Roteiro em Toledo: 1 Dia a Partir de Madri

Texto: MONICA MORAS @monicamoras Fotos: MORGANA MORAS | @morganamoras

Toledo é a cidade mais fácil de fazer um bate e volta a partir de Madri. São apenas 30 minutos de viagem de trem, e apesar de labiríntica, é muito fácil de andar a pé e não se perder com tantas sinalizações.

Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986, Toledo é conhecida como a Cidade das Três Culturas, pois por muitos anos viveram por lá cristãos, muçulmanos e judeus, todos ao mesmo tempo, convivendo, interagindo e provando que havia tolerância religiosa. Toledo também capital do reino da Espanha e, no fim do século 15, fundou sua Escola de Tradutores. Anos depois, se converteu em um dos grandes centros de ensino e arte do país. A cidade ainda tem uma vibe medieval sofisticada, então se prepare para voltar no tempo com muito charme. 

COMO USAR O ROTEIRO DE 1 DIA EM TOLEDO

  • O roteiro é em modo econômico, testado e aprovado. Minha mãe também fez esse roteiro.

  • Tudo é feito a pé. Vá com um calçado confortável para caminhar.

  • Use o Maps.me, aplicativo grátis e off-line mapas, para pinar todos o pontos que eu indiquei e traçar rotas a pé.

  • Considerei o tempo de fotografar, afinal o esse blog também é de fotografia! Veja dicas de fotografia de celular e como fotografar cidades.

  • No final tem dicas úteis de Toledo, de como chegar, como sair, o que vale a pena, como economizar, Pulsera Turísticas de Toledo (desconto nas atrações) e mais algumas dicas essenciais. 

  • Leia também: Roteiro Em Madri: 4 Dias Passo A Passo

ROTEIRO DE 1 DIA EM TOLEDO

9 ATRAÇÕES IMPERDIVEIS

*Ao chegar na estação de trem Toledo, caminhe por 15 minutos até...

1. PUERTA DE BISAGRA

A Puerta de Bisagra tem origem muçulmana e fica na divisa entre a parte nova da cidade e a parte história, sendo esta a principal porta da cidade. Ela foi construída em duas partes separadas com um arco semicircular. Na parte externa é arredondada e na parte interior, quadrada. Nela há imagens de Carlos V e anjos.  

2. PUERTA DEL SOL

Construída no século XIV, a Puerta del Sol possui típicos arcos de ferradura árabes. Ela dava acesso à cidade murada. O arco de acesso é um arco de ferradura, e a porta foi construída com pedra e tijolos. O nome vem de um relevo ao lado das paredes, onde entre as figuras, há uma sol. 

3. ERMIDA DEL CRISTO DE LA LUZ 

A Ermida do Cristo de la Luz é uma mesquita da época califal, aproximadamente do ano 1000 d.C. A mesquita é um dos mais importantes monumentos da arquitetura espanhola-muçulmana e mudéjar na Espanha, e o mais importante da arte islâmica em Toledo. De mesquita se transformou em templo de culto cristão na época de Afonso VII, e dedicada desde então à religião cristã. É a mesquita mais bem conservada das dez que chegaram a existir na época muçulmana na cidade de Toledo. A entrada custa 2,80 euros. 

4. MONASTERIO DE SAN JUAN DE LOS REYS

O Monastério de San Juan de los Reyes de Toledo foi construído para a Ordem Franciscana, sob as ordens dos Reis Católicos Fernando e Isabel. Ele foi a forma de celebrar a vitória da batalha de Toro, travada entre os monarcas espanhóis e o rei Alfonso V de Portugal em 1476. Foi elaborado com elementos da arquitetura gótica e mudéjar, e é considerado uma das amostras mais valiosas do chamado estilo Gótico-Isabelino. Custa 2,80 euros. 

5. SINAGOGA SANTA MARIA LA BLANCA

A Sinagoga Santa Maria La Blanca, construída em 1203 no bairro judeu, foi projetada e decorada por arquitetos mudéjares, aqueles definidos como mouros trabalhando em solo cristão em edifícios não-islâmicos. A influência islâmica está nos arcos de ferradura. Foi concluído em 1203. De lá até hoje, a sinagoga já foi transformada em igreja, oficina de carpinteiro, quartel, refúgio para ex-prostitutas e atualmente, restaurada, é um museu. Custa 2,80 euros. 

6. SINAGOGA DEL TRANSITO

A Sinagoga del Trânsito, que fica no bairro da Juderia, foi construída em 1366 por iniciativa de Samuel ha-Leví, da corte do rei Pedro I. Considerada um dos mais belos exemplos da arquitetura de sinagogas da Península Ibérica e um excepcional exemplo de Arte Mudéjar. Dentro da sinagoga fica o Museu Sefardí, único do estado que recolhe e exibe os testemunhos dos judeus desde a chegada à Península Ibérica na época romana, até a chamada “Idade de Ouro” em al-Andalus, e mais tarde nos reinos cristãos. Custa 3 euros e a Pulseira Turistica não vale aqui.  

7. IGLESIA DE SAN ILDEFONSO (tem vista)

A Iglesia de San Idelfonso, construída em 1742, é toda barroca com uma fachada retabular, e ficalocalizada em um dos pontos mais altos da cidade, que tem vista de Toledo de suas torres. A mais bonita! A igreja em si em é enorme, e sua grande arquitetura é expressa na grande cúpula que cobre o espaço do cruzeiro.Custa 2,80 euros.  

8. CATEDRAL DE SANTA MARIA DE TOLEDO / CATEDRAL PRIMADA

A Catedral de Santa Maria de Toledo, também chamada de Catedral Primada é considerada uma referência Arquitetura Gótica na Espanha. Teve sua construção iniciada no ano de 1226, durante o reinado de Fernando III, e foram finalizadas em 1493. A estrutura do edifício foi inspirada no gótico francês, apesar de ter sido adaptada ao gosto espanhol. Na parte superior do altar há uma fenda que que faz com que a luz que entre dê a sensação de que o altar está se elevando aos céus. Custa 8 euros e Pulseira Turística não vale aqui. 

9. CAMINHAR PELA CIDADE

A cidade é medieval, então tá cheio de lojinhas vendendo coisas medievais, como armaduras, espadas e outros souvenires temáticos. E também a imagem de Dom Quixote de la Macha e Sancho Pança, os personagens de Miguel de Cervantes, que teve uma parte de sua história em Toledo. 

DICAS GERAIS DE TOLEDO

1. COMO CHEGAR EM TOLEDO A PARTIR DE MADRI

  • Vai até estação Atocha Renfe (azul L1) em Madri. Do metro, atravessa pra estação de trem. Renfe é o nome da cia de trens.

  • Vai no guichê e compra passagem para Toledo na classe “Turista”. Vai custar 11,10 euros. A volta também vai custar isso, mas pode comprar depois. 

  • Procura a plataforma e embarca no trem. 

  • A viagem vai durar 33 minutos. Quando chegar em Toledo, é só descer e começar a caminhar pela cidade conforme o roteiro. 

  • Da estação até a primeira atração, são uns 15 minutos de caminhada.

Leia também:

Roteiro Em Madri: 4 Dias Passo A Passo

2. COMO VOLTAR PARA MADRI A PARTIR DE TOLEDO

  • Vai até a estação de trem Toledo a pé. Use o Maps.me para traçar a rota a pé. Busque por “Estación AVE Toledo”.

  • Vai no guichê e compra passagem para Madrid - Atocha na classe “Turista”. Vai custar 11,10 euros. 

  • Procura a plataforma e embarca no trem. 

  • A viagem vai durar 33 minutos. Quando chegar em Madrid - Atocha, é só ir até o metro para voltar para o hotel.

3. PULSERA TURÍSTICA DE TOLEDO

4. ONDE FICAR EM TOLEDO

Se você pretende dormir na cidade, você precisa primeiro escolher se quer ficar na cidade antiga (dentro das muralhas), ou na cidade nova (fora das muralhas). 

Algumas opções bem localizadas dentro da cidade antiga são: 

  • Albergue Juvenil Los Pascuales: hostel muito bem localizado na cidade antiga, quartos femininos, e quartos mistos. 

  • Abad Toledo: hotel bem localizado, fica na antiga casa de ferreiro de 1815. Quartos charmosos com banheiro privado e ar condicionado. 

  • Hotel Carlos V: hotel bem localizado e o mais famosos de Toledo com uma vista panorâmica da cidade. Tem banheiro privativo, ar-condicionado, televisão. 

Algumas opções bem localizadas dentro da cidade nova são: 

  • Hostal Santa Barbara: pousada bem próxima da estação de trem, com quartos privativos com banheiro privativo e TV. 

  • Princesa Galianahotel na frente da estação de trem de Toledo, com quartos privativos com banheiro privativo, ar condicionado e TV. 

5. ONDE COMER EM TOLEDO

Se a fome bater, alguns restaurantes bem localizados são:

  • Restaurante Adolfo: é de um chef conhecido na região, e tem menu individual ou degustação. Não é barato, mas é uma aventura gastronômica. 

  • La Abadia: tem menu individual ou degustação, e fica numa casa antiga charmosa. O valor compensa pela quantidade de comida que vem. Mas também não é para quem está em modo econômico. 

  • Alqahira Rincón de Oriente: todos os pratos são caseiros com ingredientes frescos, por isso o menu é curto. Ele é uma prova da multiculturalidade de Toledo, pois serve apenas a gastronomia do Oriente Médio. 

FIQUE LIGADO!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro.  Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK? TEMOS INSTAGRAM TAMBEM: @BLOGEDUARDOEMONICA

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS