O Que é e Como Fazer o Efeito Bokeh

Texto e Fotos: EDUARDO VIERO

Bokeh é um dos efeitos mais famosos e conhecidos entre os fotógrafos, aquele efeito desfocado com luzes em formas circulares no fundo criado pela lente. A razão de ser tão popular é porque Bokeh torna a fotografia visualmente mais atraente, fazendo com a que gente preste mais atenção em uma parte da imagem. Essa palavra vem do Japonês, que significa,  borrão, o que para nós seria como desfocado.

1. O que é Bokeh

Basicamente bokeh é a qualidade de alguma parte da foto que está fora de foco ou o desfocado criado pela lente. Esse desfoque não é por errar o foco na foto, mas sim o desfoque no fundo do objeto que se está fotografando. 

O desfoque que todos os fotógrafos usam funciona de forma que o objeto principal é "separado" do fundo (background). Sendo assim, o resultado então é um “depth-of-filed”, uma pequena profundidade de campo, que basicamente é chamado de “fundo desfocado”.  Entendendo na prática, aquele desfoque do fundo ou da frente do objeto que aparece pequenos pontinhos redondos de luz é o que os fotógrafos chamam de Bokeh.

Ainda confuso? Dá uma olhada na imagem abaixo.

Você pode ver nessa foto que fiz da modelo Cláudia Portal em Bangkok, que ela está em foco e nítida. Isso significa que ela está dentro da profundidade de campo (depht-of-field). Já o fundo (background) está totalmente desfocado,  o que significa que o fundo está fora da profundidade de campo.

Essa pequena parte da profundidade de campo resulta no destaque do objeto fotografado. Nesse caso, usando uma grande abertura (de f/1.4 f/2.8, leia sobre abertura), a lente cria o efeito do bokeh. A luz dos carros no fundo formaram círculos de luz que resultou no bokeh, enquanto a parte focada, de forma suave, se mistura aos poucos com o fundo. 

Na maioria das vezes um Bokeh bom, deriva da qualidade desses círculos na foto. Na imagem da xícara é possível ver esses círculos, porque eles derivam de reflexos de luz, dando assim, mais destaque para o Bokeh.

Enquanto alguns fotógrafos discutem sobre a qualidade do bokeh que é em razão da beleza dos círculos, muitos outros acreditam que um bokeh bom é quando toda a área de fundo está desfocada de forma sutil, e não apenas sobre a qualidade dos círculos oriundos de reflexos e luzes.

2. DIFERENÇA DE Bokeh: bom e ruim

Lembrando então, o bokeh é criado pela lente e não pela câmera. Lentes diferentes criam bokeh diferentes, isso por causa da construção óptica de cada lente.

Geralmente lentes de retrato e tele-objetivas com aberturas grandes fazem um bokeh mais bonito e atraente do que as lentes mais baratas de zoom. Por exemplo: a 50mm f/1.4 da Canon (leia) produz um excelente bokeh, enquanto a 18-55mm f/3.5-5.6 da Canon produz um bokeh não tão bom, mesmo usando a mesma abertura. Isso porque a construção óptica dessas lentes são diferentes umas das outras. Eu não estou apenas falando sobre um fundo desfocado, até porque todas as lentes são possíveis de produzir um fundo desfocado, mas nem todas as lentes são capazes de criar um bokeh bonito.

Mas o que é o Bokeh bonito?

Para mim um bokeh bonito é aquele que não distorce a percepção da imagem principal. Sendo assim, o fundo deve estar desfocado de forma suave e com círculos de luz que ao mesmo tempo não chame muita atenção.

Aqui tem um exemplo de bokeh bonito que eu fiz e utilizei a lente 35mm f/1.4 da Canon com a abertura f/2.8

Preste atenção como o fundo está desfocado de forma suave, não tirando a atenção o objeto principal. É possível observar os círculos de luz (o bokeh) lá na arvore e perceber também a transição suave entre o objeto em primeiro plano para o fundo da imagem. Para mim, isso é um Bokeh bonito, onde a percepção dele de forma natural e não artificial.

o que é um bokeh ruim?

Não existe um bokeh ruim ou feio. Na minha opinião talvez o que não deixe ele ser perfeito e bonito é quando esse bokeh ou desfoque distraia minha atenção sobre a imagem.

Uma coisa essencial na fotografia é a importância de saber o que se está fazendo e o porquê está fazendo. A mesma imagem pode ser feita com várias formas de configuração na câmera. Um exemplo é usar aberturas diferentes na lente, que resultarão em imagens completamente diferentes, com camadas e texturas distintas. Mas voltando ao bokeh, o que não seria bonito aos olhos, na minha opinião, é quando há uma distração sobre o objeto em primeiro plano, como na foto abaixo das flores vermelhas. 

Quando o efeito Bokeh é ruim

3. Formatos de bokeh

Existem alguns formatos de bokeh e aqui vou ilustrar apenas três, que são os que eu mais vemos, e quando fotografo é esses que alcanço. Esse exemplo das luzes abaixo foi feito com a lente da Canon a 50mm f/1.4.

Na foto da esquerda/primeira eu usei a abertura f/1.4, o que resultou numa forma mais arredondada e grande. A foto do meio alterei apenas um F-stop (f/), fui para f/1.6, que resultou em círculos não tão perfeitos (dodecaedro). E por último, na foto da direita/última eu usei a abertura de f/3.5, o que resultou em um octógono.

Para esse exemplo usei luzinhas de Natal, e como vocês podem ver, uma simples alteração na abertura da lente já fez uma enorme diferença.

4. Como fazer um bokeh bonito

Então, como fazer para obter um bokeh bom?

Na minha opinião depende do tipo de lente que você está usando. Enquanto lentes mais baratas e simples que tem zoom vão de dar um resultado não tão agradável, as lentes fixas e profissionais vão te dar um resultado muito satisfatório, principalmente em função da sua grande abertura, o que resulta num bom bokeh.  

Você sabe se sua lente faz um bom bokeh?

Teste com o passo a passo: 

  1. Foque em um objeto bem de perto, o quanto a sua lente conseguir se aproximar e fazer foco. Tente deixar esse objeto a uma distância de 1m de algumas luzes atrás dele.
  2. Esteja certo que esse objeto está na mesma linha do fundo. Tente usar luzes coloridas como essas luzinhas de Natal que utilizei de exemplo.
  3. Uma vez que você acertou o fundo que quer fotografar e obter o bokeh, configure a abertura a abertura da lente o mais baixo possível. Na maioria das lentes, principalmente as lentes do Kit, a abertura baixa é em torno de f/3.5, já as lentes fixas podem estar em torno de f/1.2 e f/2.8.
  4. Depois de configurada a abertura baixa, faça a foto do objeto e veja como ficou. O primeiro objeto deve estar em foco, enquanto o fundo deve ficar desfocado.
  5. Observe que se você tiver uma lente de boa qualidade, o bokeh vai parecer de forma sutil, limpa e bonita. Se os círculos estiveram limpos e suaves como na foto acima, significa que sua lente é uma lente que produz esse tipo de foto de forma bonita.

5.  Quais lentes criam um Bokeh bonito

Existem muitas lentes no mercado que são excelentes não apenas para ter um bokeh bonito. As melhores são as lentes fixas. Tanto Canon, Nikon e Sigma tem lentes excelentes para isso. Exemplos de lentes fixas são:

  • 50mm f1.8, f/1.4 e f/1.2
  • 35mm f/1.4
  • 85mm f/1.8, f/1.4 e f/1.2
  • 105mm f/2
  • 135mm f/2
  • 70-200mm f/2.8

Essas são lentes que você pode encontrar nas marcas de lentes mais conhecidas do mercado. As lentes de abertura f/1.8 são de custo um pouco mais baixo, mas que entregam um resultado bem satisfatório desde que você saiba utilizá-las de forma correta e objetiva.

Efeito bokeh artificial

Existem outras forma de fazer bokeh que é utilizando programas como Photoshop e alguns aplicativos de smartphone. Mas que não são naturais e únicos como os que as lentes nos entregam. 

6. Exemplos de bokeh e fundo desfocado

Espero que tenham entendido um pouco mais sobre o efeito bokeh e a forma que pode se chegar nesse resultado. 

eduardo e monica bokeh

VEJA TODOS OS POSTS DE FOTOGRAFIA

PINT IT :) 

O Que é e Como Fazer o Efeito Bokeh

O Que é e Como Fazer o Efeito Bokeh

CONHEÇA NOSSOS PRESETS DE LIGHTROOM

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS