Roteiro em Phuket: O que fazer em 3, 5 e 7 dias

Texto: MONICA MORAS @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero

ROTEIRO PHUKET

Phuket é a maior ilha da Tailândia, e por isso há muito o que fazer. Neste artigo você vai ver dicas do roteiro de Phuket e o que fazer em 3, 5 ou 7 dias com as melhores passeios e atrações dia a dia. As principais atividades e passeios para incluir no roteiro Phuket são: passeio Similan Island, James Bond Island, Ilhas Coral e Racha, Santuários dos Elefantes, Passeio do Big Buddha, Food Tour, Beach Clubs e Rooftop Bar.

CONSULTORIA DE ROTEIRO PARA TAILANDIA E ASIA

Roteiro em Phuket: Ilha Racha

ROTEIRO EM PHUKET 3 DIAS

  • Dia 1: Passeio Similan Islands

  • Dia 2: Santuário dos Elefantes, Big Buddha e View Point

  • Dia 3: Passeio James Bond Island

ROTEIRO EM PHUKET 5 DIAS

  • Dia 1: Passeio James Bond Island

  • Dia 2: Santuário dos Elefantes e curtir um Beach Club

  • Dia 3: Passeio Similan Islands

  • Dia 4: Passeio nas Ilhas Coral e Racha e por do sol no Rooftop Bar

  • Dia 5: Passeio Big Buddha, Templos, View Point e Old Town

ROTEIRO EM PHUKET 7 DIAS

  • Dia 1: Passeio James Bond Island

  • Dia 2: Santuário dos Elefantes e curtir um Beach Club

  • Dia 3: Passeio Similan Islands

  • Dia 4: Passeio Big Buddha, Templos, View Point e Old Town

  • Dia 5: Passeio nas Ilhas Coral e Racha e por do sol no Rooftop Bar

  • Dia 6: Freedom Beach, Balanço no Nui Beach, Mo Doo Bua Café, Café Phuket Viewpoint

  • Dia 7: Passeio Gastronômico guiado na Phuket Old Town (escolha fazer num domingo)

CONSULTORIA DE ROTEIRO PARA TAILANDIA E ASIA

Roteiro em Phuket: O que fazer em 3, 5 e 7 dias

Roteiro em Phuket: Similan Island

O QUE FAZER EM PHUKET EM 3, 5 OU 7 DIAS

As principais atrações e atividades para fazer em Phuket estão listadas abaixo.

Usando o nosso link do Phi Phi Brazuca ou do Get Your Guide, você contribui como nosso trabalho sem pagar nada a mais por isso. Basta clicar e fazer a reserva na primeira opção que aparece (que fica azulzinha).

1. PASSEIO JAMES BOND ISLAND

O passeio de James Bond Island em Phuket vai até a ilha que foi cenário para o filme “007 – O Homem com a Pistola Dourada”. Tudo é feito de lancha por dentro do cenário paradisíaco da Phang Nga  Bay.

O passeio passa pela Ilha Panak onde a caverna Ice Cream revela uma lagoa escondida, Ilha Hong onde uma canoa leva no meio do manguezal e lagoas dentro das pedras, Ilha Panyee, um vilarejo flutuante, Ilha James Bond, o cenário do filme, e Ilha Naka para o banho de mar.

O passeio é mais contemplativo do que para banho, e foi exatamente isso que nos surpreendeu. Cenários completamente diferentes para sair da rotina “praia-snorkel”. A van busca no hotel às 7:00 e 16:30 a lancha sai da última ilha. Reserve o passeio James Bond Island.  

Roteiro em Phuket: James Bond Island

2. SANTUÁRIO DOS ELEFANTES

Nós fizemos o Elephant Jungle Sanctuary. O passeio começa aprendendo sobre os elefantes, de onde vieram, como se comportam, porque estão neste ambiente. Em seguida, aprendemos sobre a preparação dos alimentos, e como controlar a saúde do animal.

A próxima etapa é o banho de lama, depois no lago, e por último de água fresca. Os elefantes ficam soltos e não são forçados a participar, nem interagir. Teve um que só comeu e não quis participar mais. Neste momento aprendemos sobre a pele do animal e a questão da terra e água.

A última etapa é um cooking class antes do almoço. O passeio foi válido pelo aprendizado. O que menos fizemos foi, de fato, interagir com o elefante, mas sim aprender sobre ele: como cuidar, como interagir, o que faz bem e o que faz mal. São animais que não têm mais condições de viver sozinhos na natureza e que visivelmente se acalmam quando recebem carinho.

São dois turnos: de manhã a van busca às 6:30 e retorna 12:30. De tarde é a às 11:30 e retorna 17:30. Reserve o passeio Santuário dos Elefantes.

Roteiro em Phuket: O que fazer em 3, 5 e 7 dias

Roteiro em Phuket: Santuário dos Elefantes

3. BIG BUDDHA E VIEW POINT

O Big Buddha é um Buda gigante branco no alto da montanha. O passeio na verdade passa por vários lugares: Big Buddha, templo Wat Chalong, e Mirante Karon que é o ponto mais alto de Phuket com uma vista 360º impressionante.

Alguns passeios incluem ir na Old Town, a parte antiga que é muito bonita e bem preservada. Se você for fazer esse passeio numa tarde, depois do elefante, por exemplo, é melhor deixar o passeio que inclui Old Town para outro momento, talvez junto com o food tour (passeio gastronômico).

O passeio de dia completo com Big Buddha, Templos, View Point e Old Town começa às 8:00 e vai até às 17:00. É o melhor custo benefício, pois os taxistas cobram 2000 baht só para ir até o Big Buddha. Reserve o passeio do Big Buddha meio turno ou passeio do dia completo.

Roteiro em Phuket: Big Buddha

4. PASSEIO SIMILAN ISLANDS

Similan são ilhas de areia branca, fofa e água azul cristalino que chega a doer os olhos. É um cenário paradisíaco e que não tem que não se encante pela beleza. O mais bonito de Phuket.

O arquipélago Similan é formado de 9 ilhas, sendo a principal, a Similan Island. O passeio percorre 4 ilhas: Koh Bangu para snorkeling; Koh Similan para a praia e view point; Koh Payu para snorkeling; Koh Miang para curtir a praia.

Apesar da vida marinha e da beleza do arquipélago, é um passeio cansativo. Sai às 6:00 do hotel e retorna próximo das 19:30, pois encerra em terra às 17:30, com um longo trecho de van e outro de barco. Tenha em mente essa informação caso você esteja com crianças, enjoe fácil, ou tenha programado algo para a noite. Reserve o passeio Similan Islands. Este passeio não acontece na baixa temporada, pois os mar fica muito mexido.

Roteiro em Phuket: Similian Islands

5. BEACH CLUBS EM PHUKET

As praias da ilha têm guarda-sóis e espreguiçadeiras que custam 200 baht, pagos antes de sentar. Mas a melhor forma de aproveitar as praias é nos beach clubs. Os melhores beach clubs de Phuket são:

  • Pine, Kamala Beach, com pirotecnia a noite

  • Café Del Mar, Kamala Beach, com vibe Ibiza / Mikonos

  • Tann Terrace, Karon Beach

  • Coast Beach no hotel Centara, Karon Beach 

Roteiro em Phuket: O que fazer em 3, 5 e 7 dias

Coast Beach | Divulgação

6. PASSEIO NAS ILHAS CORAL E RACHA

O passeio pelas ilhas Coral e Racha é para trelaxar diante de um mar paradisíaco com o todo o conforto de uma praia tranquila. O passeio é mais um transfer com almoço incluído e que vale muito a pena, pois elas ficam a 15 minutos de Phuket.

O passeio começa pela ilha Racha, onde é possível curtir a praia e ir até o view point, ou ficar metade do tempo fazendo snorkeling do outro lado da ilha. O almoço acontece na ilha Coral, onde há bares de praia, espreguiçadeiras incluídas no passeio, assim como equipamento para fazer snorkel, pois no raso da praia tem muitos peixinhos.

É o passeio ideal para estar diante de um mar digno da Tailândia, e ainda poder fazer algumas atividades como banana boat, parasailing, ou simplesmente ficar nadando. A van busca às 8h e o retorno para o hotel é próximo das 17:30. Reserve o passeio das ilhas Coral e Racha.

Roteiro em Phuket: ilha Coral

7. PASSEIO GASTRONÔMICO GUIADO NA PHUKET OLD TOWN (FOOD TOUR)

O passeio gastronômico (food tour) pela Old Town de Phuket é para quem gosta de comer e conhecer história. Ao longo de 4h de um passeio guiado, você vai provando pratos doces e salgados e entendendo a relação deles com a cultura e história do lugar. São mais de 14 provas.

Assim como o passeio de Bangkok e Chiang Mai, esse também vale a pena fazer, pois os sabores são diferentes. Se você não sabe: a culinária do norte (Chiang Mai) é diferente do centro (Bangkok) e completamente diferente do sul (ilhas), por causa da influência dos povos que passaram em cada região.

O passeio começa no meio da manhã, às 10h, e termina no meio da tarde, perfeito para combinar como mercado de domingo. Tem o passeio da tarde começa às 15h. Reserve o food tour da manhã ou o food tour da tarde.

Roteiro em Phuket: Food Tour

8. MERCADO DE DOMINGO NA OLD TOWN

Phuket Old Town é um lugar a parte da ilha. Ali a arquitetura se mantém autêntica sino-portuguesa e Peranakan, como é em Penang na Malásia e Singapura. Aos domingos há uma feira de artesanato de qualidade e preços que nada lembram as praias, de tão baratos. O mercado se estende para a parte das comidas, onde se acha pratos por 60 baht.

É na Old Town de Phuket que fica o shopping Central Phuket, e que se encontra de tudo (eletrônicos, roupas, artigos esportivos, etc). É nesta região que acontece o Passeio Gastronômico (food tour). Ele começa na metade da manhã e termina no começo da tarde, perfeito para combinar com o mercado de domingo. Ou se preferir, tem o passeio da tarde para emendar no mercado noturno.

Vale percorrer as ruas Thanlagan Road que é onde fica o mercado, e as ruas paralelas e do entorno Soi Romanee, Phang Nga Road, Dibuk Road, Yoawarat Road, Krabi Road, Ratsada Road, Ranong Road. Tente chegar antes das 16h, quando o Phuket Baba Museum (gratuito) ainda está aberto. Ali você aprende mais sobre os Peranakan e a influência no Sudeste Asiático.  Leia Old Town Phuket: Como é o Mercado de Domingo

Roteiro em Phuket: Old Town

9. CURTIR A NOITE NUM ROOFTOP BAR EM PHUKET

A noite de Phuket é animada. Mas se você quiser algo mais elegante para aproveitar o por do sol e alguns drinks, os rooftop bars mais charmosos de Phuket são:

  • The Sundeck, Karon Beach

  • Haven, Karon Beach

  • Vanilla Sky no Cape Sienna, Kamala Beach

  • Patong Sunset View, Patong

10. PASSEIO PARA KOH PHI PHI

Koh Phi Phi é um arquipélago que fica distante 1h de spreedboat. É um passeio que vai nos principais pontos, como Maya Bay, Pileh Lagoon, Viking Cave, Monkey Beach e Bamboo Island. Se você não tem tempo de ficar em Koh Phi Phi, esta é uma excelente escolha. A van busca às 7:00 e retorna ao hotel por volta das 18:00. Reserve o passeio day trip para Koh Phi Phi.

Roteiro em Phuket: O que fazer em 3, 5 e 7 dias

Roteiro em Phuket: Maya Bay, Koh Phi Phi

11. AULA DE GASTRONOMIA (COOKING CLASS)

A aula de gastronomia de meio turno, onde os alunos vão até o mercado aprender sobre os ingredientes para depois preparar. Cada dia é um cardápio diferente com 4 pratos, que variam entre manhã e tarde. As nossas aulas favoritas são as de segunda-feira e quarta-feira. De manhã começa às 9:00 e de tarde às 14:00. Reserve a aula de gastronomia.

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR PHUKET

A melhor época para visitar Phuket é entre novembro e abril, quando o sol é predominante e a temperatura se mantém entre 26ºC e 32ºC. Dezembro, janeiro e fevereiro são ao auge da alta temporada, e por isso os preços tendem a aumentar.

Os meses maio e outubro são de estações intermediárias, onde pode chover ou não. Evite viajar para Phuket entre julho e setembro, quando as chances de chuva são maiores e o mar fica mexido. Em maio o passeio de Similan para de funcionar, por causa do ma. Se não for possível evitar, sabia que as chuvas tendem a ser intensas, porém passageiras. Leia Melhor Época Para Ir A Tailândia: Clima Por Mês

Roteiro em Phuket: Santuário dos Elefantes

QUANTOS DIAS FICAR EM PHUKET

Considere ficar 3 dias em Phuket, pelo menos. Assim você consegue fazer os principais passeios da ilha, que são: Similian Islands, James Bond Island, Big Budhha, Ilhas Coral e Racha, e Santuário dos Elefantes.

QUANTO DINHEIRO LEVAR PARA PHUKET

O valor depende muito do seu tipo de viagem. Vai variar conforme sua opção por hospedagem, tipo de alimentação, quantidade de passeios e de bebida alcóolica.

Para se ter uma ideia, uma refeição simples vai custar em média 120 baht e uma cara em torno de 350 baht. Some isso ao valor do seu hotel (opções mais abaixo), mais os valores dos passeios que pretende fazer. Um drink custa em média 210 baht, uma cerveja 100 baht.

O cartão Wise é bem aceito na ilha. Mas sempre pergunte antes se aceita e tenha o cartão físico com você, pois nem sempre o Apple Pay / Google Pay funcionam nas maquinhas antigas. Leia WISE: Como Funciona? É Confiável? Vale a Pena? 

Roteiro em Phuket: Ilha Coral

COMO SÃO AS PRAIAS DE PHUKET

As melhores praias de Phuket são Patong, Kamala, Kata e Karon. São as que tem mais estrutura para o turismo. Ao contrário das demais praias da Tailândia, algumas tem até ondas.

  • Patong Beach é a praia mais famosa de Phuket. Porém a fama não é tão boa: a prostituição toma conta das casas de massagem e da infame rua BangLa. As profissionais (mulheres e ladyboys) não perdem tempo assediando homem acompanhado. Com certeza é um lugar exótico e diferente de conhecer. É a melhor praia para ficar, principalmente se você vai ficar fazendo passeios, pois os restaurantes são mais acessíveis, tem transporte fácil e ótimos hotéis.

  • Kamala Beach é uma praia muito bonita, sem tantas pessoas na areia, mas com beach clubs, e com hotéis e resorts com uma ótima estrutura pelo valor da diária.

  • Karon Beach praia é mais tranquila em termos de quantidade de turistas e tem comércio e restaurantes. Para quem vai fazer passeios e também curtir a praia, essa é uma ótima opção mais tranquila.

  • Kata Beach fica logo depois de Karon. A praia é calma, mais família, com barzinhos de praia. 

Roteiro em Phuket | Ilha Racha

ONDE FICAR EM PHUKET: MELHORES HOTÉIS E RESORTS

As melhores praias para ficar em Phuket são Patong, Karon, Kata e Kamala. Nelas há estrutura de hotéis e resorts, bons restaurantes, comércio e transfers para os passeios.

Patong é a praia mais turística e onde as festas acontecem. Karon e Kata são praias mais tranquilas para famílias com crianças. Kamala é mais reservada e com beach clubs que concentram as pessoas mais animadas.

  • ANONA BEACHFRONT PHUKET RESORT: De frente para o mar em Patong, um dos hotéis mais fotografados de Patong, quartos grandes com banheira e vista para o mar. ($$$) Reserve o hotel Anona.

  • NOVOTEL PHUKET VINTAGE PARK RESORT: Fica na avenida de Patong, a uma quadra da praia, alguns quartos com piscina privada, café da manhã incluído, a 10 minutos da BangLa. ($$) Reserve o hotel Novotel.

  • LAYALINA HOTEL: De frente para o mar de Kamala, perto do comércio, quartos amplos com vista para o mar, banheira e rede. ($$) Reserve o hotel Layalina.

  • THAVORN BEACH VILLAGE RESORT & SPA PHUKET: Bangalôs privados com vista para piscina e mar. É o resort que a maioria dos nossos leitores escolhe, pois fica entre Kamala e Patong. ($$$) Reserve o hotel Thavorn.

  • MUST SEA HOTEL: Fica no começo da praia, a 10 minutos a pé, próximo de restaurantes, do lado do mercado de comidas. ($) Reserve o hotel Must Sea.

  • WATERFRONT SUITES PHUKET BY CENTARA: De frente para o mar, com piscina, próximo de restaurantes. ($$) Reserve o hotel Waterfront.

Veja mais opções de hotéis, resorts e pousadas, além de hotéis que organizam casamentos no artigo Onde Ficar em Phuket: Melhores Hotéis e Praias

Anona Hotel | Divulgação

COMO IR DO AEROPORTO DE PHUKET PARA O HOTEL

Para ir do aeroporto de Phuket até o hotel, há vans compartilhadas, taxi ou Grab e Bolt.Todas as alternativas demoram em média 1h no trânsito, pois realmente é muito longe.

O taxi do aeroporto de Phuket para Kamala, Patong, Kata e Karon custa o valor fixo de 800 baht. O Grab custa um pouco mais barato do que o taxi, assim como o Bolt, que é até mais difícil de pegar.

As vans compartilhadas custam 180 baht, valor fixo, e levam até o hotel. Porém elas só saem quando completam 10 passageiros. No desembarque, no mesmo lugar eu pega o taxi, há 3 quiosques vendendo a van. Leia Transporte em Phuket: Como Circular pela Ilha

Nós escolhemos a van que já tinha mais pessoas esperando e demorou 10 minutos para sair. A van parou numa agencia no caminho por 15 minutos para dividir o grupo de quem ia para cada uma das praias.

Se você preferir a comodidade, pode agendar o seu transfer no 12Go, a mesma plataforma que recomendamos para agendar o ferry entre as ilhas, os ônibus e trens na Tailândia e Sudestes Asiático. Leia 12Go Asia: Uma Forma Segura de Comprar Passagens. Ou ainda pode reservar os transfer com a Phi Phi Brazuca.

Roteiro em Phuket: James Bond Island

COMO IR DE PHUKET PARA KOH PHI PHI OU DE KOH PHI PHI PARA PHUKET

A única forma de chegar em Koh Phi Phi é de ferry ou speed boat. O ferry é mais lento, porém não balança. Enquanto o speedboat (lancha) faz o trajeto em 1h e vai batendo no mar por causa das ondas.

É melhor pegar o primeiro da manhã quando estiver chegando em Koh Phi Phi, e o da tarde quando estiver indo embora para conseguir aproveitar ambos os dias ainda na ilha.

Os ferrys chegam no píer de Tonsai que fica no centrinho da ilha.  No post Como Chegar Em Koh Phi Phi E Os Horários Dos Barcos eu anotei horários e valores de todos os lugares que tem barco para ilha.

De Phuket: O aeroporto fica a 1 hora de carro até o Rassada Pier em Phuket. Do píer Rassada até o píer Tonsai em Koh Phi Phi a viagem dura 2 horas de ferry ou 1h de speedboat. Confira os horários também os horários de barcos aqui com opção Taxi e Balsa, assim tem o  transfer do seu hotel para o píer.  Leia 12Go Asia: Uma Forma Segura de Comprar Passagens ou agende diretamente com o Phi Phi Brazuca.

  • Do Rassada Pier para Tonsai Pier: 08:30, 10:30, 12:20, 13:30 e 17:00

  • Do Tonsai Pier para Rassada Pier: 09:00, 11:00, 13:00, 14:30 e 16:30 

Roteiro em Phuket: Como ir de Phuket para Koh Phi Phi

COMO CIRCULAR EM PHUKET: TRANSPORTE

O transporte em Phuket é difícil e mais caro. A moto é barata, e há Grab (Uber Thai), além de taxi e tuktuk. E também os passeios, que acabam sendo a melhor escolha, principalmente se você tem menos de 5 dias na ilha.

O transporte na ilha é caro. Um trajeto curto pode chegar aos 600 baht, enquanto em Bangkok sairia por 300 baht. Existe algo como uma máfia e não tem como escapar. Mesmo o Grab e Bold, os carros aplicativos, são caros. Ainda assim são a forma mais segura e rápida de se locomover. Leia Transporte em Phuket: Como Circular pela Ilha

Há um ônibus público que sai de Patong, passa em Karon e vai até a Old Town. Sai a cada 45 minutos, custa 60 baht e o trajeto leva 1h30min. É como um caminhão adaptado. O ponto fica em frente ao Ocean View Bar.

Sobre as motos, eu particularmente tenho receio de recomendar. O trânsito é confuso, com muitas curvas, subidas e descidas. São comuns os acidentes.

E por mais que você tenha a Permissão Internacional para Dirigir, ela não vale nada na Tailândia e nem para os policiais que fazem barreiras e multam. Uma multa de 500 baht aplicada na hora e você precisa pagar na hora, e pode sair andando com a moto mais dois dias. Não sei explicar a lógica, mas é assim em Chiang Mai também.

Sobre a validade da Carteira de Motorista, veja a informação que consta no site da Embaixada Brasileira:

“Segundo as leis tailandesas, os motoristas, para dirigir na Tailândia, devem portar carteira de motorista tailandesa. Carteiras de motorista estrangeiras ou carteiras internacionais não são aceitas para dirigir no país, nem mesmo no caso de turistas de passagem (a não ser as carteiras emitidas por alguns países vizinhos da Tailândia).”

E lembre-se que em caso de acidente, sem habilitação, o Seguro Viagem pode não cobrir. Fique atento!

Roteiro em Phuket: O que fazer em 3, 5 e 7 dias
Roteiro em Phuket: O que fazer em 3, 5 e 7 dias

Roteiro em Phuket: Surf em Patong

Roteiro em Phuket: Bangla Road

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Anterior
Anterior

O que Fazer em Nápoles: Atrações e Dicas

Próximo
Próximo

O que Fazer em Bolonha em 1 Dia