O Que Fazer em Puerto Madryn, na Patagônia Atlântica

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

Puerto Madryn entrou no nosso roteiro da Argentina por causa da Península Valdés e Punta Tombo. Mas no final ficou marcada como uma das cidades mais de boas que já visitamos, e teve até baleia franca austral nadando no píer da praia. Emocionante!

O QUE FAZER EM PUERTO MADRYN

Puerto Madryn foi fundada por imigrantes do País de Gales no ano de 1865. A cidade fica junto ao Oceano Atlântico viu o desenvolvimento chegar no século 20 graças a construção de um porto e a instalação de uma base produtora de alumínio. Mas além de história, Puerto Madryn também é uma excelente base para conhecer um pouco mais da Patagônia Atlântica com pinguins, leões marinhos e baleias, e também caminhar na Costanera, a beira mar da cidade. 

A cidade é plana, o centro é pequeno e tudo é muito fácil de fazer a pé. Os pontos principais são o Muelle Alte Luis Piedrabuena (o cais e plataforma), a Costanera (beira mar) e a 25 de Mayo, Julio Argentino  Roca, Belgrano e Mitre. Ou seja, todas na volta do cais. Por isso, além de conhecer as reservas ecológicas, vale a pena reservar um tempo para conhecer as demais atrações da cidade.

1. MUSEO OCEANOGRÁFICO Y DE CIENCIAS NATURALES

O Museo Oceanográfico y de Ciencias Naturales fica numa casa construída em 1917 em estilo vitoriano. O museu exibe coleções de minerais, flora e fauna terrestre e marinha e também fotos e dados sobre a história da região. 

2. MUSEO DE ARTE MODERNO

O Museo de Arte Moderno é o mais austral do mundo e possui obras de artistas argentinos, como Quinquela Martín, o pintor que fez e viveu no Caminito de Buenos Aires. Além disso tem exposições temporárias.  

3. ECOCENTRO PUERTO MADRYN

O Ecocentro Puerto Madryn fica no prédio lindo a beira mar, nas pedras, a 5km do cais. Esse centro de estudos apresenta exposições sobre a vida marinha, aquários, um esqueleto de baleia e salas que simulam como seria o mundo submarino.  

4. PASEO DE LOS ARTESANOS

O Paseo de los Artesanos acontece no final de tarde diariamente no verão e no inverno apenas no final de semana. Fica na Plaza San Martín. Mas se você não conseguir ver a feirinha, no centro da cidade é fácil achar artesanatos. 

5. FINAL DE TARDE NO CAIS

O sol se põe atrás cidade, então o melhor lugar para ver é a partir do píer. Inclusive é lugar bem agradável de caminhar no final de tarde com barraquinhas coloridas, clima de praia e se tiver em época de baleias, dá até para tentar ver elas do píer. Nós vimos e foi emocionante! 

puerto madryn patagonia argentina 6.jpg

EXCURSÕES A PARTIR DE PUERTO MADRYN

A fauna da Patagônia Atlântica é o grande atrativo dessa região, e por isso se você está planejando a sua visita, fique atento as temporadas de baleias e pinguins (falei abaixo).

  • PUNTA TOMBO: A maior colônia continental de pinguins de todo o mundo. Leia também Visitando Punta Tombo na Patagônia Argentina
  • PENÍNSULA VALDÉS: Um santuário da vida marinha e terrestre onde se veem baleias. 
  • ESTÂNCIAS: Se você gosta na vida do campo, essa pode ser uma ótima opção para conhecer a cultura e fauna local.
  • PUNTA LOMA: Reserva de leões marinhos. 

Quando ir para Puerto Madryn

  • TEMPORADA DE BALEIAS FRANCA AUSTRAL: junho a dezembro
  • TEMPORADA DE ORCAS: outubro a abril
  • TEMPORADA DE ELEFANTES MARINHOS: ano todo
  • TEMPORADA DE PINGUINS: setembro a fevereiro

DICAS GERAIS DE PUERTO MADRYN

  • CLIMA: Apesar de ser a beira mar, o clima é bastante seco e com grande amplitude térmica. No verão as temperaturas chegam a 30ºC e a noite caem bruscamente. No inverno, de maio a setembro, o frio é bastante intenso, às vezes com temperaturas negativas.
  • CÂMBIO: Existem casas de câmbio, mas é mais fácil fazer câmbio em um dos vários bancos que estãoruas Roque S.Pena, 25 de Mayo, Mitre e 9 de Julio. Leve reais ou dólares. 
  • AGÊNCIAS DE TURISMO: A maioria das agências fica na Avenida Roca e os valores não variam muitos entre elas. Nós reservamos nossos tours pelo nosso hostel que também é agência, o El Gualicho. 
  • TRANSPORTE: A cidade é plana, bem fácil de andar a pé e tudo fica pertinho. Mas se precisar, tem ônibus que cruza a cidade.
  • QUANTO TEMPO FICAR EM PUERTO MADRYN: Em 3 dias cheios dá para conhecer a cidade toda, e fazer day trips para Punta Tombo e Península Valdés.
  • ONDE COMER: Por ser uma cidade portuária, você vai achar muitos frutos do mar. Também vai achar o tradicional cordeiro assado e muitas barraquinhas de cachorro quente na orla.Além disso existem muitas casas de chá na cidade e que oferecem a famosa torta galesa, por influência dos imigrantes do País de Gales no século 19.
  • HOSPEDAGEM: Nós ficamos no Hostel El Gualicho que também era agência de turismo e nos foi bem recomendado. Outras opções bem localizadas são La Tosca Hostel, Loica Hostel, e se você quer relaxar a beira mar num hotel confortável, veja o Costanera Hotel.

COMO CHEGAR E SAIR DE PUERTO MADRYN

  • AVIÃO: Existem um aeroporto a 10km da cidade, mas recebe voos apenas de Buenos Aires e Comorodo Rivadaria. Nós chegamos a partir do aeroporto de Trelew, a 50km de Puerto Madryn. Nosso voo da Aerolineas Argentina era Porto Alegre-Buenos Aires – Trelew. Ali pegamos uma van coletiva que nos levou até o hostel. Mas também tinha taxi e remis. 
  • ÔNIBUS: O terminal de ônibus de Puerto Madryn fica na Calle Dr Avila s/nº, entre Calle Necochea e Calle Independencia, a seis quadras do centro, bem fácil de achar. Foi dali que pegamos o ônibus da Andesmar para o Ushuaia. Distâncias de Ônibus: Buenos Aires 19h, Rio Gallegos 19h, Comodoro Rivadavia 5h, Ushuaia 31h,  Bariloche 16h, Trelew 45min e Puerto Pirámide na Península Valdés, 1:30h. 

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DA ARGENTINA

PIN IT :) 

 
 O Que Fazer em Puerto Madryn, Patagônia Atlântica

O Que Fazer em Puerto Madryn, Patagônia Atlântica

 

JÁ CONHECE O NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS