Como Visitar a Península Valdés e Ver Baleias

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

A Península Valdés é um santuário de vida marinha e terrestre, e é lá que se veem as baleias franca austral. A 100km de Puerto Madryn, na Patagônia Atlântica, Península Valdés é o habitat natural de baleias, pinguins, leões marinhos, elefantes marinhos, guanacos, tatus, coelhos selvagens, raposas e muitos outros animais. Não existe contato com os animais, já que todos os pontos de observação são protegidos por penhascos e por cercas de proteção.

O itsmo Ameghino, uma faixa de terra que separa dois golfos é o que liga a Península Valdés ao continente. Nessa entrada na península é fácil ver pássaros e guanacos, e também é onde está o Centro de Visitantes com um pouco da história do lugar e das espécies que ali estão. O único vilarejo da região é Puerto Pirámides, de mais ou menos 300 habitantes e criadores de ovelhas, é de onde se pega um barco para o Golfo Nuevo para ver baleias franca que entre os meses de Junho e Dezembro se aproximam da costa para acasalar, procriar e amamentar seus filhotes. 

Andando pela Península Valdés, é possível ver diferentes espécies de animais, conforme a localização. Em Caleta Valdés há uma grande colônia de leões marinhos e, raramente, é possível ver orcas entre outubro e abril. Já em Punta Cantor, é possível ver uma pequena colônia de pinguins entre outubro e março. E em Punta Norte existe uma grande colônia de leões e elefantes-marinhos.

COMO VISITAR A PENÍNSULA VALDÉS

a. EXCURSÃO

Você pode pegar um tour a partir de Puerto Madryn que tem duração de 1 dia inteiro e percorrem a reserva inteira. A entrada é paga a parte na própria reserva e ver as baleias francas em Puerto Pirámides tem um custo extra. Os valores das excursões não variam muito entre as agências de Puerto Madryn. Nós agendamos tudo pelo nosso hostel, o El Gualicho que também é agência. A excursão custa 1800 pesos e ver as baleias custa 1750 pesos, total de 3550 pesos argentinos (ago/18).

b. CARRO

Se você estiver de carro, deve andar pela RN3 e depois pela RP2 até Puerto Pirámides. Vá com o tanque cheio, já que não tem posto de combustível na península. 

ROTEIRO EM PENÍNSULA VALDÉS

Se você estiver visitando a Reserva Faunística Península Valdés de carro, chegue no istmo pelas 9:30h. Depois de pagar seu ingresso, vá até Puerto Pirámides, uns 25km do istmo, o único vilarejo da reserva. Ali estarão os barcos que levam para fazer o tour para ver as baleias franca. 

Terminado o passeio, aproveite para almoçar em algum restaurante ou estância da região de Puerto Pirámides. Mas se quiser economizar, leve seu lanche. Ande mais 70km até chegar em Punta Norte. Ali tem uma pequena trilha leva até o ponto mais próximo de ser ver ficas, leões  e elefantes marinhos. Se for temporada e tiver sorte, vai ver orcas também. 

Siga então até Caleta Valdés, uma baía que abriga uma pequena colônia de pinguins de magalhães. Na temporada deles, eles chegam bem pertinho da cerca. Não toque nos pinguins! Provavelmente até às 16h você já terá visto tudo e parado algumas vezes na estrada para fotografar. 

QUANDO IR E VER BALEIAS FRANCA

Os melhores meses são outubro e novembro , pois coincide de todas as espécies estarem na Peninsula Valdés. Evite ir em meses fora de temporada, ou não vai conseguir ver muitos animais. 

  • TEMPORADA DE BALEIAS FRANCA AUSTRAL: junho até dezembro
  • TEMPORADA DE ORCAS: outubro a abril
  • TEMPORADA DE ELEFANTES MARINHOS: ano todo
  • TEMPORADA DE PINGUINS: setembro a fevereiro
peninsula valdes patagonia argentina 4.jpg

DICAS GERAIS DE PENÍNSULA VALDÉS

  • Leve água, já que o clima é bem árido, quase desértico.
  • Tem restaurante no caminho e não é muito barato.
  • Leve uma lente tele-objetiva (com zoom) para poder fotografar, já que os animais ficam longe.
  • Prefira ficar em Puerto Madryn. Nós ficamos no Hostel El Gualicho que também era agência de turismo e nos foi bem recomendado. Outras opções bem localizadas são La Tosca HostelLoica Hostel, e se você quer relaxar a beira mar num hotel confortável, veja o Costanera Hotel.

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DA ARGENTINA

PIN IT :) 

 

Como Visitar a Península Valdés e Ver Baleias

 

JÁ CONHECE O NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS