Sak Yant: Significados e Como Fazer Uma de Graça

Translate here!

Texto e Fotos: MONICA MORAS

Quando decidimos fazer as nossas Sak Yant (leia o post aqui), as tatuagens sagradas budistas da Tailândia, a primeira dúvida foi: o que fazer? Cada uma tem um significado, uma mágica especial de proteção. Depois de muitas pesquisas eu, Mônica, escolhi a Gao Yord (Nove Picos) e o Eduardo fez a Sangwan (Colar da Árvore Sagrada), Hah Taew (Cinco Linhas), Gao Yord (Nove Picos), Suea Hiaw Lang (Tigre Olhando para Trás) e Hanuman Tua Gao (Hanuman nº 9). 

A escrita é em Khom, que vem do Khmer antigo (Camboja). Dizem que as Sak Yants começaram quando os soldados cambojanos fizeram tatuagens que lhes dava proteção mágica para derrotar os inimigos (magia negra). A tradição veio para Tailândia e foi conferido o poder de proteção de magia branca. Cada desenho tem uma representação e o conjunto de símbolos é o que forma uma Sak Yant, por isso existem tantas variações.

Leia também Guia Completo do que Fazer em Chiang Mai

As Sak Yants só podem ser feitas por monges mestres que sabem fazer a mágica, os Ajarn. Como os monges não podem tocar em mulheres, os poucos que fazem as tatuagem nelas usam luvas cirúrgicas. Todas são feitas com bamboo, que se parece bastante com a técnica de pontilhismo.

Uma vez por ano a Sak Yant precisa ser abençoada novamente e ainda possui um conjunto de regras que devem ser seguidas com rigor para que não quebre a mágica.

Todas essas tatuagens tailandesas terminam com um Unaalome (uma espiral zig zag), que significa as distrações que encontramos em nossas vidas diárias (base maior) e que com a maturidade vai diminuindo gradualmente (zig zag) até a verdadeira iluminação (linha reta).

Leia também Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo

 

tatuagem da tailandia

OS SIGNIFICADOS

Gao Yord (Nove Picos)

É a tatuagem da Tailândia budista com os poderes sagrados de proteção mais abrangentes e possivelmente a mais importante de todas. A Gao Yord representa os nove picos da montanha mítica dos deuses, Monte Meru. Segundo os hindus, o Monte Meru é a moradia de Brahma e outras divindades. Para os budistas o Monte Meru é conhecido como Sumeru. Os três círculos sobrepostos são a representanção de Buda e nessa tatuagem existem 9 Budas representados, cada um concedendo uma magia especial. Em algumas versões dessa tatuagem, existe um Mantra tatuado na base (como nas nossas).

Dentro da imagem existem várias mágicas abreviadas e a quantidade pode variar de acordo com o desenho, mas geralmente são:

  • Maetda Maha Niyom: Oferece compaixão e bondade nas suas relações com os outros. Isto aumenta a popularidade e outros são facilmente influenciado por você.
  • Maha Amnat: Oferece o poder e autoridade para lidar com os outros.
  • Awk Seuk: Permite combater as adversidades e lutar sempre por razões corretas e nobres.
  • Oopathae: Oferece um caminho tranquilo em atividades empresariais.
  • Kong Khra Pan: Oferece os poderes mágicos de invencibilidade.
  • Maha Lap: Oferece ao portador a boa fortuna.
  • Bong Kan antarai: Oferece proteção contra as catástrofes naturais, acidentes e atos de violência em direção ao portador.
  • Natee Gan Gnan Dee: Oferece as circunstâncias favoráveis em seu trabalho.
  • Bong Kan Yan Win Chua Rai: Oferece a proteção contra espíritos indesejáveis.
  • Maha Saneh: Oferece o encanto e poder atração nos relacionamentos amorosos.

 

Hah Taew (Cinco Linhas)

As Cinco Linhas é uma tatuagem tailandesa que representa uma formula mágica e são acompanhadas de cântigos que se entoados diversas vezes elevam o nível de meditação. Elas tiveram origem nos quarto elementos (terra, ar, fogo e água) combinados com o quinto elemento que é Buda. Cada uma das linhas confere uma proteção que em tradução livre significa:

  • A primeira linha protege contra injustiças, espanta a negatividade e protege o lugar que se vive (casa).
  • A segunda linha protege contra a má sorte, invertendo os maus fluídos para positivos.
  • A terceira linha protege contra magia negra e qualquer pessoas que tente fazer algo contra você.
  • A quarta linha energiza sua boa sorte, sucesso e fortuna nas ambições e estilo de vida.
  • A quinta linha aumenta o carisma e atração nos relacionamentos amorosos.

 

Sangwan (Colar da Árvore Sagrada)

É a tatuagem tailandesa que menos sabemos o significado literal, somente o que nos disseram no templo: é uma tatuagem que protege contra ataques de armas brancas (facas, estiletes, etc) e armas de fogo. Teoriacamente “fecha” o corpo.

Suea Hiaw Liang (Tigre Olhando para Trás)

O tigre de Bengala olhando para trás significa proteção para tudo que está a sua volta. Ela é bastante usada por líderes, pois estando sempre olhando pelos outros, portegendo-os. O tigre especificamente representa velocidade e potência, que em outro termos significa que o portador dessa tatuagem será temido, mas terá forte compaixão e bondade pelas pessoas.  Ela é útil em negociações comerciais, gestão de pessoas e finanças e melhora a habilidade de comunicação. 

Hanuman Tua Gao (Hanuman nº 9)

Essa sak yant vem da história de Ramayana ou Ramakien como é conhecido na Tailândia. O Ramayana ou a Jornada do Rei Rama é talvez uma das histórias mais antigas da literatura e ilustra o poder divino da monarquia. O Ramayana mostra os ideais supremos de uma sociedade em que bem sempre triunfa sobre o mal e retrata os valores de honestidade, lealdade, humildade, invencibilidade e bravura. 

Hanuman era o General de Rama, um deus mítico macaco, e representa o soldado ideal, altamente qualificados no campo de batalha, inteligente, honesto e leal. Hanuman era invencível e tinha poderes muito maiores do que os seres humanos, incluindo a habilidade de voar.  Ele é o deus mítico que conduz um exército de macacos e seu objetivo é livrar o mundo dos espíritos malignos, e como suas principais características eram humildade e coragem, ele era visto como esperança para a humanidade. Ele não era um deus (apenas um mito), mas tinha conseguido atingir níveis elevados de espiritualidade como uma divindade, portanto, demonstrando ao homem que um ser mortal pode na verdade elevar-se acima da superficialidade mundana.

Na yant Hanuman Tua Gao, Hanuman está montando para a batalha em um Singha, um leão mítico e carrega uma bandeira da vitória. Geralmente ela é usada por militares, policiais, boxeadores e pessoas que lutam por algo. Ela possui seis proteções:

  • Maeta ma hah Niyom - Com esta bênção você será tratado por outros com grande bondade e compaixão que vão melhorar a sua popularidade e ajudá-lo a ganhar tratamento preferencial.
  • Klaeoklad: A maioria das pessoas em algum momento vai ter um acidente. Esse benefício assegura que o portador não vai sofrer ferimentos graves.
  • Chana Satru: A capacidade de derrotar o inimigo.
  • Ma hah Amnat: Isso vai dar ao usuário um grande poder, autoridade e controle sobre outras pessoas.
  • Awk Seuk: A vontade de ir para a guerra ou para travar batalhas para aqueles que têm a sua lealdade e o desejo de lutar pelo que é certo.
  • Kra Kong Phan: proteção mágica e invencibilidade.

O significados dos animais na tatuagem tailandesa

Cada animal tem uma característica, por isso é interessante conhecer uma pouquinho mais de cada um.

  • TIGRE: tem energia, força, capacidade encarar os desafios e agir rapidamente.
  • CROCODILO: é bastante maternal e tem conexão com a natureza, por isso protege contra manipulações. Também protege contra ataques físicos, pois o couro do crocodilo é bastante resistente.
  • ELEFANTE: é o símbolo da sabedoria e da força. Ele remove barreiras e mantém consigo muita paciência e autoconfiança.
  • COBRA: energia física e poder criativo, porque ela se move rápido e com ritmo.
  • TARTARUGA: símbolo da paciência, tenacidade (resistência) e independência.
  • GALO: tem o dom da palavra, é bom observador e representa proteção ao seu redor.
  • CENTOPEIA: tem equilíbrio e coordenação. Representa a capacidade de suportar o estresse. 

 

AS REGRAS da sak yant

Mas existem regras a seguidas, não somente para não quebrar a mágica da tatuagem, mas para o bem de estar do portador e de quem o rodeia.

  1. Não mate uma pessoa com intenção.
  2. Não roube para ganho pessoal rápido.
  3. Não minta para prejudicar os outros.
  4. Não tenha relações sexuais com outro parceiro (a).
  5. Não cuspa no banheiro. O banheiro deve ser um lugar limpo e não mantê-lo assim é um desrespeito a si mesmo e aos outros.
  6. Não xingue ou desrespeite seus pais.
  7. Não fale mal sobre as pessoas da sua volta pelas costas.
  8. Não consuma álcool a ponto de se tornar um incômodo para os outros.
  9. Não use roupas de baixo aparentes para evitar as tentações e distrações com o sexo oposto. Monges não estão autorizados a tocar na pele de uma mulher.
  10. Não participe de rituais de magia negra e evite qualquer contato com esse tipo de ato.

A Sak Yant deve ser reabençoada uma vez por ano e caso uma das regras seja quebrada, a pessoa deve ser abençoada novamente, para que a tatuagem volte a ser mágica. O processo é simples: O monge lê a Sak Yant, reza jogando a mágica e assopra ela!

Leia também Como a Tailândia Mudou a Minha Volta ao Mundo

 

AS DUVIDAS COMUNS SOBRE A THAI TATTOO

 

  • Tem que ser com bamboo?

A tradição diz que tem que ser com bamboo. Mas existem bamboos especiais, com agulhas na ponta por questões de higiene e desinfecção. Agora o monge ta tatuando de máquina. 

 

  • Dói? E a Cicatrização?

Sim, dói tanto quanto uma tatuagem de máquina, mas a cicatrização é bem mais rápida, aproximadamente, de 3 dias a 5 dias. 

 

  • Quanto tempo levou? 

Fizemos todas as tatuagens tailandesas em dias diferentes e os tempos foram: Sangwan: 4h;  Gaos Yord Mônica: 2h; Hah Taew: 30min; Gao Yord Eduardo: 1:30h; Suea Hiau Liang: 1h; Hanuman Tua Gao: 3h. No Wat Bang Phra leva uns 15 a 20 minutos. 

 

  • Quem escolhe o desenho e a localização dele?

Quem vai receber a tatuagem mágica Thai decide o que e onde tatuar. Mas todas as tatuagens devem ser acima da cintura e algumas tem um lugar mais correto para estar devido ao tipo de proteção. A Gao Yord, por exemplo, deve ser tatuada o mais próximo da cabeça possível, já que traz iluminacão para a pessoa, e o Sangwan fica no peito já que a tradução no nomes explica que é um colar de proteção. 

 

  • E se eu não quiser ir pra Tailândia pra fazer a Sak Yant, tem problema?

A Sak Yant é uma tradição budista e para quem segue a religião, a resposta é sim. Pra quem não segue o budismo e quer fazer só por fins estéticos, a resposta é não. 

 

  • Todo ano tem que abençoar a Sak Yant pra renovar a mágica. Vocês voltar todos os anos pra Tailândia?

Adoraríamos, mas a resposta é não! A Sak Yant é muito mais para te lembrar de seguir as regras e ser uma pessoa boa. Você precisa acreditar que ela te protege, porque a fé vem de dentro. Pra facilitar a compreensão: a Sak Yant é como carregar um amuleto de proteção, só que ao invés de usar um colar com ele pendurado, você tatua na pele esse amuleto.

 

  • Quem fez a Sak Yant de vocês?

A primeira vez fizemos com um ex-Ajarn, porque ele podia tocar em mulheres. Os demais monges que consultamos não aceitavam nem usar luva cirúrgica. As outras quatro tatuagens que o Eduardo fez foi com um Ajarn num templo em Chiang Mai.

Leia também Presente dos Monges: Sak Yan, a Tatuagem Sagrada

  • Quanto vocês pagaram?

Nada, a tatuagem tailandesa é de graça, só fizemos a doação para o templo! O valor que nos sugeriram foi o equivalente a 20 reais.

 

  • Como encontrar o monge?

Não sabemos o nome do lugar, porque o nome do templo estava escrito em tailandês, não existe tradução pra inglês e sempre fomos com algum local que sabia chegar lá sem um endereço e traduzia (bem mal e com dificuldade!) tudo pro monge. Fica a mais ou menos 1h de moto de distância da Old Town. Quem já esteve na Tailândia sabe bem que eles só se localizam por nomes de templos e não por endereços, principalmente em Chiang Mai. Descobrimos esse templo por acaso, depois de alguns meses morando lá. Veja mais abaixo no post a como encontrar o seu próprio monge.

 

  • Por que não fizeram no Wat Bang Phra?

Porque consideramos insano pensar em dividir a mesma agulha com mais aproximadamente 50 pessoas (ninguém sabe dizer se eles desinfectam direito os bambus ou trocam a agulha da máquina) e tem que madrugar para entrar na fila. 

 

  • Vale fazer com um tatuador?

Depende da fé de cada um. O que nós aprendemos é que a fé vem de dentro. A Sak Yant existe para te lembra de ser uma pessoa boa e respeitar os demais. Ela está lá para te fortalecer, te proteger e te fazer lembrar que toda ação tem um consequência, por isso existem as regras. Muitas mulheres não são aceitas nos templos ou simplesmente preferem um tatuador por se sentirem mais confortáveis em ficar com os ombros descobertos ou mesmo ter que tirar a blusa para tatuar. Lembrando sempre que é um símbolo budista, a sak yant é uma tatuagem sagrada tailandesa e não um simples souvenir. 

    COMO FAZER UMA SAK YANT DE GRAÇA

Opção 1 :

como fazer a tatuagem da tailândia em bangkok

Atualização em outubro de 2017: Como Chegar e Como Funciona

O templo mais famoso para fazer uma Sak Yant na Tailândia é o Wat Bang Phra, onde acontece o festival anual dedicado a tatuagem mágica. Todos os dias centenas de turistas se aglomeram em salas minúculas e abafadas a espera da sua vez para receber sua Sak Yant. O pagamento também é uma doação para o templo que gira em torno de 70 baht (7 reais) e algumas oferendas, como flores e incensos. Eles vendem uma cestinha com todas oferendas por esse valor. 

Mas com as seguintes considerações que nos fizeram desistir logo que soubemos através de várias pessoas como funcionava:

  • São mais ou menos 50 pessoas por dia que monge tatua.
  • O monge mesmo tatua de máquina e ele é bem rápido. 
  • A tatuagem de bambu é feita por aprendizes.
  • Eles precisam ser rápidos, por isso eles não permitem que a pessoa escolha o que nem onde vai tatuar;
  • Para fazer o tigre, por exemplo, tem que ter várias outras tatuagens antes. Algo como nível de proteção. E ainda assim demora mais, é feito por outra pessoa e a doação é bem maior. 
  • Como são várias pessoas no mesmo dia, bate aquele medo de pegar alguma coisa se o bambu não estiver bem desinfectado ou a agulha não tiver sido trocada. Atenção para as suas vacinas de hepatite! 
  • Tem que acordar muito cedo (5am) pra chegar no templo e não pegar uma fila imensa e talvez nem dar tempo de fazer a tatuagem no mesmo dia.
  • Não pode mais fotografar com o monge. Tente pedir se pode, mas muita coisa mudou no templo. 
  • Nosso amigo tailandês, o Mr Turtle, fez em outubro/2017, esperou 5h na fila, não escolheu a tatuagem, nem localização e o monge não permitiu fazer fotos. Tatuagem de máquina em poucos minutos. Ele recebeu uma Gao York com o Nokyoong Himmapan (pavão) tudo junto.  Veja a foto.
Gao York com Nokyoong Himmapan feita no templo Wat Bang Phra pelo monge

Gao York com Nokyoong Himmapan feita no templo Wat Bang Phra pelo monge

Se quiser conversar com ele sobre como foi, ele trabalha no The Yard Hostel em Bangkok da tarde pra noite e toca violão muito bem. 

Mas respeitamos imensamente quem vai lá e julgamos justa a decisão! Os tailandeses nos aconselharam a ir lá, mas como disse antes, sabendo desses detalhes técnicos, não achamos que seria uma boa ideia.

O TEMPLO PARA FAZER A TATUAGEM DA TAILANDIA

PARA CHEGAR NO TEMPLO, que fica a 50min de Bangkok, tem que pegar a van no Terminal de Ônibus Norte Mo Chit para província Nakorn Pathom e avisar que vai para o Wat Bang Phra. Peça para o motorista te deixar na intersecção Tha-na, na beira da estrada e você precisa atravessar a rodovia e pegar um tuktuk até o templo. O tuktuk custa 100 baht, mas você pode pegar um taxi por 200bath ou perguntar pela van pública que custa 20 bath. Como o inglês naquela região não é bom (quase inexistente), é melhor pegar o tuktuk mesmo. 

 Leia também: Como é Morar na Tailândia

 

Opção 2 (a nossa):

como fazer a tatuagem tailandeSa em chiang mai

Pergunta para um local em Chiang Mai onde tem um templo que faz Sak Yant. A tatuagem sempre será de graça, só precisa fazer uma doação para o templo!  Ah, pede pra ligar antes, porque alguns dias não são bons para tatuar, como nos dias que tem o número 4. Como eu já expliquei antes, não sabemos chegar, porque esse templo é local e não existe tradução pra inglês. Descobrimos muito por acaso e depois de alguns meses morando por lá. 

Atualização da opção 2 (julho/2016):

Na nossa última vez em Chiang Mai, nos dedicamos ao ir ao templo com frequência para conversar com os monges. Fomos em diversos templos e descobrimos que todos os monges conhecem algum Ajarn que tatua. E se você se dedicar e fizer amizade com o monge, ele ainda ajuda a marcar a Sak Yant! Os monges adoram conversar com estrangeiros, ensinar o Budismo e ainda treinar inglês. O Monge Thap do Templo Phabong de Chiang Mai é muito divertido e adora conversar. Meninas, vocês também podem tentar. Infelizmente nenhum dos monges que conhecemos, conhecia um Ajarn que aceitasse tatuar mulheres. 

Leia também Budismo na Tailândia e o Monge Thap

 

A TATUAGEM DA TAILÂNDIA É SAGRADA

Lembrando sempre que a Sak Yant é como um amuleto budista, uma tatuagem sagrada, e ela precisa ser recebida, é como um presente. Numa comparação muito vulgar, seria como um escapulário para o católico.

Lembrando também que o Ajarn tem muitos afazeres com o templo e  ele não vai parar tudo para tatuar um "turista" que só tem um dia livre na cidade. A última tatuagem que o Eduardo recebeu, foi necessário aguardar mais de 1 mês, e nessa última vez que estivemos por lá durante 3 meses, ele sequer teve tempo. O Ajarn é a pessoa mais importante do templo, por isso esse respeito com o tempo. 

Se você está indo com pressa, eu sugiro fazer a sua sak yant no Wat Bang Prha onde as pessoas estão aprendendo, existe uma Ajarn que tatua também e só vão recusar fazer caso exista algum impedimento maior.

Seja um viajante responsável com a religião local.  

IMPORTANTE

Esse post teve update a cada nova Sak Yant com as respectivas fotos e significado. Leia o post Presente dos Monges: Sak Yant, a tatuagem sagrada para saber como foi a experiência de receber uma Sak Yant de um monge na Tailândia.