O que Fazer em Bolonha em 1 Dia

Texto: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás | @monicamoras   Fotos: Eduardo Viero

Há muito o que fazer em Bolonha em um dia. Se você tem apenas um dia para explorar Bolonha, comece pela Piazza Maggiore, no coração da cidade. Admire a bela arquitetura renascentista do Palazzo dei Banchi e da Basílica de San Petronio.

Em seguida, caminhe até as Torri degli Asinelli e Garisenda, dois marcos simbólicos da cidade. Depois, explore o Mercado di Mezzo, um mercado coberto com barracas que vendem produtos locais, como queijos, carnes e massas frescas.

Para o almoço, não deixe de provar um dos pratos típicos da culinária bolognesa em um dos restaurantes locais. Depois, caminhe até o complexo da Basílica de Santo Stefano, uma série de sete igrejas interligadas. Termine o dia com um passeio pelas ruas medievais do bairro Quadrilatero, onde você encontrará lojas de comida, vinho, roupas e artesanato.

Bolonha é elegante, intelectual e um paraíso gourmet. É em Bologna que está a universidade mais antiga da Europa onde estudaram Dante e Copérnico, por exemplo.

JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica

O que Fazer em Bolonha em 1 dia

Meu Roteiro em bolonha

Assim que chegamos na estação de trem, na saída o objetivo era ir até a Via Independenza  que vai dar direto no centro histórico na Piazza Maggiore. Assim que você chega nela, que fica a 3 quadras da estação, você já se depara com a Scala Della Montagola, impossível de não ver.

Eu aconselho subir nela e caminhar ali por cima. É muito bonito e rende várias fotos. Depois é só descer e seguir a Via Independenza. Já na ida para o centro é possível ir até a Via Piella, que é onde você encontra o Canale di Reno, que é um pequeno canal com prédios na volta lembrando os canais de Veneza, Na foto abaixo você pode entender o que eu estou dizendo.

Depois dali, você pode seguir pela Via Malcontenti onde tem várias Salumerias, e vai acabar parando no centro. Ou seja, na Piazza Maggiore. Mas antes se quiser, pode procurar a Catedral de São Pietro (entrada gratuita), que fica na Via Independenza.

Quando você estiver caminhando pela Via Independenza, vai perceber muitos Pórticos. E isso é algo que a cidade têm, e muito. A principal característica da cidade são os pórticos que cobrem as calçadas e a cor ocre, variando do vermelho ao amarelo. Vale a pena observar a arquitetura de cada um deles, já que são todos diferentes. Observe também que a maioria das calçadas é de mármore. 

JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica

Chegando na Piazza Maggiore, você vai se deparar com a Basílica de São Petrônio (entrada gratuita, mas paga para subir), com a fachada ainda inacabada, metade mármore, metade tijolo. Isso porque a obra foi embargada pelo papa Inocêncio II no século 14. Ela foi dedicada a padroeira da cidade.

A praça já é o centro histórico, onde está também uma Fontana di Netuno, uma fonte com uma estátua de bronze de Netuno esculpida pelo francês Jean Boulogne (conhecido como Giambologna) em estilo barroco. Na praça estão vários edifícios importantes e o centro de informações fica bem em frente a Catedral.

ITÁLIA: VEJA TODAS AS DICAS E ROTEIROS

No Centro de Informações é o lugar que você pode comprar as entradas para algumas das atrações da cidade, como por exemplo, a Torre Asinelli com 97m de altura e nada mais nada menos que 498 degraus.

Due Torri (duas torres) são o símbolo da cidade de Bologna ficam a 300m metros da praça Maggiore, na Piazza di Porta Ravegna, e é impossível não vê-las. As duas torres foram construídas pelas famílias Asinelli e Garisenda. Durante a Idade Média Bolonha tinha muitas torres como essas duas, pois eram símbolo de status. Quanto mais rica a família, mais alta a torre. 

Ambas as torres estão inclinadas, por não terem sido construídas em solo apropriado. Mas apenas é possível subir na Asinelli. A entrada na Asinelli custa 5 euros e é com horário marcado, isso porque é um número limitado de pessoas que pode estar lá ao mesmo tempo. Da Torre você terá um vista privilegiada da cidade. Uma vista única que não há outro lugar para tê-la.

JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica

Ao lado da torre, se você estiver com fome, tem uma pizzaria chamada Due Torre. O pedaço de pizza custa 1,50 euro e é muito boa, e está sempre lotada.

No quesito comida não dá para questionar nada, vai ser fácil achar lugares para almoçar, jantar ou fazer um lanchinho! Eu e meus irmãos comemos na pizzaria Due Torre, mas se você quiser comer em um restaurante é muito fácil de achar vários. Outra coisa famosa que comentei antes é sobre as Salumerias que são mercearias, onde você vai encontrar queijos, presuntos, pães... tem de tudo.

Outra dica que dou é se perder caminhando nas ruas do centro histórico de Bolonha. Perto das duas torres é possível chegar ao Complexo Santo Estevão, isso através da praça Piazza Della Mercanzia. Isso tudo você pode fazer em 1 dia em Bolonha. Mesmo com calma é possível ver tudo e ainda fotografar.

Chegando e Saindo de Bolonha

A melhor forma de chegar e sair de Bolonha é de trem. A grande vantagem de Bolonha é que ela é bem conectada pela malha ferroviária. Existem opções de trem expresso ou regional, que custa bem mais barato. Confira os valores e horários no site do 12Go. De trem expresso, Florença fica a 1h, Milão 1:40h, Veneza 2h e Verona 2h.

E ainda é possível visitar San Marino, o país mais antigo do mundo. Basta ir até Rimini e de lá seguir para San Marino. Leia San Marino em 1 Dia: Tudo sobre o país mais antigo do mundo

Passeios interessantes em Bolonha

  • Bolonha: coma e beba como uma excursão gastronômica local: agende aqui

  • Bolonha: Torre dos Asinelli e Degustação de Comidas: agende aqui

  • Bolonha: Excursão a Pé pelo Centro da Cidade: agende aqui

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

O que Fazer em Bolonha em 1 Dia

O que Fazer em Bolonha em 1 Dia

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Tem PIX no monicamoras@gmail.com (Itau). Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A ITALIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Roteiro em Phuket: O que fazer em 3, 5 e 7 dias

Próximo
Próximo

Roteiro em Florença: 1 dia passo a passo