7 Dicas para Sobreviver a uma Viagem de Ônibus pela Ásia

Translate here!

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

Ônibus noturnos no Sudeste Asiático podem ser um verdadeiro pesadelo. Foram mais de dois anos vivendo e viajando por lá e podemos afirmar com 100% de certeza: ninguém passa ileso!

viajar onibus asia

 Não se assuste, mas vai ter:

  • Ficar espremido em poltronas que parecem feitas para crianças
  • Passar vontade de ir no banheiro, porque não tem no ônibus
  • Não caber no banheiro
  • Fazer várias trocas (ônibus, vans, tuktuks)
  • Chacoalhar a viagem toda
  • Enjoar
  • Alguém próximo enjoar e ainda usar o saquinho
  • Ver a mochila ficar podre de sujeira
  • Ver a mochila cair de cima da van
  • Carregar a mochila no colo
  • O colega de traz ficar chutando ou batendo o joelho nas costas
  • O colega da frente deitar o banco nas ônibus que já são espremidos
  • Perder a sensibilidade das pernas por não conseguir mexer
  • Viajar de ladinho porque o joelho fica batendo no banco da frente
  • Viajar com três ou mais pessoas no banco, quando o espaço é para duas
  • Não ter ar-condicionado
  • O ar condicionado ser congelante
  • Odores variados: de chulé a molho de peixe
  • Fazer paradas em lugares muito estranhos, sujos e/ou caros
  • Ver que o ônibus VIP é mais velho que seus avós
Nosso ônibus de longa distância no Sri Lanka

Nosso ônibus de longa distância no Sri Lanka

Pensando em todas nesses verdadeiros dramas que podem ser somados em uma única viagem (juro!), fiz um manual de sobrevivências aos ônibus noturnos da Ásia.

Sete dicas para viajar de ônibus na Ásia:

1. ESTEJA PREPARADO

Leve água e comida, porque é sempre uma mistério quantas vezes e o onde o ônibus vai para, se é que vai parar. Se parar, provavelmente vai ser num lugar bem simples (vulgo podrinho) e caro. Garanta a seu lanche antes do embarque, ainda mais se tiver fronteiras na viagem e a parada acontecer no próximo país onde você ainda não tem a moeda local. Não, é impossível achar um lugar que aceite cartão na beira da estrada. Já sobre enjoos, eu recomento carregar a sua própria sacolinha, comprar um remédio específico (tem no 7Eleven) e carregar um potinho de Tiger Balm (tipo Vick) ou aquele negocinho que os tailandeses vivem cheirando que que parece um batom. Serve para enjoos, congestão nasal e pressão baixa. Tenho sempre na bolsa comigo e funciona. Vende também no 7Eleven tailandês.

 

2. EVITE BEBER LÍQUIDOS DEMAIS ANTES DA VIAGEM

Vale para água e alcóolicos, porque nem sempre tem banheiro no ônibus, nem sempre ele está aberto e nem sempre o ônibus vai parar. No Vietnã, por exemplo, fizemos uma viagem de 17 horas num ônibus sem banheiro que parou apenas 1 vez num lugar bem terrível e uma segunda vez na beira da estrada depois de muita insistência de uma outra viajante, e só ela pode descer. No Laos e Camboja, por exemplo, os lugares são bem ruins e sujinhos, por isso vá de mente aberta. Meninas: “corram” para sair do ônibus, ou vocês vão correr o risco de passar o tempo toda da parada na fila do banheiro. Sobre papel higiênico, não tem em lugar nenhum, carregue o seu.

Ônibus de linha em Bangkok. O de viagem são bem bonitos, confortáveis e congelantes.

Ônibus de linha em Bangkok. O de viagem são bem bonitos, confortáveis e congelantes.

3. MANTENHA TUDO DE VALOR SEMPRE AO ALCANCE DOS SEUS OLHOS

Existem muitas histórias de roubos de mochilas do bagageiro, ou de pegar qualquer coisa da mochila. De a mochila estar no compartimento da bagagem de mão (quando há) e algum oportunista roubar algo dela. Nunca aconteceu conosco, mas todo cuidado é pouco. Mantenha tudo que é de valor, como passaporte, dinheiro, computador e câmera sempre consigo, no máximo nos pés. Já dei a dica de viajar nos ônibus leito vietnamitas na parte de baixo.

4. ESPERE PELO INESPERADO

Alguns ônibus vão parar diversas vezes na estrada para o embarque de mais pessoas, mesmo quando isso pareça impossível. Locais vão se acumular nos corredores e mesmo que você tente entender o porquê, é melhor apenas relaxar. No Sri Lanka isso chega a ser assustador e latas de sardinhas parecem lugares espaçosos perto do que tivemos por lá.

5. PENSAMENTO POSITIVO AJUDA

Tenha em mente que você vai chegar no seu destino. Muitas coisas vão acontecer no caminho, mas você vai chegar. Vai ter trocas de ônibus, coisas estranhas vão acontecer, você não vai entender uma única palavra, mas tudo vai dar certo, porque você comprou o ticket correto, mesmo que seja um papelzinho bem mal escrito. Já contei aqui nossa saga para ir de Vientiane-Laos até Chiang Mai- Tailândia.

viajar ónibus Asia

6. CONHEÇA PESSOAS NOVAS

O espaço é pequeno, o destino é o mesmo, as atrações são turísticas e as chances de ver aquele pessoal do ônibus fora dele depois é bem grande. Além de fazer novos amigos, ainda dá parar dividir o tuk tuk, compartilhar histórias e trocar dicas gerais da viagem. No Laos conhecemos muitas pessoas. Na ida parar Luang Prabang fizemos o grupinho que foi pro mesmo hostel, dividiu tuktuk e ainda fez tour juntos. Em Vientiane compartilhamos da mesma frustação de viajar horas espremidos com irmãos iranianos e acabamos nos encontrando no mesmo restaurante horas mais tarde.

7. APROVEITE A VIAGEM

Pode não ser a melhor viagem, mas não deixa de ser uma aventura que faz parte da sua viagem. Então relaxe, abra a mente e tente descansar, porque quando você voltar para casa vai contar esse drama todo rindo muito da situação.

 

Já conhece o nosso Facebook?

 

VEJA MAIS