Como Manter a Roupa Limpa na Viagem

Translate here!

Texto: MONICA MORAS    Fotos: EDUARDO VIERO

Tá na hora de lavar a roupa suja! E eu to falando literalmente de deixar a roupa limpa na viagem. 

como lavar roupa viagem

Viajar com uma mochila pequena ou apenas com a mala de cabine pode ser um desafio para iniciantes, e pensar em como lavar a roupa na viagem pode fazer suar frio até nos viajantes mais tranquilos. Viajar pode ser um negócio bem sujo, principalmente depois de um dia inteiro caminhando debaixo do sol e suando. E tudo piora consideravelmente quando o destino tem muito pó.

Lá se vão alguns anos entre erros, acertos e improvisos para tentar manter a roupa sempre limpa e cheirosinha na viagem, mesmo tendo pouquíssimas peças na mala/mochila. Parece óbvio, mas nem todo mundo lembra que isso é possível lavar a roupa a mão ou apenas se planejar parar ficar em lugares com máquina de lavar. Por isso planeje esse “detalhe” sujo, ou melhor, limpo, também.

como lavar roupa viagem

DICAS PARA LAVAR A ROUPA NA VIAGEM

1. USE A PIA DO BANHEIRO: O lugar mais óbvio de todos e que pode manter calcinhas, cuecas e meias sempre limpinhos. Já lavei até camiseta na pia do banheiro! E uso cabides, cabeceira da cama, e até o lastro da cama do hostel de cima para estender/pendurar as coisas.

2. USE A BANHEIRA: Se você estiver num hotel ou Airbnb que tenha banheira, vai dar para lavar até peças maiores como vestidos e calças.

3. CARREGUE UM POUCO DE SABÃO LÍQUIDO: Use um tubo pequeno de xampu, para não ser parada numa imigração por estar com sabão em pó, afinal qualquer pó chama a atenção na mala. Na Tailândia vendem sachês de sabão líquido, em pó e até amaciante em qualquer loja de conveniência por valores ótimos.

4. USE O BALDE: Algumas casas no mundo inteiro tem baldes de limpeza e pousadas de praia da Asia disponibilizam baldes para os hospedes lavarem as roupas de banho. Use para a roupa toda!

5. USE A MÁQUINA DE LAVAR: Alguns dos Airbnb que escolhemos são estrategicamente pensados para lavar a roupa, pois tem maquina de lavar. Mesmo que tenhamos apenas uma noite no lugar.

6. USE A LAVANDERIA DO LUGAR: Em alguns hotéis, hostel e condomínios de Airbnb também existem máquinas disponíveis para os hospedes. Informe-se sobre a disponibilidade e valores para decidir o que fazer. Na Ásia geralmente o serviço é gratuito ou tem um valor muito baixo, mais ou menos 1 dolar.

7. USE A LAVANDERIA DE RUA: Na América do Sul não é tão fácil achar lavanderias, mas elas existem e tem um valor justo de mais ou menos 3 dolares. Na Europa e Estado Unidos os valores ficam mais salgados, entre 4 e 10 dolares por quilo. Na Asia é bem complicado de achar uma, pois o serviço custa muito barato ou ainda é gratuito em hotéis, hostels e Airbnbs. Na Tailândia existem máquinas de lavar nas ruas onde você só coloca moedinhas (equivalente a 1 dolar) e usa o seu próprio sache de sabão líquido ou em pó  e amaciante dose única comprado em qualquer loja de conveniência. E o melhor é que as máquinas geralmente são de 8kg a 12kg, ou seja, dá para lavar tudo de uma única vez. 

como lavar roupa viagem

SE VOCÊ VAI ACAMPAR POR UM PERÍODO MAIOR

LEVE CORDA: Vai facilitar bastante a secagem da roupas se você tiver onde pendurar as coisas.

SACO DE LAVAR ROUPA SCRUBBA: Esse saco de lavar a roupa funciona de verdade por incrível que pareça e você passa bem menos trabalho do que efetivamente lavar a roupa a mão. Basta fazer os movimentos que vem explicado no manual de instruções e dá para usar a água do rio. Não recomendo levar na viagem que você não pretende acampar, pois vai ser um peso extra totalmente desnecessário.

DICA PARA NÃO PERDER OU ESTRAGAR ROUPA

Eu uso sacos de lavar a roupa para carregar meus sapatos, assim não suja a minha roupa, não fica aquele barulho chato de saco plástico quando mexo na mala e na hora de lavar peças pequenas como meias que somem apenas um pé ou em peças que correm o risco de engatar em algum zíper, eu uso eles. Esses sacos são facilmente achados em qualquer lojinha de 1,99 e similares.  

como lavar roupa viagem

NA HORA DE SECAR A ROUPA

Nem sempre dá para usar a secadora e às vezes a gente nem quer usar para não encolher as peças. Já contei que tenho pavor de passar a roupa, não carrego nada que amassa muito e sempre uso sacos organizadores pra manter tudo dobrado direitinho, mas na Ásia ainda descobri uma técnica perfeita: pendurar camisetas e vestidos em cabides para secar. A roupa seca sem ficar com vincos no meio ou nas pontas e na hora de recolher e dobrar, basta passar a mão para ela estar perfeita para o uso. Lá eles tem araras (essas de guarda-roupa) para pendurar os cabides para secar roupas, nada de varais ou cerquinhas de apartamento como nós temos.

Em lugares muito úmidos sempre deixei as coisas o mais próximo possível de aquecedores, ventiladores e até aquelas luzes que esquentam o ambiente para evitar a todo custo o cheiro que fica na roupa se ela passa muito tempo molhada. Às vezes o único lugar disponível parar pendurar roupa é no guarda-roupa, então tem que deixar aberto e torcer para tudo secar rápido. 

como lavar roupa viagem

DICAS GERAIS

a. PLANEJE MUITO BEM A SUA MALA: evite roupas brancas ou que amassam muito. Se ainda tem dúvida de como escolher as peças, veja o post Como Eu Me Libertei Do Meu Guarda Roupa.

b. TALVEZ VOCÊ PRECISE REAPROVEITAR ROUPA SUJA: nem sempre a roupa vai estar impecável, às vezes você vai precisar sim usar de novo aquele top suado (que já secou!) ou aquela bermuda de uma semana, por inúmeros motivos. E talvez só você vai perceber o quanto a peça está suja. Já fiz isso de determinar o vestido “pra ficar podre”, porque ia ficar pipocando de lugar em lugar por uma semana inteira.

c. NÃO SE ESTRESSE TANTO E APROVEITE A VIAGEM: você planejou tanto, sonhou muito, economizou nos centavos parar ter a viagem dos sonhos. Não vai ser a de roupa suja que vai estragar tudo, né?! 

como lavar roupa viagem
  • Quer saber o que tem na minha mochila? Veja AQUI!
  • Quer saber como eu faço para cuidar da vaidade na viagem? Veja AQUI!
  • Ainda não sabe como desapegar do guarda-roupa? Veja AQUI!
  • Quer saber como estar sempre bem arrumada na viagem? Veja AQUI

 

Já conhece o nosso Facebook?

VEJA MAIS