Museo del Jamón, o Tradicional Sanduíche de Presunto de Madri

Texto: MONICA MORAS | @monicamoras Fotos: MORGANA MORAS | @morganamoras

O Museo del Jamón é um dos melhores lugares para uma pausa em Madri. Ele não é um museu, é sim uma rede de restaurantes especializada no jamón serrano, o presunto cru espanhol. São seis lojas espalhadas pela cidade estrategicamente posicionadas, como na Puera del Sol e Plaza Mayor. A rede existe desde 1978 e é sucesso!

O ambiente é pitoresco, afinal as peças curadas estão penduradas ao longo de todo o balcão. Além disso é muito animado, com jovens locais no happy hour e mochileiros animados buscando um lanche rápido e barato acompanhado de cerveja. Muito barato, por sinal! 

A partir de 1 euro já se tem um sanduiche, com 3 euros se tem um super baguete. E tem a opção de comer no balcão ou levar para a viagem. O que difere é que o preço cobrado para comer no balcão tem uma taxa extra. Portanto, pense em comer de pé mesmo (sem usar o balcão), sentado na praça ou numa escada qualquer se quiser economizar. Mas se você está em modo econômico e não quer viver de sanduiche de presunto, o Museu del Jamon prepara pratos com ovos fritos, batata frita, salada e bisteca por aproximadamente 5 euros. 

Na Espanha, a classificação do presunto é determinada pela raça do animal e os alimentos consumidos, e a qualidade vem do que ele come na fase de engorda. Por esse motivo, você poderá escolher entre um sanduiche bem barato e outro muito caro. E a fama do Museo del Jamón vem justamente do jamón serrano, o mais barato. 

Mas o Museo del Jamón tem também os presuntos nobres, como o Jamón Ibérico de Bellota, conhecido como “Pata Negra”. Esse presunto tem esse nome, porque os porcos ibéricos são criados soltos e se alimentam de bellota, que literalmente significa bolota, e é uma frutinha que lembra bastante uma noz, e é bastante energética, o que leva o animal a criar bastante gordura entre os músculos. É isso que torna a carne mais saborosa e, consequentemente, caro. 

Se você puder investir, prove os presuntos diferentes do Museo del Jamón, como as variações do Jamón Ibérico, que custam a partir de 3,90 euros, como Jamón Ibérico de Cebo, Jamón Ibérico de Cebo de Campo e até o Jamón Ibérico de Bellota. No Brasil, um “Pata Negra” é absurdamente caro, já na Espanha dá para pensar em pagar por uma porção, que não é barata, mas é aceitável, algo em torno de 20 euros. Confira mais detalhes no site https://museodeljamon.es.

Então, se bater uma fominha, agora você já sabe onde ir e ainda aproveitar algo tipicamente local. Depois conta aqui nos comentários como foi a experiência!  

FIQUE LIGADO!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro!. Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK? TEMOS INSTAGRAM TAMBEM: @BLOGEDUARDOEMONICA

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS