Viajar para Uruguai: 12 Coisas para Saber Antes de ir

Escrito em Setembro/2018 | Atualizado em 20/09/2021

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Antes de viajar para o Uruguai é melhor saber algumas informações úteis que vão te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Dicas que vão desde quando ir, que moeda levar, opções de economia, como montar um roteiro que faça sentido e tantas outras dúvidas que surgem quando a gente começa a planejar a viagem.

Casa Pueblo

Lá no Guia Para Viajar Pelo Uruguai: Dicas e Roteiros já dei várias dicas, mas agora é hora de aprofundar o assunto e ajudar a viajar para o Uruguai sem estresse.

VIAJAR PARA O URUGUAI: DICAS

1. DÁ PARA VIAJAR PARA O URUGUAI APENAS COM RG

Não precisa ter passaporte para viajar para o Uruguai, basta o RG. Não vale CNH (carteira de habilitação), tem que ser o RG mesmo. Mas fique ligado, porque ele precisa estar em bom estado de conservação e não ter mais de 10 anos da data de emissão. Vale para fronteira por terra, ar e mar.

Se você for entrar por terra, não esqueça de fazer os trâmites de imigração na Aduana (alfândega) , preenchendo o Arrival Card (aquele papel de entrada no país). Faça isso na entrada e na saída.

Se você esquecer de fazer na saída, a sua próxima entrada deverá ser obrigatoriamente com o mesmo documento de entrada da outra vez. Por exemplo, se você entrou em 2018 com RG e não deu saída, então para entrar em 2020, deverá usar o RG. Não dar entrada pode te dar problemas nas barreiras policiais da estrada e te impedir de fazer bate-e-volta para para Buenos Aires, por exemplo.

2. DÁ PARA LEVAR REAIS

Dá sim para levar apenas reais para o Uruguai. Mas se tiver dólar, vai ser melhor. Alguns lugares aceitam reais na hora do pagamento, principalmente nas cidades maiores. Mas ainda assim é melhor pagar tudo em pesos Uruguaios, principalmente se você vai dirigir pelo país. Você faz câmbio lá mesmo quando chegar no Uruguai.

Dicas práticas do dinheiro no Uruguai:

  • Não troque dinheiro no aeroporto, porque lá vai sair muito caro, e também não troque tudo de uma única vez, caso seu roteiro inclua cidades maiores como Montevidéu, Colônia e Punta del Este. No aeroporto o câmbio pode custar até 20% mais caro.

  • Nem todas as cidades tem ATM (caixa eletrônico). Então se você está viajando com um cartão pré-pago, é bom se organizar.

  • Na alta temporada tudo é muito caro, mais do que no Brasil. Gastamos em média 16 dólares por cama de hostel, 3,50 dólares por refeição e mais o transporte em janeiro. Lembrando que somos de Porto Alegre. Os custos se assemelham aos de um país do Leste Europeu, para se ter uma ideia.

  • Pagar restaurante com cartão dá devolução de até 22% do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para serviços de turismo prestados a pessoas físicas. Esse valor já é automaticamente descontado na hora de passar o cartão. Na prática: Uma conta de 400,00 pesos na NF vai passar 22% mais barato na maquininha do cartão, e na fatura você verá o desconto direto de 15,62% (os 22 % menos o IOF).

  • Se comprar alguma coisa, peça o formulário de Tax Refund, pois são 14% que dá para pegar de volta na saída do país, independente se for por ar, mar ou terra. Veja mais dicas da moeda do Uruguai.

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Montevidéu

3. DÁ PARA VIAJAR PELO URUGUAI DE ÔNIBUS

Viajar pelo Uruguai de ônibus é muito fácil e barato. Nós fizemos tudo de ônibus e foi só ficar atento aos horários.

A COT e Rutas del Sol são as companhias que tem os melhores horários para viajar pelo país. O Uruguai é um país muito fácil de viajar e os preços são iguais em todas as companhias. No link das companhias dá para pesquisar horários e valores, mas a compra da passagem deve ser feita na rodoviária.

A partir de Porto Alegre: Se você quiser ir para as praias de Rocha (Punta del Diablo, La Pedrera, La Paloma), você sai de Porto Alegre de ônibus até o Chuí do Brasil,  atravessa a fronteira para Chuy do Uruguai e lá pega o ônibus para o destino uruguaio. Se preferir ir direto para Montevidéu ou Punta del Este, tem um serviço de ônibus direto de Porto Alegre, da rodoviária pela TTL. Somos gaúchos. Mas também confira os valores no site Busca Ônibus

Colônia do Sacramento

4. DÁ PARA IR PARA BUENOS AIRES RAPIDINHO

Chega a ser tentação saber que dá para ir e voltar de Colônia ou Montevidéu para Buenos Aires. Dá inclusive para ir por uma e voltar por outra. Fomos de Colônia de ferry e voltamos para Montevidéu de ferry+ônibus, porque a passagem é mais barata. Passamos o final de semana.

Fomos pela Colônia Express que sempre tem promoções se comprar lá direto no guichê, melhor do que Buquebusque também tem promoções se comprar no guichê. Para um day trip (bate-evolta), tem que comprar passagem um dia antes e sair bem cedo. Ambas desembarcam no Porto Madero, mas em pontos diferentes.  Leia: Guia de Bairros de Buenos Aires: Atrações e Onde Ficar

Colônia do Sacramento

5. DÁ PARA VIAJAR DE CARRO (ALUGADO OU O SEU)

Se você gosta de liberdade, então é melhor alugar um carro. A CNH (carteira de habilitação) brasileira é aceita, sem necessidade da carteira de habilitação internacional. Recomendo muito para quem vai ficar mais tempo em Punta del Este, já que muitas coisas são mais afastadas, como a Casa Pueblo, Piriápolis e Jose Ignácio.

Se você for entrar de carro no Uruguai, não esqueça de fazer o Seguro Carta Verde, pois é obrigatório. Fale com a sua seguradora antes, pois talvez você já tenha a Carta Verde e nem saiba. Carros alugados já vem com a Carta Verde, mas não custa perguntar antes para ter certeza. Confira valores de carros para alugar aqui.

Outra dica importante para quem viaja de carro, é saber que os pedágios aceitam apenas pesos uruguaios. Tenha sempre pesos uruguaios em dinheiro para pagar os pedágios (tem câmbio na fronteira). E faróis acesos!

La Pedrera

6. VÁ NA TEMPORADA CERTA

O Uruguai não é um país barato de viajar e nem tem verão como o Brasil. A alta temporada no Uruguai é de janeiro até o carnaval no Brasil. Nessa época os preços tendem a ser bem mais altos e as temperaturas variam entre 18ºC e 30ºC com muito vento frio (igual o nordestão do RS) e sol muito forte.

Se no verão as temperaturas são amenas com ventos que muitas vezes obrigam a usar um casaquinho, no inverno o frio é rigoroso e as praias, incluindo Punta del Este ficam praticamente cidades fantasma. Se você quer relaxar e beber um bom vinho, essa é a temporada perfeita. Colônia do Sacramento é linda também no outono com as folhas secas. Na primavera ainda venta bastante (vento frio), e no outono as temperaturas são amenas, exigindo casacos não tão pesados. Tende a chover mais no outono e primavera.

Leia todos os artigos sobre o Uruguai.

Cabo Polônio

7. DESCONECTE SE QUISER

O Uruguai é pequeno e por isso muito fácil de andar até mesmo em Montevidéu. Se você vai ficar pouco tempo e não precisa ficar conectado o tempo todo, use apenas o mapa off-line do aplicativo Maps.me para pinar os lugares e economizar o plano de dados. Todos os restaurantes tem wifi grátis.

Mas se você faz questão de ter internet, um chip custa em média 15 reais e você precisa colocar créditos a partir de 10 reais, que já é o suficiente para uma viagem curta. E no caminho é só recarregar se for necessário. A operadora mais conhecida é a Antel.

No aeroporto tem wifi, então fica fácil chamar um Uber ou o Cabify e economizar o valor do taxi, que chega a ser quase o dobro. Eles apenas vão pedir para não esperar perto dos taxis.

La Paloma

8. TOMADA E VOLTAGEM

No Uruguai a tomada é de 3 pinos grossos alinhados, diferente do novo padrão brasileiro antigo, o que não é um problema se os seus aparelhos são de dois pinos. Caso não sejam, recomendo levar um adaptador. O mesmo vale se você comprar algo no Uruguai, já compre um adaptador para as nossas tomadas brasileiras. Vende até nas lojas de lembrancinhas. A voltagem é 220v, fique atento!

9. MACONHA É LIBERADA SÓ PARA OS LOCAIS

A maconha foi legalizada no Uruguai, mas isso não significa que virou uma Amsterdã. Turistas não são autorizados a comprar, portar e nem consumir maconha no Uruguai, e se forem pegos portando, comprando ou consumindo, serão presos. Nem mesmo se comprar a erva numa farmácia, onde nesse caso até mesmo o dono do estabelecimento será preso.

Mercado del Puerto

10: PARRILLA, VINHO E ALFAJOR: GASTRONOMIA URUGUAIA

Comida sempre é um problema na viagem, porque ou é ruim ou cara. No Uruguai é cara, mas é boa demais! Só de pensar dá água na boca. A comida mais barata é a milanesa, um bife frito com um acompanhamento que geralmente é batata frita ou salada. E também tem o chivito que é parecido com um xis (do RS) ou um bauru e vale a pena sempre pegar a porção para 2 pessoas, porque sai mais barato e é muito bem servido.

Se você quer economizar, compre coisas prontas nos mercados e padarias, pois custa bem mais barato e tem a mesma qualidade. No mercado uma água de 500ml custa 1 dólar, um sanduíche de milanesa custa 3,50 dólares. Já no restaurante baratinho, daqueles bem baratinhos, uma milanesa custa 6 dólares e um chivito para 1 pessoa custa 10 dólares. Pagar restaurante com cartão dá de 22% de desconto direto na maquininha, como expliquei no tópico 2.

Mas se você quer “cair de boca”, não deixe de provar o doce de leite uruguaio (pontos pro Conaprole!), comer muitos alfajores que vendem baratinho até no “mercadinho da esquina” (o Nativo Premium é imbatível!), beber vinho local num restaurante charmosinho de Colônia e de preferência acompanhado de uma autêntica parrilla, o churrasco uruguaio. Detalhe: na parrilla não vai sal, então você precisa pedir o saleiro.

Se você gosta também de peixe, opções não faltam, principalmente no Mercado del Puerto de Montevidéu. Mas se a ideia é cozinhar, o preço do peixe fresco no mercado matinal do porto de Punta del Este é excelente para qualidade oferecida. Em Punta del Este também tem ótimas opções de paella de frutos do mar e algumas que ainda misturam frango.

E se bater a fome durante o dia, procure uma padaria ou mercadinho e pegue umas empanadas (tipo pastel assado) de presunto e queijo ou um cone de doce de leite. Além de ser barato, é fácil de achar! Vale para o pancho, um pão com salsicha no estilo hot dog americano.

Punta del Diablo

11. DÁ PARA FALAR APENAS PORTUGUÊS

O Uruguai fica tão pertinho do Brasil que lá vale mesmo é o portunhol para nós brasileiros, mesmo o idioma oficial sendo espanhol e castelhano, com muitas similaridades com a forma que se fala no RS. O sotaque deles é leve e os uruguaios se esforçam para receber bem os brasileiros. Mas a política da boa vizinhança e a educação não impedem de falar algumas palavras em espanhol, como as básicas hola, por favor e gracias.

É claro que por sermos no RS, temos essa vantagem de já conviver com o idioma castelhano, então se você vem do nordeste, por exemplo, talvez tenha um pouquinho mais de dificuldade. Gestos com as mãos e um sorriso ajudam bastante.

12. HORÁRIOS

Os uruguaios são pessoas pontuais e com tradições antigas, como a famosa sesta, o cochilo da tarde. Muitas coisas ficam fechadas entre 13h e 16h, às vezes 17h, e depois abrem até tarde. Mas se não fecham de tarde, às 18h fecharão. Portanto se você precisar ir no mercado, fique atento aos horários de funcionamento. Isso vale inclusive para as cidades turísticas, e especialmente para os pequeno comércio.

Punta del Este

Agora sim ficou fácil planejar a viagem e montar o roteiro. Se ainda tem dúvidas do que fazer e quanto tempo ficar no Uruguai, veja o nosso Guia Para Viajar Pelo Uruguai: Dicas e Roteiros, nele tem onde ficar em cada cidade. 

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

12 Coisas para Saber Antes de Viajar para o Uruguai

Viajar para Uruguai: 12 Coisas para Saber Antes de ir

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O URUGUAI

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

O que fazer em Kos na Grécia

Próximo
Próximo

O que fazer na Ilha Symi, na Grécia