal que é o centrinho, estão os restaurantes, bares, mercadinhos e lojas de artesanato. A maioria dos lugares aceita cartão, nos restaurantes tem 18% de desconto se pagar com cartão, e é melhor levar pesos uruguaios.

Clima e Temporada

A alta temporada acontece em janeiro, especialmente no Ano Novo e depois no Carnaval, mas durante o verão todo a praia fica bem disputada, os preços tendem a ser mais altos. Venta muito em La Paloma, por isso leve um casaco para noite.

Como Chegar

  • CARRO: La Pedrera fica a 10km de La Paloma pela Ruta 10, 115k de Punta del Diablo pela Ruta 9 e 10, 150km do Chuí pela Ruta 9 e 230km de Montevideu pela Ruta 9. Recomendo usar o app Maps.me para acompanhar off-line a rota. Não esqueça de fazer o Seguro Carta verde se entrar no Uruguai de carro.
  • ÔNIBUS: As companhias COT e Rutas del Sol tem diversas opções de horários e itinerários que variam conforme a estação do ano. Mas se você está hospedado em La Pedrera, existe um micro ônibus que faz o trajeto a cada 40 minutos por 20 pesos uruguaios.
  • BICICLETA: se você estiver hospedado em La Pedrera, é possível alugar uma bicicleta e pedalar os 10km quase todos com vista para o mar.

Vai Para Onde

  • LA PEDRERA fica a a 10km com ônibus frequentes. Dá para fazer bate e volta.
  • CABO POLÔNIO fica a 50km com ônibus não tão frequentes, mas que dá para fazer um day trip bem tranquilo.
  • PUNTA DEL DIABLO fica a 115km com ônibus nem tão frequentes, mas se sair cedinho, dá para fazer day trip.
  • MONTEVIDEU fica a 230km e tem ônibus frequentes que vão para lá.
  • CHUI fica a 150km com ônibus frequentes. 

Veja também GUIA PARA VIAJAR PELO URUGUAI: DICAS E ROTEIROS

 

Já conhece nosso Facebook

VEJA MAIS