Koh Samui, A Ilha de Luxo da Tailândia

Translate here!

Texto e Fotos: MONICA MORAS

Uma das ilhas mais desejadas da Tailândia é Koh Samui. São águas claras, montanhas repletas de palmeiras e opções para todos os tipos de viajantes, do mochileiro a celebridade, mas não é segredo que a maioria das opções envolvem muito luxo e fica um pouco mais complicado economizar. É a segunda maior ilha do país e tem um calendário de monções diferente da maioria das outras ilhas.

Estivemos em Koh Samui a trabalho. Fomos fotografar um casamento que aconteceu bem no dia do meu aniversário, com tudo pago e isso tudo junto deixou nossa semana mais especial ainda.

Os noivos fotografados de Polaroid

Os noivos fotografados de Polaroid

 

O QUE VER EM KOH SAMUI

  • Big Buddha: A estátua de Buda de 12m de altura é o cartão postal da ilha e fica no tempo Wat Phra Yai.
  • Na Muang Waterfall: Koh Samui tem muito verde, além das praias e se você quer variar um pouco, visitar as cachoerias Na Muang é uma boa ideia.
  • Moulin Rouge Cabaret Show: Essa casa de festas fica em Chaweng Beach e o show digno do Moulin Rouge original é todo feito por ladyboys.
  • Mergulho ou Snorkeling: O Golfo da Tailândia é o melhor lugar parar mergulhar ou apenas nadar. O melhor ponto de mergulho fica a apenas 60km da ilha e existem várias opções de tours.
  • Uma volta pelas praias e view point da ilha de scooter: Koh Samui tem várias praias, todas lindas, cada uma do seu jeito. Vale a pena alugar uma scooter e andar pela ilha. Em um dia é possível fazer a metade dela (parando nas praias), por isso na hora de alugar, pergunte até onde você consegue ir.
Choeng Mon Beach

Choeng Mon Beach

 

ONDE FICAMOS

  • Choeng Mon Beach

Ficamos 4 dias em Choeng Mon Beach, uma praia pequena, tranquila, com muitos resorts, praticamente vazia e nem por isso menos linda e com menos atrações de dia e de noite. De dia tem a praia, massagem, restaurantes, caiaque, tudinho! A noite costumávamos ir para Chaweng Beach pra ver mercados noturnos, lojinhas, etc.

Existem várias opções de hospedagem que variam de 1000 Bath um bangalô simples (mas completo) na beira da praia até um resort com tudo incluído por 2500 Bath (no mínimo).  Passamos mais tempo hospedados no The Imperial Boat House Beach, mas passávamos o dia no barzinho dos bangalôs simples que era bem do lado, o Island View Bungalow.

  • Chaweng Beach

É a praia mais movimentada da ilha. Lá estão as melhores opções noturnas e hospedagens baratas. A praia é bonita (como não ser?), mas é bem movimentada. Costumávamos frequentar apenas a noite para ver os mercados noturnos e ir nos pubs a beira mar.

  • Chaweng Noi Beach

Passamos 3 dias no alto das montanhas com vista para as Chaweng Noi Beach e Chaweng Beach, a 5 minutos dirigindo de Lamai Beach, onde aconteceu o casamento. É o lugar onde estão as melhores vilas de luxo de Koh Samui, premiadas e reconhecidas mundialmente. O aluguel de uma villa com 4 suites, piscina infinita com vista e tudo mais que se precisa parra não pensar em nada varia de 400 a 500 dólares por noite. Se for de galera, nem fica tão caro assim pelo que é oferecido.  As vilas ainda oferecem serviço de cozinheiros, massagem e transporte pagos a parte.

Os noivos e a família ficaram na villa onde aconteceu o casamento, a Baan seThai. Nós e mais um amigo dos noivos ficamos na vila do lado, a Baan Ines. Como sambas são do mesmo dono, ficavam lado a lado. 

Choeng Mon Beach

Choeng Mon Beach

Boat Hotel

Boat Hotel

Boat Hotel, Bangalôs em forma de barco

Boat Hotel, Bangalôs em forma de barco

Baan Ines

Baan Ines

Baan seThai

Baan seThai

Baan Ines

Baan Ines

Baan Ines

Baan Ines

Baan Ines

Baan Ines

Baan Ines

Baan Ines

 

MELHOR EPOCA PRA VISITAR

A temporada de chuvas acontece de setembro a dezembro, e por isso é melhor evitar. A chuva é torrencial, acontece apenas uma vez por dia com curta duração, mas nas ilhas costuma alagar tudo e na maioria das vezes o tempo se mantém nublado. Fomos em novembro e sempre teve sol pela manhã e sempre choveu no final de tarde.  Veja aqui o Guia Completo das Monções na Ásia.

Timelapse da chuva chegando em Koh Samui na Tailândia durante as monções Asiáticas. 

 

TRANSPORTE

A melhor opção é alugar uma scooter para andar pela ilha. Mas você precisa ter certo domínio parar subir os morros que são bastante íngrimes.

Taxis são mais caros em Koh Samui e não espere pagar menos de 200 Bath um corrida de 5 minutos. Veja o item 11 do post Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo.

O aeroporto é muito bem organizado e lembra muito um bangalô. Passageiros da Bangkok Air tem wifi grátis e diversos lanches.

IMPORTANTE NO AVIÃO: Os aviões que voam para Koh Samui são menores, então a mala de cabine pode não caber no compartimento superior. Ele é uma pouco maior do que um compartimento de ônibus. É melhor conferir no checkin se vai ter que despachar ou não.

samui tailandia

 

CUSTOS

O custo vai variar dependendo da sua localização, pois isso influenciará nos valores de transporte até lá e opções de hospedagem. Mas a média de valores parar comida e bebida não varia. Num restaurante normal, uma cerveja custa 110 bath, um prato de comida local de 80 a 150 bath. No 7Eleven a cerveja 600ml custa 55 bath e um prato de comida congelada que eles esquentam na hora e dão talheres custa 40 bath, o mesmo valor de comer no food court. Água custa 7 bath 500ml no 7Eleven e 10 bath na rua. 

Koh samui tailandia
Koh samui tailandia

 

Ainda tem dúvidas dos que saber, ver e fazer? Veja o post Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo.

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS