Ilha Symi, Um Encanto na Grécia

Translate here!

Texto: Mônica Morás      Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás

Existem lugares que conseguem roubar um pedacinho da gente, e Symi, uma pequena ilha no Mediterrâneo da Grécia entrou para listinha de lugares para querer voltar. Symi faz parte do Dodecaneso, uma grupo de 12 ilhas na extremidade leste do mar Egeu, na fronteira com a Turquia.

As ruas que envolvem Gialos, o porto da ilha, levam aos mais variados cenários do que se imagina na Grécia. Dos pontos mais altos, apenas alguns degraus ilha a acima, se tem uma vista que combina a arquitetura, uma herança que mistura influência romana com turca, e os barcos que vão dos mais simples até os mais luxuosos.

A propósito, Symi virou um ponto disputado por barcos de luxo desde que alguns astros e estrelas de Hollywood passaram alguns verões por lá. A qualidade dos restaurantes, hotéis e até mesmo dos produtos nos mercados locais é impressionante e não se paga mais caro por isso.

Symi ainda mantêm a tradição de produzir artesanalmente vários produtos que vão de barcos de madeira até artigos em couro. A cozinha local é baseada em frutos do mar pescados localmente, sendo o mais característico o mini camarão de Symi.

A melhor forma de descobrir a ilha é alugando um barco para percorrer as praias e ainda conhecer o Monastério Panormitis, famoso pelo sino de prata na torre que pesa toneladas, pelo estilo barroco rococó e ainda por ser o mais bonito do mar Egeu.

Como chegar e sair

A ilha é acessível a partir de Kos ou Rhodos principalmente, mas também está conectada com a maioria das outras ilhas gregas. Nós fomos de Rhodes e aproveitamos para pegar o ferry que fazia parada de uma hora no Monastério Panormitis antes de seguir para o porto de Gialos. De lá saímos para Kos para trocar de ferry e ir para Nisyros. É bom planejar bem quando ir e sair, porque algumas ilhas tem dias específicos para os ferrys atracarem.

 

Onde ficar

Existem várias opções de hotéis dos mais variados preços, mas os melhores estão em Gialos, no porto da ilha. Na alta temporada, entre julho e agosto, os preços costumam dobrar. Nós escolhemos o Anastasia Hotel que fica exatamente na frente de onde o ferry atraca, basta subir as escadas. Passamos 2 dias em Symi e foi um tempo perfeito.

Veja a Galeria de Fotos As Ilhas Gregas do Mar Egeo

 

Já conhece nosso Facebook?

 

VEJA MAIS