Nisyros, A Ilha Grega do Vulcão Stefanos

Translate here!

Texto: Mônica Morás       Fotos:  Eduardo Viero e Mônica Morás

 Segundo a mitologia a ilha foi criada por Poseidon durante a guerra entre deuses e gigantes e foi dali que apareceu o vulcão Stefanos. 

Além do vulcão, em Nisyros existem 4 vilarejos: Mandraki, Pali, Nikia e Emporio. Em 1 dia é fácil andar por toda a ilha com uma moto alugada. 

  • MANDRAKI

Mandraki é a capital e o porto da ilha. Ali estão os hoteis, restaurantes, lojinhas, mini mercados, ATM, o posto de combustíveis e o por do sol. Andar pelas ruas estreitas cheias de casinhas brancas é sempre um belo passeio e a noite uma excelente opção é escolher um dos restaurantes da praça Plateia Delfinion. As duas melhores vistas da cidade são do Monastério Panagia Spiliani e do Castelo dos Cavaleiros de São João, contruído em 1315, mas sem dúvida a do monastério é muito mais bonita. É nele que acontece a festa anual da Virgem Maria todo 15 de Agosto, feriado nacional. 

  • PALI

É uma pequena vila conhecida pelas praias de areias negras Pahia Ammos e Lyes que são famosas pelos benefícios de águas termais. 

  • EMPORIO

Emporio fica no alto da montanha, a 8km de Mandraki e é famosa pela bela arquitetura.

  • NIKIA

É em Nikia que fica a famosa praça onde fica a igreja Profeta Elias, que foi considerada uma das mais bonitas praças da Europa. É lá que fica também a pequena igreja Agios Ioannis que tem a vista da cratera Stefanos e a vila. 

 

VULCAO STEFANOS

O vulcão Stefanos é com certeza a atração mais importante de Nisyros. A cratera fica a 14km de moto de Mandraki e o custo é de 3 euros para entrar na cratera que tem pelo menos 260m de diâmetro e 30m de profundidade. A última erupção foi registrada em 1888 e foi quando formou-se o formato da cratera. Os critais amarelos de ácido sulfúrico que fervem e dão aos gases um odor característico que saem por buracos do chão. 

 

Como Chegar

A partir de Rodhes e Kos existe o ferry rápido (mais caro) e a partir de Kardamena na ilha de Kos, existe ferry local alguns dias por semana. 

 

Onde Ficar

O melhor lugar para ficar é Mandraki, talvez o único lugar que tenha opções que não seja a casa dos locais. Nós ficamos num hotel bem perto da praça principal.

 

Como Andar Pela Ilha

A melhor opção é a moto alugada. Uma moto de 50cc (suficiente!) custa 15 euros por 24h e 5 euros de gasolina é suficiente para o dia inteiro com idas e vindas. O único posto da ilha fecha entre 1pm até 5pm. Nós alugamos na agência do porto em Mandraki. 

 

Veja a Galeria de fotos: AS ILHAS GREGAS DO MAR EGEO

Veja a Galeria de Fotos: UM VULCAO EM NISYROS

 

Já conhece nosso Facebook

VEJA MAIS