Roteiro Tailândia: Quantos Dias Ficar em Cada Lugar

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Montar um roteiro na Tailândia não é nada fácil. E a dificuldade é justamente porque tudo é muito bonito e vale a pena ser visitado. A dúvida que fica mesmo é quanto tempo ficar em cada lugar, quando as férias são tão curtas para ver tudo.

O que fazer quando a gente ama praia, quer ver história, não perde uma cachoeira na montanha e ainda quer a confusão de uma cidade oriental? Um pouco de tudo, ora! Meu objetivo aqui nesse artigo é resumir os principais destinos da Tailândia para que você tenha mais clareza na hora de montar o roteiro, e de acordo com as suas prioridades e preferências.

CONHEÇA A NOSSA CONSULTORIA DE ROTEIRO PERSONALIZADO PARA TAILÂNDIA

Se você acompanha o blog, sabe que moramos na Tailândia, que tudo começou em 2014, e que eu sou apaixonada por esse país, minha segunda casa, como falei no Como a Tailândia Mudou a Minha Volta ao Mundo.

ROTEIRO NA TAILÂNDIA

  • 3 dias em Bangkok (com Ayutthaya)

  • 3 dias em Chiang Mai (com Chiang Rai)

  • 3 dias em Krabi

  • 3 dias em Phuket

  • 3 dias em Koh Phiphi

  • 3 dias em Koh Lipe

  • 3 dias em Koh Tao

  • 3 dias em Koh Samui

  • 2 dias em Sukotha

  • 2 dias em Pai

Roteiro na Tailândia 20 dias: Bangkok, Chiang Mai, Krabi e Koh Phi Phi, e talvez Koh Lipe. Em 15 dias de roteiro na Tailândia, visite Bangkok, Chiang Mai, Phuket e Koh Phi Phi. Veja como montar o seu roteiro. Abaixo eu explico melhor cada cidade e no final tem a sugestão de roteiro pronto de 15 dias, 20 dias e 30 dias.

INGRESSOS PARA O FESTIVAL DAS LANTERNAS 2023 / ASSISTA O VIDEO DO FESTIVAL

Você vai ser direcionado para o WhatsApp da agência oficial tailandesa que atende no horário do Brasil e vai falar com a Patrícia, que fala português. Avise que veio do blog :)

CONHEÇA A NOSSA CONSULTORIA DE ROTEIRO PERSONALIZADO PARA TAILÂNDIA

Koh Lipe

Roteiro Tailândia 

QUANTOS DIAS FICAR EM CADA CIDADE DA TAILÂNDIA

Considerando que o tempo da maioria das pessoas é curto, eu sugiro 3 dias/noites em cada lugar, sem contar os tempos de deslocamento entre uma cidade/ilha e outra. Muito resumidamente, antes mesmo de ler este artigo, você consegue ver o reels no @blogeduardoemonica com o que fazer em cada lugar

Lá no final do artigo também fiz um resumo com sugestões de roteiros para 15, 20 e 30 dias, mas agora é melhor entender o que “cabe” nesse tempo.

ABAIXO VOCÊ VERÁ: Bangkok, Ayuttaya, Chiang Mai, Chiang Rai, Pai, Sukhotai, Koh Samui, Koh Phangan, Koh Tao, Phuket, Krabi / Railay, Koh Phi Phi, Koh Lipe. E dicas práticas para montar seu roteiro, e roteiros de 15, 20 e 30 dias.

Leia também:

Roteiro Tailândia: Bangkok

QUANTOS DIAS FICAR EM BANGKOK

  • QUANTOS DIAS EM BANGKOK: 3 dias

  • COMO CHEGAR: voo, trem ou ônibus

Bangkok é uma cidade cheia de energia. Tem luzes de neon, barulho, caos, criatividade, moda, história e muita modernidade misturada perfeitamente com a história. No meio de um bairro chique sempre vai ter uma ruazinha das antigas, assim como no bairro antigo sempre vai ter uma galeria moderna. 

Por ser uma capital oriental vibrante, sempre haverá coisas para ver e fazer, mas recomendo 3 dias para conseguir dar conta de tudo que é imperdível.

NOS 3 DIAS você consegue ver o Grand Palace, Wat PhoWat ArunChinatown com templos e comidas de rua. No Chinatown dá até para fazer um passeio gastronômico cheio de restaurantes Michelin. Consegue também visitar um Mercado Flutuante e o Mercado do Trem, no mesmo dia, e ainda um Jantar Cruzeiro pelo rio. No outro dia, vá para Ayutthaya.

Sobra tempo fácil para conhecer um Mercado Noturno, beber alguma coisa num Rooftop Bar e ainda fazer compras na MBK (lembrancinhas ou réplicas) ou no Central World, ótimo para eletrônicos originais e muito mais baratos que no Brasil ou Europa. Se organizar direitinho, ainda dá para se perder pelo Chatuchak, meu favorito.

É claro que não podemos esquecer a Khao San Road a noite e entender o porquê da fama de paraíso dos mochileiros. Mas para não ficar surdo, vá para a rua paralela, a Rambuttri. Para percorrer a cidade toda, faça o ônibus turístico e vale subir na Sky Glass, que dá medo, mas vale a pena!

AYUTTHAYA

Num dia inteiro ainda dá para conhecer AYUTTHAYA, a antiga capital tailandesa cheia de história. Um bate a volta fácil de fazer por conta, baratinho e cheio de história para observar nos principais templos, que são: Wat Yai Chaya MongkolWat Maha ThatWat Phra Si Sanphet , Viharn Phra Mongkol Bophit Wat Chai Watthanaram e o Wat Lokkayasutharam, especial para quem curte video game. Assista o video de Ayutthaya.

PATTAYA

Se quiser um bate e volta para ver um templo muito diferente, vale ir para PATTAYA, a praia mais próxima de Bangkok para ver o Santuary of Truth. Apesar da proximidade com Bangkok, as praias do Brasil são mais bonitas. E aqui o que mais tem são aposentados e Go-Go Bars. Se o tempo tá curto, não vale ir apenas para ver o templo.

CONSULTORIA DE ROTEIRO PARA TAILANDIA E ASIA

PASSEIOS EM BANGKOK

Abaixo estão os principais passeios para fazer em Bangkok que você precisa agendar. Os imperdíveis são os Mercados Flutuante e Trem, e Ayutthaya.

ONDE FICAR EM BANGKOK

Se você quer ver festas e templos, as melhores localizações são Khao San Road, Chinatown e Riverside. Algumas sugestões são: Chillax, Mango Lagoon, Grand China. Para ficar próximo dos shoppings, a sugestão é Novotel e Evergreen. Tem mais sugestões com mapa e detalhes de cada lugar no artigo Onde Ficar Em Bangkok: Melhores Hotéis e Regiões

Roteiro Tailândia: Chiang Mai

Roteiro Tailândia: Chiang Mai

QUANTOS DIAS FICAR EM CHIANG MAI

  • QUANTOS DIAS FICAR EM CHIANG MAI: 3 dias

  • COMO CHEGAR: voo, trem ou ônibus  

Chiang Mai é a capital cultural do norte. A Old City de Chiang Mai é cheia de templos seculares, todos fáceis de conhecer andando mesmo. A cidade tem charme de cidade de interior, com livrarias e cafés charmosos, feirinhas com produtos locais frescos, artesanato local e vários espaços para cuidar do corpo e da alma. Não é à toa que tem tantos nômades digitais começando a carreira por aqui. 

Em 3 dias você consegue subir no Doi Suthep, visitar o Chedi LuangWat Phra SinghWat Lok Molee e o deslumbrante Wat Sri Suphan, o templo de prata. Na noite tem Night Bazzar diarimente, e se o roteiro permitir, o Sunday Night Market é o melhor mercado noturno da Tailândia. 

Para maiores contatos com a natureza, tem o Elephant Nature Park, a Bua Thong Sticky WaterfallsHang Dong, carinhosamente conhecido como Grand Canyon, e o lago Huay Tung Tao. Mas se você quer desenvolver habilidades, tem cooking class. Como a minha habilidade é de comer, prefiro tour gastronômico

INGRESSOS PARA O FESTIVAL DAS LANTERNAS 2023

Você vai ser direcionado para o WhatsApp da agência oficial tailandesa que atende no horário do Brasil e vai falar com a Patrícia, que fala português. Avisa que veio do blog :)

CHIANG RAI

Num dia cheio, dá para conhecer CHIANG RAI onde está o estonteante Wat Rong Khun, o Templo Branco, o Wat Rong Suea Ten, o Templo Azul, o Black Museum, e o Wat Huay Pla Kang, um Big Buda branco, mas a fama vem mesmo dos dragões brancos da escada.

Para quem tem mais tempo, tem ainda o Wat Sang Kaew Photiyan, um templo diferentão, o Choui Fong Tea Plantation, uma plantação de chás lindíssima, e o Chiang Rai Night Market para quem vai passar a noite na cidade. O Lalita Café, aquele da cachoeira, fica na entrada do Big Buda.

Nesse mesmo dia cabe fazer o tour pelo triângulo dourado que apesar de não ser lá essas coisas, é o tour que inclui mais coisas diversificadas em apenas um dia com Chiang Rai, como a Long Neck Village das mulheres girafa, fronteira com Laos e Myanmar e mais umas paradas no caminho. 

E se organizar o roteiro para Novembro, não perca o Festival das Lanternas em Chiang Mai, aqueles das lanternas que iluminam o céu.

PASSEIOS EM CHIANG MAI

Abaixo estão os principais passeios para fazer em Chiang Mai que você precisa agendar. Os imperdíveis são Chiang Rai (sem Triângulo Dourado) e os Elefantes, se for do seu interesse.

ONDE FICAR EM CHIANG MAI

Algumas sugestões são Le Naview Hotel bem localizado e com piscina, e Rachamankha Resort no centro da cidade com piscina. Para uma experiência diferenciada com vista incrível das montanhas e cachoeira dentro do hotel, tem o Panviman Chiang Mai.

QUANTOS DIAS FICAR EM PHUKET 

  • QUANTOS DIAS FICAR EM PHUKET: 3 dias

  • COMO CHEGAR: voo ou ônibus, ou ferry de ilhas

Phuket é a maior ilha da Tailândia, famosa pela noite vibrante que tem até certa má fama. Tem centro histórico charmosinho, o maior diferencial da ilha é que as praias tem ondas e é sede até de campeonatos de surf. 

Em 3 dias é possível ver tudo com calma. Partindo de Patong, a praia com a noite infame tailandesa, de um lado você vai encontrar KataKaron Kamala. Para o outro lado, um pouco mais distantes, estão Nai Thon Nai Yang. Se você pegar um barco ainda dá para conhecer Laem SingBang Tao e a Freedom Beach

Em um dia você consegue fazer o passeio para conhecer a famosa James Bond Island na Phang Nga Bay. Noutro dia você pode ir para as ilhas Similan, e outro dia cabe a combinação das ilhas Coral e Racha. Para um pouco mais de cultura, vale o Big Buddha e o Centro Histórico de Phuket Town, que lembra muito a parte histórica de Singapura. E para fugir do mar, tem as cachoeiras Ao YonBang Pae Kathu

PASSEIOS EM PHUKET

Abaixo estão os principais passeios para fazer em Phuket que você precisa agendar. Os imperdíveis são James Bond e Similan. O agendamento todo é em português, mas o passeio é em inglês.

ONDE FICAR EM PHUKET

As melhores praias de Phuket são Patong, Kamala, Kata e Karon, porque os passeios tendem a sair desses lugares. Patong é a praia com a vida noturna bem controversa, mas também o lugar com mais restaurantes. Algumas sugestões são Patong Merlin e Grand Mercure.

Já em Kata, Karon e Kamala as praias são mais tranquilas. Em Kamala tem o Wabi Sabi, em Kata o Must See, e em Karon o Waterfront. Veja o mapa de Phuket e mais sugestões no artigo Onde Ficar em Phuket: Melhores Hotéis e Praias

QUANTOS DIAS FICAR EM KRABI / RAILAY

  • QUANTOS DIAS FICAR EM KRABI: 3 dias

  • COMO CHEGAR: voo ou ônibus, ou ferry de ilhas

Krabi é na verdade a porta de entrada para Railay, um conjunto de quatro praias na península de Krabi. O lugar é lindo, com formações rochosas que nem parecem de verdade. Para chegar lá só de barco e desembarque com pé na areia. Nada mal para quem quer paz e tranquilidade. 

Em 3 dias bem aproveitados você não vai perder a chance de ver o pôr do sol em Railay West, conhecer a Princess Cave, relaxar em Phranang Beach, aquele lugar famoso da foto, e curtir a noite na Walking Street, o lugar de clima hippie e mochileiro de Railay. Você consegue fazer snorkel, pegar um caiaque, escalar e ainda pegar um barquinho privado para a Secret Beach.

Pegando tour, é possível conhecer a deslumbrante Hong Island, ou ainda fazer o famoso Four Island Tour que passa pelas ilhas Ko Gai (Chicken Island), Ko TupKoh Mawr Ko Poda, além do tempo para snorkel. Se preferir ficar num lugar mais agitadinho, tem Ao Nang, que tem mais vida, mas menos beleza. Perfeita para orçamentos apertados e bons happy hours com por do sol no mar. Pra quem quer casar ou renovar votos, leia Casamento na Tailândia: Tipos de Cerimônia e Valores | Como é Casar na Tailândia: O Nosso Casamento

PASSEIOS EM KRABI

Abaixo estão os principais passeios para fazer em Krabi que você precisa agendar. Os imperdíveis são 4 ilhas e Hong Island. O agendamento todo é em português, mas o passeio é em inglês.

ONDE FICAR EM RAILAY / AO NANG

Em Railay, o favorito dos casais é o Railay Princess e o Sand Sea. Mas para uma experiência de luxo, ainda mais se estiver em lua de mel, tem o Rayavadee, onde fica o restaurante exclusivo The Grotto. Já em Ao Nang tem o The L e o Tipa Resort. Veja o mapa e mais opções no artigo Onde Ficar em Krabi: Hotéis em Ao Nang e Railay

 QUANTOS DIAS FICAR EM KOH PHI PHI

  • QUANTOS DIAS FICAR EM KOH PHI PHI: 3 dias

  • COMO CHEGAR: voo + ferry ou ônibus + ferry

Koh Phi Phi nem precisa de muita apresentação, afinal Leonardo DiCaprio já se encarregou disso no filme A Praia, que tem Maya Bay como cenário. E que cenário! Mar transparente, peixinhos coloridos, falésias gigantes, lagoas escondidas e muito mais. 

Em 3 dias completos você consegue fazer tudo de mais importante que a ilha tem a oferecer, mesmo sabendo que provavelmente você vai querer ficar mais. Eu acredito que você vá querer ficar mais! Dá para andar até Long Beach passando por várias praias, subir no View Point e pegar caiaque e ir até Nui Bay

Num dia inteiro vale fazer mergulho nas águas claras que rodeiam a ilha com muito peixinhos, tartarugas, o navio naufragado e mais outras surpresas que podem aparecer. Se precisar fazer o curso completo, reserva mais dias!

Num dia completo dá para pegar um tour coletivo ou privado nos charmosos long tail e conhecer a famosa Maya Bay, e outras não tão famosas, porém igualmente lindas como Bamboo Island e Pileh Lagoon. E para ver (olhar com os olhos, não com as mãos!) os macacos, tem a Monkey Beach

Para a noite tem barraquinhas vendendo baldes de bebida, festas na piscina ou fora dela, shows pirotécnicos, tour no Sleeping Boat para amanhecer em Maya Bay, e até ver plânctons no mar. Maya Bay já reabriu, só não pode mais nadar! E só mais uma dica, o correto é falar pi-pi.

PASSEIOS EM KOH PHI PHI

ONDE FICAR EM KOH PHI PHI

As opções são PP Princess com piscina e vista para o mar, o The Pier 519 é um hostel limpinho, bem localizado, para quem quer dormir bem e pagar pouco. Tem também os ótimos em custo x benefício Panmanee, o  ChaoKoh PhiPhi e o PP Sand Sea View

Roteiro Tailândia: Koh Lipe

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

QUANTOS DIAS FICAR EM KOH LIPE

  • QUANTOS DIAS FICAR EM KOH LIPE: 3 dias

  • COMO CHEGAR: voo + van + ferry, trem + van + ferry, ônibus + van + ferry ou ferry direto de Koh Phi Phi, Krabi e Phuket.

Koh Lipe é minúscula e representa bem o que se imagina da Tailândia: mar azul turquesa transparente, areia branca e bem fininha, barcos long tail na paisagem,  marcar do sol e por do sol no mar e poucos turistas, até mesmo em alta temporada. 

Em um dia dá para fazer tudo com calma, mas sinceramente 3 dias é o mínimo para compensar a trabalheira que é para chegar nessa ilha, que fica mais na Malásia do que na Tailândia. E compensa muito! Na ilha dá para ver o pôr do sol na isolada Sunset Beach, e aproveitar os restaurantes, barzinhos e lojinhas ao longo da Walking Street da Pattaya Beach. Na Sunrise Beach dá para relaxar vendo o mar e bebendo um suco natural, fazer snorkel, alugar um caiaque e almoçar com a vista a partir do Mountain Resort Koh Lipe, que não é a melhor comida, mas é barata e tem vista!

Em um dia, dá para pegar um tour por ilhas, sendo o mais bonito o Tour B que dura 7h. E se você curte trilhas, vale pegar o taxi boat até Koh Adang, uma ilha a 15 minutos de Koh Lipe. Dizem que é a versão intocada de Koh Lipe, cuja estrutura é mínima. A grande atração é fazer a trilha até o view point e ter a vista de Koh Lipe inteirinha. Daí você percebe quão minúscula ela é.

Onde ficar em Koh Lipe

Para ficar no meio de tudo, com fácil acesso para qualquer lado e na esquina do 7Eleven, tem o Shanti Hostel. Eu fiquei no quarto privado com ar condicionado e valeu cada centavo! Já os hoteis pé na areia são Forra Dive, o Salisa Resort, e o mais em conta Coco Beach Bungalows. Ainda pé na areia, mas do outro lado da ilha e com preço ótimo é o Bayview Hill Resort

Roteiro Tailândia: Koh Samui

QUANTOS DIAS FICAR EM KOH SAMUI

  • QUANTOS DIAS FICAR EM KOH SAMUI: 3 dias

  • COMO CHEGAR: voo, trem + ferry ou ônibus + ferry

Koh Samui tem águas claras, montanhas repletas de palmeiras e opções para todos os tipos de viajantes. Mas não é segredo que a maioria das opções envolvem muito luxo e também por isso ela é um conhecido destino de lua de mel. A segunda maior ilha da Tailândia até parece pequeninha, mas em 3 dias é que dá para conhecer o que é mais importante. 

A partir da praia mais famosa, Chaweng, que é onde fica o centrinho da ilha, é fácil alugar uma scooter e percorrer as demais praias sem muita pressa de voltar, como Thong TakhianMae Nam e Lamai, que tem feirinha durante o dia. A Choeng Mon parece privada e é perfeita para passar o dia entre o mar e um barzinho. Para quem quer ver além do mar, dá também para ir conhecer o Big Buddha que fica no templo Wat Phra Yai, e ali pertinho ver a deusa da bondade do Wat Plai Laem. E se curte cachoeira, vale ir na Na Muang

Em um dia cheio dá para conhecer o Parque Nacional Marinho Mu Ko Ang Thong, arquipélago formado por 42 ilhas que lembra um pouco o visual de Halong Bay no Vietnã, ou de Tun Sakaran Marine Park, na Malásia, fronteira com Filipinas. O tour de um dia passa pelo Lago Esmeralda de Koh Mae, e o recife de corais de Koh Sam Sao

PASSEIOS EM KOH SAMUI

ONDE FICAR EM KOH SAMUI

Os hotéis mais pé na areia, bem baratos e com localização ótima para a noite são Kluay Mai Guest House Art Hotel. Para lua de mel tem o Anantara e o Samui Paradise.

Roteiro Tailândia: Koh Samui

QUANTOS DIAS FICAR EM KOH PHANGAN

  • QUANTOS DIAS FICAR EM KOH PHANGHAN: 3 dias

  • COMO CHEGAR: voo + ferry, trem + ferry ou ônibus + ferry

Koh Pha Ngan é a ilha da Full Moon Party. A festa acontece em diversos bares de Haad Rim, não é algo fechado. Os ingressos são comprados na rua mesmo, 200 baht. Caro mesmo é a pintura neon que chega aos 500 baht.

Mas não se preocupe se quiser paz e tranquilidade, porque depois que a festa acaba na praia de Haad Rim, sobra o mar tranquilo, as redes para balançar, aulas de yoga e retiros espirituais, como Yoga Retreat, Wonderland, The Sanctuary (luxo), principalmente em Sri Thanu, e retiros de meditação, como no Wat Khao Tham. Em 3 dias não dá para fazer um retiro, mas dá para ver muitas coisas na ilha. 

Alugue uma scooter e vá andando pela costa oeste. Você vai passar por Salad Beach Haad Koh que tem mar claro e areia branca, vai ver também Secret BeachLong Beach Mae Haad. Mas para um pouco mais de aventura do que de sossego, tem a trilha que leva até Bootle Beach

PASSEIOS EM KOH PHANGAN

  • Full Moon Party

ONDE FICAR EM KOH PHANGAN

Villa Cha-Cha fica na Salad Beach e tem valores amigáveis. O Dreamland Resort é ótimo também com preços amigáveis. E para quem quer economizar ainda mais, as opções são Na-Tub Hostel, Echo Beach Backpackers See Sea Backpackers. Agora para quem curte party hostel, tem o Slumber Party.

  • DICA: A ilha tem bem mais do que Full Moon Party, então não precisa tirar ela da lista se você não curte festa. 

Roteiro Tailândia: Koh Lipe

Roteiro Tailândia: Koh Lipe

QUANTOS DIAS FICAR EM KOH TAO

  • QUANTOS DIAS FICAR EM KOH TAO: 3 dias

  • COMO CHEGAR: voo + ferry, trem + ferry ou ônibus + ferry

Koh Tao é a ilha do mergulho, afinal a paisagem debaixo d’agua é farta, com tubarão baleia, tartaruga, peixinhos coloridos, arraias e outras espécies de encher os olhos. As praias também são bonitas. 

Em 3 dias é possível conhecer tudo. Durante o dia vale alugar uma scooter e percorrer as ilhas que são bem pequenas, mas exige esforço. De dia tem a Freedom Beach para snorkel e contemplar a paisagem, Chalok para curtir os barzinhos e a Sai Deng Beach para curtir o mar. A noite é agitada na Sairee Beach com barzinhos animados até festas que entram na noite, e de dia a água é rasinha, ótima para nadar. 

Num dia você consegue pegar um tour e chegar na Nang Yuan Island, que é o que Koh Tao tem de melhor. É de lá que tem aquela vista famosa de uma faixinha de areia que liga duas ilhas. Além de curtir o mar claro e areia branca, vale fazer snorkel no Japanese Garden

PASSEIOS EM KOH TAO

ONDE FICAR EM KOH TAO

Para ficar num dos lugares mais bonitos, tem o Nang Yuan Island Resort e os valores valem a pena. Para economizar, aproveitar a praia e ter opções na noite, tem o Baan Chalok Hostel em Chalok e o Indie Hostel em Sairee. 

Roteiro Tailândia: Sukhothai

Roteiro Tailândia: Sukhothai

QUANTOS DIAS FICAR EM SUKHOTHAI 

  • QUANTOS DIAS FICAR EM SUKHOTHAI: 2 dias

  • COMO CHEGAR: voo ou ônibus.

O Reino de Sukhothai significa "alvorecer da felicidade" foi a primeira capital do que hoje é a Tailândia. Para encurtar a história, os tailandeses são de origem chinesa, quando os primeiros imigrantes chegaram no século 11. A cidade é muito bem preservada e muito menos turística do que Bangkok. Uma pena que fica longe de Bangkok, o que impede de fazer day trip. 

Apenas 1 dia é suficiente para visitar todo o Parque Histórico de Sukhothai, mas você vai precisar amanhecer na cidade ter tempo de explorar tudo. O Parque Histórico de Sukhothai é dividido em zonas. Na Zona Central é onde acontecem os festivais, se pode ver o nascer e por do sol e também onde estão os templos mais famosos: Wat MahathatWat Si SawatWat Tra Phang Ngoen Wat Sa Si. Já na Zona Norte é onde fica o Wat Sorasak e o Wat Sri Chum, o cartão postal da cidade que é um Buda de 15m de altura. 

Para ver além dos templos, basta ir até o Ramkamhaeng National Park para ver o por do sol na montanha Khao Luang com uma vista panorâmica incrível. A noite os melhores barzinhos ficam na Old Sukhothai, já os melhores restaurantes ficam na New Sukhothai

PASSEIOS EM SUKHOTHAI

  • Parque Histórico de Sukhothai

ONDE FICAR EM SUKHOTHAI

Algumas sugestões são Happy GuestHouse 2 na New Sukhothai, simples, confortável, limpo e muito barato. Fiquei no biombo com ventilador. If You Want Hostel também na New Sukhothai, lugar favorito do pessoal, na Saturday Night Market, bonito e bom para fazer amizades. Queria ter ficado, mas estava lotado. Resting Place Hostel na Old Sukhothai, pertinho do Parque Histórico, vale a pena se chegar cedo e já quiser ir conhecer o parque e sair no dia seguinte cedo. Pai Sukhothai Resort na Old Sukhothai, fala resort, mas o preço é de hostel com quartos privados e piscina.

  • DICA: De manhã o Parque Histórico fica mais lotado com os grupos, mas mesmo assim é fácil de andar e fazer fotos sem ninguém na frente. 

  • LEIA SOBRE SUKHOTHAI: Roteiro em Sukhothai na Tailândia

Roteiro Tailândia: Pai

Roteiro Tailândia: Pai

QUANTOS DIAS FICAR EM PAI

  • QUANTOS DIAS FICAR EM PAI: 2 dias

  • COMO CHEGAR: ônibus, e leve “dramin”, mesmo que você não seja do tipo que enjoa.

Pai no norte da Tailândia é uma cidadezinha minúscula que parece ter parado no tempo, e onde o turismo agressivo em massa ainda não chegou. O silêncio é uma marca registrada da cidade e talvez seja isso que atraia tantas pessoas para as aulas de yoga, meditação guiada e até retiros de meditação no Wat Pa Tam Wua Forest Monastery.

Em 2 dias dá para ver tudo, porém é possível que você queira ficar mais. Em 1 dia é possível pegar um tour e ver um pouquinho de cada coisa que Pai tem de bonito. Mas se você alugar uma scooter para rodar sozinho, então saiba que a cachoeira mais conhecida é a Mor Paeng Waterfal.

As águas termais do Pai Hot Springs Spa Resort são as de melhor acesso, porém todo mundo prefere Tha Pai Hot Springs, porque é natural mesmo. Se você não sabe dirigir uma scooter, em Pai tem aula de uma hora para aprender. 

Para um pouco mais de desafio, tem a Tham Lod Cave + Bamboo Rafting. Para o por do sol mais famoso das montanhas tem o  Pai Canyon Kong Lan, e a WW2 Memorial Bridge é o cartão postal da cidade junto com o White Buddha que fica no alto da montanha. 

Na noite tem o Walking Street Market, mas de vez em quando rola rave. Quando não tem, basta procurar um barzinho que você se identifique para fazer festa. E eles não faltam! Também não faltam opções para curar ressaca com kombucha e comidas vegetarias e veganas para deixar o dia mais leve. 

PASSEIOS EM PAI

  • Tham Lod Cave + Pai Canyon + White Buddha + Cachoeiras

ONDE FICAR EM PAI

Paitopia tem vista para montanha, é party hostel e precisa de scooter. O Purple Monkey Backpackers tem cerveja barata, ambiente relax para conhecer a galera. Também é party hostel e precisa de scooter. Já o Juno Hostel tem ar condicionado, snacks grátis 24h, staffs gente boa, não é party hostel e eu amei ficar lá. E para mais conforto e privacidade, o Jikko Harem tem dormitórios de 4 pessoas e villas privadas de luxo, ar condicionado, café da manhã. 

  • DICA: Se você busca um tempo de reflexão e purificação, Pai é o melhor lugar para praticar yoga, meditação, healing e achar opções vegetarianas e veganas de qualidade e por preços justos.

  • LEIA SOBRE PAI: O Que Fazer em Pai na Tailândia: Guia Completo

DICAS PARA MONTAR O SEU ROTEIRO DA TAILÂNDIA 

  • Comece abrindo o mapa e identificando onde ficam os lugares. Assim vai ficar mais fácil montar um roteiro que faça sentido. Use o app Maps.me que é grátis e off-line. Vai se útil durante a viagem! 

  • A melhor época para viajar é de novembro a março. Não que os outros meses impossibilitem a viagem, mas a probabilidade de chover, mesmo que rapidamente, é maior. Leia Melhor Época Para Viajar Para a Tailândia: Clima por Mês

  • Fique atento a temporada de chuvas. De abril a outubro chove na costa oeste, onde estão Bangkok, Chiang Mai, Phuket, Koh Phi Phi e Krabi. De setembro a dezembro chove na costa leste onde estão Koh Samui, Koh Tao e Surat Thani. 

quando ir para Tailândia.png
  • Entenda que os deslocamentos são a parte mais estressante da viagem na Tailândia, e exigem tempo, paciência e planejamento de horários dos barcos. 

  • No site 12Go você consegue pesquisar rotas e ainda comprar todas as passagens de avião, ônibus, trem e até barcos. Leia 12Go Asia: Uma Forma Segura de Comprar Passagens ou ainda agendar os barcos para as ilhas junto com os passeios.

  • Leve pouca bagagem para evitar despachar no avião, e também porque você vai precisar andar bastante com a sua mala / mochila, tendo vezes que o desembarque nas ilhas é feito com pé na areia, senão no mar. Leia O que Levar na Mala para Tailândia e Como Comprar Passagem de Voos Internos na Tailândia

  • Não economize no Seguro Viagem. Apesar de não ser obrigatório por lei, o atendimento em caso de uma simples intoxicação alimentar pode custar uma fortuna. Fique atento também ao item Assistência Médica para Prática de Esportes, já que mergulho, caiaque e trekking são práticas esportivas. Usando o nosso link do comparador Seguros Promo, você nos ajuda a manter o blog ativo. E se ligarem do Seguros Promo, atende, porque eles ajudam a escolher o seguro e às vezes rola desconto maior do que os 5% do blog.

  • Reserve com antecedência a hospedagem em sites seguros, como o Booking. Assim você não corre o risco de ter que escolher um lugar mais caro na alta temporada ou não ter sua reserva confirmada. Reservando sua hospedagem através do nosso link do Booking, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog ativo.

  • Se você já tem suas datas, o ideal é reservar antes os passeios. Assim você garante que vai estar com uma boa agência. Eu recomendo o Get Your Guide, onde já testamos as principais opções de Bangkok e Chiang Mai, e todas foram boas e em inglês. Para passeios em português, recomendamos muito o Phi Phi Brazuca, uma agência brasileira sediada na Tailândia e autorizada pelo governo.

  • A Tailândia é um país muito barato de viajar, mas oferece opções bem caras até no que é barato, por isso pesquise bem as suas opções. Leia Quanto Custa na Tailândia: Valores para Planejar a Viagem

  • Tailandeses são pessoas muito gentis e amigáveis, mas lembre-se que ainda assim existem pessoas mal intencionadas prontas para aplicar golpes. Leia Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo 

  • Ainda ta com dificuldade de montar o roteiro? Veja a Consultoria de Roteiro para a Tailândia.

Roteiro Tailândia: Bangkok

SUGESTÃO DE ROTEIRO NA TAILÂNDIA

Todos os lugares são imperdíveis na Tailândia, só que numa escala de imperdíveis, alguns ganham e outros são “passáveis”. Observe que eu não falei de Hua Hin, Koh Lanta, Koh Kood, Koh Chang, Hat Yai, etc. Não que não sejam imperdíveis, mas nas férias talvez esses destinos não “caibam”. 

E se o seu tempo está curtinho mesmo, lugares como Pai e Sukhothai vão ficar de lado. E se bobear, Koh Lipe também. Se você precisa escolher que ilha cortar, corta Koh Samui. Entre Railay e Phuket, Railay tem mais atrativos.

Só tem tempo para Koh Tao ou Koh Phangan, então Koh Tao tem mais charme. Tudo é lindo na Tailândia, mas infelizmente a gente precisa priorizar para aproveitar com tempo os lugares, por isso a minha sugestão de roteiro da Tailândia é: 

  • ROTEIRO DE 15 DIAS: Bangkok (com Ayutthaya) 3 dias, Chiang Mai (com Chiang Rai) 3 dia, Krabi (ou Phuket) 3 diase Koh Phiphi 3 dias. Talvez Koh Lipe.

  • ROTEIRO DE 20 DIAS: Bangkok (com Ayutthaya) 3 dias, Chiang Mai (com Chiang Rai) 3 dias, Krabi (ou Phuket) 3 dias, Koh Phiphi 3 dias, Koh Tao 3 dias. Talvez Koh Phangan.

  • ROTEIRO DE 30 DIAS: Bangkok (com Ayutthaya), Sukhotai, Chiang Mai (com Chiang Rai), Pai, Krabi (ou Phuket), Koh Phiphi, Koh Tao, Koh Phangan. Talvez Koh Samui ou Koh Lipe.

INGRESSOS PARA O FESTIVAL DAS LANTERNAS 2023

Roteiro Tailândia: Chiang Rai

Agora não tem mais desculpas para não planejar o seu roteiro da Tailândia! Ficou com dúvida ou tem sugestão para melhorar o artigo? Escreve aqui embaixo nos comentário! 

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Roteiro na Tailândia: Quantos Dias Ficar em Cada Lugar

Roteiro Tailândia: Quantos Dias Ficar em Cada Lugar

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Escrito em Abril/2018.

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Anterior
Anterior

Onde Ficar em Roma: Dicas de Hotéis por Região

Próximo
Próximo

Roteiro em Koh Phi Phi: Guia da Ilha e Dicas Práticas