Como é Viajar de Trem Noturno na Tailândia

Escrito em 19/12/218 | Atualizado em 24/10/2022

Texto: MONICA MORAS  @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO @eduvieroMONICA MORAS  

Eu adoro viajar de trem noturno na Tailândia! Já perdi as contas de quantas idas e vindas fiz de Bangkok para Chiang Mai, e ainda ousei ir de Bangkok para Penang na Malásia de trem. Que viagem! Assista o video.

COMO É VIAJAR DE TREM NOTURNO NA TAILÂNDIA

Se você ainda está na dúvida se vale a pena viajar de trem noturno na Tailândia, minha resposta é sim. É seguro, tranquilo e tem uma vista ótima. Além disso é fácil de comprar a passagem, não tem estresse com o peso da mala, dá para chegar 15 minutos antes, e na hora de dormir, é só puxar a cortininha e ficar na privacidade da sua cama.

Agora pensando mais friamente, ainda é muito menos poluente do que voar e ir de ônibus, funciona como uma experiência thai style e já economiza na noite do hostel. 

Para Chiang Mai, a viagem de trem demora cerca de 13 horas para chegar, apenas um pouco mais do que ônibus. Fique atento para pegar a 2º Classe Sleeper, que é que você tem uma cama para dormir. Já para Penang na Malásia, são 18h de viagem com imigração an fronteira.

Como é o Trem na Tailândia

TAMANHO DA CAMA

Você pode escolher o beliche superior (mais barato) ou o beliche inferior (mais caro), mas tenha em mente o beliche superior não é recomendado para pessoas maiores de 1,70m. Ambos têm cortinas para sua privacidade, roupa de cama limpa, travesseiros e cobertores. E quem arruma a cama é o funcionário do trem, numa agilidade impressionante. 

 Alguns trens são como cabines abertas com quatro camas. Outros são um corredor com poltronas que se transformam em camas. Esses das poltronas tem a cama de baixo bem mais larga e é uma loteria, porque não tem como escolher o tipo de trem. Recomendo o trem #13 por causa do horário de partida e chegada.

ALIMENTAÇÃO

Os trens têm serviço de jantar e café da manhã, que são mais caros, mas nenhum absurdo, para ser sincera. A melhor ideia é levar o que você vai comer a noite, levar sua água e pegar o café quentinho pela manhã. Um xícara custa 20 bath.

Todas as estações tem um 7Eleven (loja de conveniência) perto, então comida e bebida não alcóolica para viagem não serão um problema. Não é permitido consumir bebida alcoólica dentro do trem e policiais tailandeses caminham pelo vagão com uma certa frequência. Leve água para a noite toda! 

AMENIDADES

Em cada vagão ainda tem banheiros, ar condicionado e espaço para bagagem com você, embaixo da cama debaixo ou num compartimento do teto na cama superior. Porém não tem wifi e tem só uma ou duas tomadas por vagão em alguns trens (no #13 tem em todas as camas). Portanto, leve seus gadgets (celular, tablete, etc) carregados e com um power bank que garanta a bateria, que você provavelmente vai gastar assistindo aquele filme que você baixou pra assistir off-line no Netflix. 

Mulheres viajando sozinhas, se preferirem, observem que o trem #9 tem um vagão feminino exclusivo para mulheres e crianças. É segunda classe, tem ar condicionado, banheiro, opções de alimentação e apenas comissárias e policiais mulheres transitam nesse vagão.

Se você é do tipo que enjoa, não esqueça de ter o remédio para enjoo e o inalador. O remédio para enjoo vende no 7Eleven num envelopinho azul de papelão com duas unidades. Está escrito que é para motion sickness.

O inalador é um tubo branco que parece um batom com uma faixa colorida no meio, e vende em todos os lugares do país. É tipo um Vick que você inala para aliviar dor de cabeça, enjoo, náusea, pressão baixa, etc. 

Para onde o trem da Tailândia vai

Ele sai de Bangkok e vai para quase todo o país, mas os destinos mais populares para os turistas são Chiang Mai, Surat Thani (Koh Tao, Koh Samui, conexão para Krabi), e Hat Yai (conexão para Koh Lipe). E de dia, tem Hua Hin e Ayutthaya. 

Em Chiang Mai eles chegam na estação ferroviária Charoen Mueang, a poucos minutos de redtruck para a Cidade Antiga. Eles podem te deixar no portão de Tha Phae Gate (cerca de 50 baht, mas vão pedir mais) ou em seu hotel (negociável). 

Em Bangkok eles chegam na estação Krung Thep Aphiwat Central Terminal Station (também conhecido como Bang Sue Grand Station), que fica ao lado do metro MTR Bang Sue. Até janeiro de 2023 era Hua Lampong, porém mudou.

COMO COMPRAR BILHETES DE TREM DA TAILÂNDIA?

Escolha a opção 2º Class Sleeper AC que é a que você pode dormir no trem e tem ar condicionado no vagão. De Bangkok para Chiang Mai, o melhor trem é o número 13 que sai 19:35 e chega às 8:40. 

Tente reservar o seu bilhete de trem com alguns dias de antecedência, no máximo um dia antes, para conseguir a cama que quer (cima ou de baixo). Trem sempre vai ter, mas talvez não tenha no horário que você quer ou a cama que você quer, caso compre muito em cima da hora. As camas de baixo acabam mais rápido.

1. NA ESTAÇÃO DE TREM

Você pode comprar na estação de trem de Krung Thep Aphiwat Central Terminal Station (também conhecido como Bang Sue Grand Station) ou na estação de trem da cidade que você está. Leve seu passaporte! Aceita cartão (Visa e Master), mas é preferível pagar em dinheiro.

 
 

2. PEDIR PARA O SEU HOSTEL / HOTEL COMPRAR

Talvez eles vão cobrar alguma comissão (tipo 100 baht), mas assim você economiza tempo e o dinheiro do transporte de ir até lá agendar.

3. NA INTERNET PELO SITE 12GO (O MAIS PRÁTICO)

A vantagem de comprar pela 12Go é que é muito mais fácil e prático de pesquisar e comprar. Além disso ele compara todas as opções disponíveis para o trecho que você quer (preço e tempo) e torna a decisão muito mais fácil. A compra é feita no próprio site, o recibo também vem no email, assim como todas as instruções.  Leia 12Go Asia: Uma Forma Segura de Comprar Passagens

4. NA INTERNET NO SITE DA COMPANHIA DE TREM

Você pode comprar os e-tickets no  https://railway.co.th/ . Você pode comprar bilhetes de trem com 60 dias de antecedência e no máximo com 2 horas de antecedência do trem que você pretende viajar. E você pode usar cartões de crédito (Visa e MasterCard). Há uma taxa extra para comprar pela internet. 

DESVANTAGENS: a plataforma não roda no celular; você precisa ter certeza dos nomes das estações e localizações delas; e muitas informações estão em Tailandês. Só com ajuda de um local para fazer a compra.

Bilhete do trem em pdf (parte de cima é frente, a de baixo é atrás)

RESUMINDO A VIAGEM DE TREM NOTURNO NA TAILÂNDIA

  • São algumas horas dentro do trem.

  • Dá para chegar só 15 minutos antes do trem sair. 

  • Tem uma ou duas tomada por vagão, portanto leve seus gadgets carregados.

  • Não tem wifi.

  • Tem banheiro, ar condicionado e cortina individual por cama.

  • Tem comida no trem, mas não é exatamente barata. Leve a sua. E leve água também.

  • Não pode beber bebida alcoólica no trem.

  • É seguro, tem policiais transitando com frequência no vagão.

  • Tem vagão especial feminino para mulheres e crianças.

  • O ar condicionado é super forte, então se você é friorento, vá de calça e deixe o casaquinho separado. 

  • Tem roupa de cama, travesseiro e cobertor individual e limpinho. O funcionário do trem arruma as camas. 

  • Não tem problema de peso da mala.

  • Tem lugar para colocar a mochila / mala embaixo da cama ou no teto, dependendo de qual é a sua cama.

  • Tem uma mesinha para comer.

  • Tem uma redinha na parede da cama para deixar os pertences mais essenciais tipo celular, cabo, etc.

  • Compre a passagem com a maior antecedência possível para garantir o trem e a cama que você quer. 

  • As passagens custam entre 800 e 1100 baht, em média, mas podem ter preços maiores dependendo do trem e horário. 

  • Certamente é muito mais tranquilo do que viajar de ônibus noturno. Inclusive, leia o artigo  7 Dicas para Sobreviver a uma Viagem de Ônibus pela Ásia

Viu só como é fácil! Se ainda tiver dúvida sobre a viagem de trem na Tailândia, escreve aqui embaixo nos comentários. 

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Como é Viajar de Trem Noturno na Tailândia
Como é Viajar de Trem Noturno na Tailândia

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Como ir de Bangkok para Chiang Mai: Trem, Ônibus e Avião

Próximo
Próximo

Como Chegar em Koh Phi Phi e os Horários dos Barcos