Câmbio: Que Moeda Levar, Onde Trocar e Dicas para Economizar

Texto: MONICA MORAS Fotos: EDUARDO VIERO

Fazer câmbio para moeda estrangeira é sempre um drama! A gente trabalha, economiza, faz milhões de planos para chegar na viagem e gastar da melhor forma que der. O objetivo mesmo é aproveitar o máximo possível, gastando o mínimo possível.

Pensando nisso, vim dar umas dicas! Esse artigo vale apenas quando estamos falando de dinheiro em espécie. Não vale para cartões de crédito ou cartões pré-pago travel Money.

11 DúvidaS Frequentes Respondidas

Câmbio de Moeda Estrangeira

 1. QUAL MOEDA LEVAR NA VIAGEM INTERNACIONAL?

Dólar ou Euro. Você vai precisar trocar os seu reais por dólar ou euro e quando chegar no país destino, refazer o câmbio para a moeda local.

As exceções bem pontuais:

  • Argentina, Paraguai e Uruguai, onde você pode levar reais.
  • Inglaterra, onde você pode levar libras.

Dica: Para Europa leve Euros, pois o câmbio para o dólar não é muito bom e ainda tem uma taxinha extra que come uns euros de acordo com a quantidade trocada.

2. QUAIS PAÍSES ACEITAM REAIS?

Argentina nas cidades fronteiriças e Buenos Aires. Uruguai nas cidades fronteiriças e cidades mais turísticas como Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este. E Bolívia e Paraguai apenas nas cidades fronteiriças. Em Lisboa e Xangai, também existe câmbio de reais, mas acaba saindo bem mais caro do que fazer o câmbio para euros no Brasil.

3. TROCO REAIS POR MOEDA ESTRANGEIRA NO BRASIL OU NO PAÍS DESTINO?

Troca reais no Brasil se for câmbio para dólares, euros ou pesos argentinos. Troca no país destino de a moeda não for dólares ou euros. Ou algum dos poucos países que aceitam reais para câmbio.

4. E SE EU QUISER TROCAR REAIS POR MOEDA ESTRANGEIRA EXÓTICA ANTES DE SAIR DO BRASIL?

Esse é um erro muito grande. Moedas exóticas (Tailândia, Croácia, Rússia, ect) tem uma taxa de conversão muito ruim no Brasil, e às vezes sequer estão disponíveis. Leve dólares ou euros, pois seus reais não valer nada no país destino. E o mesmo vale para a volta: não traga moeda exótica de volta para o Brasil. Faça o câmbio reverso do moeda local para dólar ou euros. Eu explico isso mais adiante aqui no artigo.

5. DEVO TROCAR REAIS POR MOEDA ESTRANGEIRA DE UMA Só VEZ?

Essa não é uma boa ideia. O ideal é ir trocando aos poucos, a medida que for economizando ou quando ver que o dólar ou euros teve queda. Às vezes vai pagar mais caro, às vezes mais barato, mas pelo menos vai juntando aos pouco para não ficar “refém” de uma possível alta perto da hora de trocar.

6. DEVO TROCAR DOLAR / EUROS POR MOEDA LOCAL DE UMA só VEZ?

Também não é uma boa ideia, já que você não sabe exatamente quanto vai gastar e pode acabar com dinheiro estrangeiro exótico parado na carteira. Vá trocando aos poucos, de acordo com o que pretende fazer no país.

7. QUANTO DE DINHEIRO LEVAR?

Depende. Depende para onde está indo, o seu estilo de viagem (mochilão, férias econômicas, lua de mel, etc), quantas coisas já estão pagas e o que você pretende fazer por lá. Lembrando que quanto mais tours, mais caro fica! 

A minha dica é: pesquise! Pesquise quanto custa a hospedagem, quanto custa o transporte que você pretende usar, quanto custa comer num restaurante, se vale a pena pegar algo pronto no mercado, quanto custa entrar em museus, quanto custam os tours, quantos custa chip de celular, etc. Lembre-se de sempre deixar um dinheiro extra para imprevisto ou comprinhas. Nesse artigo tem os custos médios com as devidas variações:  Quanto Custa Viajar pela Ásia, Europa e América do Sul

Onde pesquisar: Google! Escreva “quanto custa [X coisa] em [X lugar]”. Tem muita informação grátis na internet e você pode fazer a sua própria conta.

Mais uma dica: pesquise também quanto custa um atendimento médico no seu lugar de destino para escolher o Seguro Viagem correto. Nos Estados Unidos, por exemplo, o custo de uma consulta é muito caro. Se você pegar um Seguro Viagem com uma cobertura muito baixa e precisar usar, talvez ele nem cubra a sua necessidade. Se você não sabe escolher Seguro Viagem, leia Como Escolher Qual Melhor Seguro Viagem

8. ONDE FAZER CÂMBIO NO PAÍS DESTINO?

Evite ao máximo fazer câmbio no aeroporto, pois as taxas são sempre mais altas. No aeroporto troque apenas 100 dólares (ou euros), que é suficiente para pegar o transporte até o seu hotel. Digo 100 dólares, porque geralmente notas menores tem uma cotação pior, e mesmo trocando 100, você não vai perder tanto quanto se trocasse 400, por exemplo.

Na Argentina, troque o equivalente a 100 reais. No Uruguai, se o seu destino é Montevidéu e você vai chegar de dia, deixe para trocar dinheiro na cidade e use o Uber para sair do aeroporto, já que a distância é pequena e mesmo pagando o IOF do cartão de crédito, a perda é menor do que fazer câmbio. Falei de valores e onde fazer câmbio em alguns artigos, como por exemplo: Quanto Custa na Tailândia: Valores para Planejar a ViagemGuia de Bairros de Buenos Aires: Atrações e Onde Ficar e Guia Para Viajar Pelo Uruguai: Dicas e Roteiros.

9. COMO ACHAR CASAS DE CÂMBIO NO PAÍS DESTINO FORA DO AEROPORTO?

Pesquisando antes de sair de casa. Essa pesquisa é rápida e pode evitar vários problema. Depois que você reservar o seu hostel/hotel, verifique onde está a casa de câmbio mais próxima. E se não for próxima, como faz para chegar até lá. Quando você estiver fazendo a reserva da sua hospedagem, talvez essa informação até já esteja escrita no anúncio do Booking. Se você não sabe escolher hostel, leia Como Escolher um Hostel: Guia para Iniciantes

Pesquise se é possível fazer câmbio em bancos. Na Rússia e Tailândia, os bancos são os lugares mais seguros para fazer troca de altos valores, apesar da taxa levemente mais alta. Já na China, apenas os bancos fazem câmbio fora do aeroporto.

Verifique também horário de funcionamento. A questão do horário de funcionamento é extremamente importante! Em Buenos Aires, por exemplo, casas de câmbio geralmente funcionam das 10h às 15h com raras exceções. Na Malásia elas não abrem em domingos. Nas Filipinas, algumas ilhas sequer tem câmbio.

Dica: se você não fala inglês, escreve no Google “currency exchange rates [nome da cidade que você vai visitar]”. Seria como se você escreves se “taxas de câmbio de moeda em [tal cidade]”.

10. SOBROU DINHEIRO DA MOEDA LOCAL. E AGORA?

Faça o câmbio reverso para dólar ou euros. Sim, você vai perder na taxa de conversão, mas pelo menos não vai ficar com uma moeda exótica e inútil na carteira. Por menos que seja e por mais que você perca, faça o câmbio no aeroporto mesmo antes do embarque para o Brasil. Esses dólares ou euros podem ajudar bastante na próxima viagem. 

Se a sua viagem é longa e você vai mudar de país, veja se é possível trocar o que sobrou pela moeda do próximo destino. Por exemplo: você está na Tailândia e vai esticar a viagem para o Vietnã sem voltar para a Tailândia. Já faça o câmbio de Baht para Dong.

11. DINHEIRO, CARTÃO DE CRÉDITO OU CARTÃO PRÉ-PAGO TRAVEL MONEY?

Dinheiro vivo é melhor na negociação e aceito em qualquer lugar. Cartão de crédito tem IOF e a cotação pode variar até o dia do fechamento da fatura. Cartão pré-pago travel Money também tem iof, mas é mais seguro e você pode sacar no caixa eletrônico (ATM) somente a quantidade que realmente precisa para o país.

Um bom exemplo do uso do cartão pré-pago é você estar fazendo uma mochilão pelo Leste Europeu, vai passar por Budapeste, a única cidade que não usa Euros do roteiro, e você não quer fazer câmbio, pois não sabe quanto trocar.

DICA FINAL

PESQUISE E PLANEJE: Pesquisar para montar uma planejamento toma um tempo antes da viagem, mas evita desperdício de tempo e dinheiro durante a viagem!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. Ou pague em até 12x sem juros.

Ficou com dúvida? Escreve aqui nos comentários! A sua dúvida pode ajudar outras pessoas!

PIN IT :)

 

Câmbio: Que Moeda Levar, Onde Trocar e Dicas para Economizar

 

Já conhece nosso Facebook?

veja mais