Como é Viajar de Trem Noturno na Tailândia

Texto: MONICA MORAS  @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO @eduvieroMONICA MORAS  

Eu adoro viajar de trem noturno na Tailândia! Já perdi as contas de quantas idas e vindas fiz de Bangkok para Chiang Mai, e ainda ousei ir de Bangkok para Penang na Malásia de trem. Que viagem! 

COMO É VIAJAR DE TREM NOTURNO NA TAILÂNDIA

Se você ainda está na dúvida se vale a pena viajar de trem noturno na Tailândia, minha resposta é sim. É seguro, tranquilo e tem uma vista ótima. Além disso é fácil de comprar a passagem, não tem estresse com o peso da mala, dá para chegar 15 minutos antes, e na hora de dormir, é só puxar a cortininha e ficar na privacidade da sua cama. Agora pensando mais friamente, ainda é muito menos poluente do que voar e ir de ônibus, funciona como uma experiência thai style e já economiza na noite do hostel. 

A viagem de trem demora cerca de 13 horas para chegar, apenas um pouco mais do que ônibus. Fique atento para pegar a 2º Classe Sleeper, que é que você tem uma cama para dormir. Você pode escolher o beliche superior (mais barato) ou o beliche inferior (mais caro), mas tenha em mente o beliche superior não é recomendado para pessoas maiores de 1,70m. Ambos têm cortinas para sua privacidade, roupa de cama limpa, travesseiros e cobertores. E quem arruma a cama é o funcionário do trem, numa agilidade impressionante. 

 Alguns trens são como cabines abertas como quatro camas. Outros são um corredor com poltronas que se transformam em camas. Esses das poltronas tem a cama de baixo bem mais larga e é uma loteria, porque não tem como escolher o tipo de trem. Recomendo o trem #13 por causa do horário de partida e chegada.

Os trens têm serviço de jantar e café da manhã, mas são caros. O café preto puro de manhã é pagável, o resto não. Por isso a melhor ideia é levar o que você vai comer a noite. Todas as estações tem um 7Eleven (loja de conveniência) perto, então comida e bebida não alcóolica para viagem não serão um problema. Não é permitido consumir bebida alcoólica dentro do trem e policiais tailandeses caminham pelo vagão com uma certa frequência. Leve água para a noite toda! 

Em cada vagão ainda tem banheiros, ar condicionado e espaço para bagagem com você, embaixo da cama debaixo ou num compartimento do teto na cama superior. Porém não tem wifi e tem só uma ou duas tomadas por vagão, portanto, leve seus gadgets (celular, tablete, etc) carregados e com um power bank que garanta a bateria, que você provavelmente vai gastar assistindo aquele filme que você baixou pra assistir off-line no Netflix. 

Mulheres viajando sozinhas, se preferirem, observem que o trem #9 tem um vagão feminino exclusivo para mulheres e crianças. É segunda classe, tem ar condicionado, banheiro, opções de alimentação e apenas comissárias e policiais mulheres transitam nesse vagão.

Se você é do tipo que enjoa, não esqueça de ter o remédio para enjoo e o inalador. O remédio para enjoo vende no 7Eleven num envelopinho azul de papelão com duas unidades. Está escrito que é para motion sickness. O inalador é um tubo branco que parece um batom com uma faixa colorida no meio, e vende em todos os lugares do país. É tipo um Vick que você inala para aliviar dor de cabeça, enjoo, náusea, pressão baixa, etc. 

Para onde o trem vai

Ele sai de Bangkok e vai para quase todo o país, mas os destinos mais populares para os turistas são Chiang Mai, Surat Thani (Koh Tao, Koh Samui, conexão para Krabi), e Hat Yai (conexão para Koh Lipe). E de dia, tem Hua Hin e Ayutthaya. 

Em Chiang Mai eles chegam na estação ferroviária Charoen Mueang, a poucos minutos de redtruck para a Cidade Antiga. Eles podem te deixar no portão de Tha Phae Gate(cerca de 50 baht, mas vão pedir mais) ou em seu hotel (negociável). 

Em Bangkok Eles chegam na estação Hua Lamphong que fica do lado do Chinatown e é conectada com o MRT Metro. 

COMO COMPRAR BILHETES DE TREM DA TAILÂNDIA?

Escolha a opção 2º Class Sleeper AC que éa que você pode dormir no trem e tem ar condicionado no vagão. De Bangkok para Chiang Mai, o melhor trem é o número 13 que sai 19:35 3 chega às 8:40. 

Tente reservar o seu bilhete de trem com alguns dias de antecedência, no máximo um dia antes, para conseguir a cama que quer (cima ou de baixo). Trem sempre vai ter, mas talvez não tenha no horário que você quer ou a cama que você quer, caso compre muito em cima da hora. As camas de baixo acabam mais rápido.

1. NA ESTAÇÃO DE TREM

Você pode comprar na estação de trem de Hua Lampong (Bangkok) ou na estação de trem da cidade que você está. Leve seu passaporte! Aceita cartão (Visa e Master), mas é preferível pagar em dinheiro.

2. PEDIR PARA O SEU HOSTEL / HOTEL COMPRAR

Talvez eles vão cobrar alguma comissão (tipo 100 baht), mas assim você economiza tempo e o dinheiro do transporte de ir até lá agendar.

3. NA INTERNET NO SITE DA COMPANHIA DE TREM

Você pode comprar os e-tickets em www.railway.co.th ou www.thairailwayticket.com . Você pode comprar bilhetes de trem com 60 dias de antecedência e no máximo com 2 horas de antecedência do trem que você pretende viajar. E você pode usar cartões de crédito (Visa e MasterCard). O único detalhe é uma taxa de 30 bath para comprar pela internet. 

O bilhete chega por email como esse exemplo abaixo com todas as informações. Mas eu sugiro já salvar o pdf na hora da compra para garantir. Ele é igual ao comprado na estação. Se você perder, é só entrar no site com a senha que você criou e baixar ele de novo.

Bilhete do trem em pdf (parte de cima é frente, a de baixo é atrás)

4. NA INTERNET PELO SITE 12GO (O MAIS PRÁTICO)

A vantagem de comprar pela 12Go é que é muito mais fácil e prático de pesquisar e comprar. Além disso ele compara todas as opções disponíveis para o trecho que você quer (preço e tempo) e torna a decisão muito mais fácil. A compra é feita no próprio site e o recibo também vem no email.  Leia 12Go Asia: Uma Forma Segura de Comprar Passagens

RESUMINDO A VIAGEM DE TREM NOTURNO NA TAILÂNDIA

  • São algumas horas dentro do trem.

  • Dá para chegar só 15 minutos antes do trem sair. 

  • Tem uma ou duas tomada por vagão, portanto leve seus gadgets carregados.

  • Não tem wifi.

  • Tem banheiro, ar condicionado e cortina individual por cama.

  • Tem comida no trem, mas é cara. Leve a sua. E leve água também.

  • Não pode beber bebida alcoolica no trem.

  • É seguro, tem policiais transitando com frequência no vagão.

  • O ar condicionado é super forte, então se você é friorento, vá de calça e deixe o casaquinho separado. 

  • Tem roupa de cama, travesseiro e cobertor individual e limpinho. O funcionário do trem arruma as camas. 

  • Não tem problema de peso da mala.

  • Tem lugar para colocar a mochila / mala embaixo da cama ou no teto, dependendo de qual é a sua cama.

  • Tem uma mesinha para comer.

  • Tem uma redinha na parede da cama para deixar os pertences mais essenciais tipo celular, cabo, etc.

  • Compre a passagem com a maior antecedência possível para garantir o trem e a cama que você quer. 

  • As passagens custam entre 780 e 900 baht em média, mas podem ter preços maiores dependendo do trem e horário. 

  • Certamente é muito mais tranquilo do que viajar de ônibus noturno. Inclusive, leia o artigo  7 Dicas para Sobreviver a uma Viagem de Ônibus pela Ásia

Viu só como é fácil! Se ainda tiver dúvida sobre a viagem de trem na Tailândia, escreve aqui embaixo nos comentários. 

Veja TUDO SOBRE A TAILÂNDIA: 28 DICAS DE QUEM MOROU LÁ BASTANTE TEMPO

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Travel Ace atende bem na Tailândia, por isso confira os valores. 

VEJA TODOS OS POSTS DA TAILANDIA

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS @EDUVIERO

VEJA MAIS