Documentos Necessários Para a Viagem da Tailândia
A Tailândia exige alguns documentos básicos para entrada, mas também tem novidades que podem passar despercebidas. Por isso, criamos este guia para você organizar seus papéis, evitar sustos e chegar lá com tudo certo. No final do post, veja o passo a passo para preencher o TDAC e garantir sua chegada tranquila.
Resumo Rápido
O passaporte precisa ter validade mínima de 6 meses na data de entrada.
É obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacina da Febre Amarela (emitido pela Anvisa).
Seguro viagem, cópia do passaporte e Permissão Internacional para Dirigir são altamente recomendados.
Novo (desde maio de 2025): todos os viajantes (independentemente da nacionalidade) devem preencher o Thailand Digital Arrival Card (TDAC) obrigatoriamente antes de entrar no país.
Precisa de ajuda com seu roteiro? Conheça nossa consultoria de roteiro personalizado e tenha o planejamento ideal pra sua próxima aventura.
Leia o Roteiro Tailândia de 8, 12, 15 e 20 dias: guia com passeios e dicas práticas
7 Documentos Fundamentais Para Viajar na Tailândia
1. PASSAPORTE
Deve ter pelo menos 6 meses de validade contados a partir da data de saída na Tailândia. Se você já comprou a sua passagem e vai renovar o passaporte, você vai ter que falar com a cia aérea. Nós temos um post explicando como renovar o passaporte.
2. CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO (CIV)
Você tem que tomar a vacina da febre amarela no Brasil (a dose completa!), pegar a sua carteirinha que o postinho deu e fazer o Certificado Internacional de Vacinação (CIV) na internet. Quem fez a vacina até dezembro de 2022, faz o certificado pela Anvisa (botão verde “iniciar”). Quem fez a vacina em 2023, já pode pegar pelo Meu SUS Digital.
Importante:
A validade da vacina da febre amarela é vitalícia (para sempre). O que significa que se você tem o Certificado Internacional de Vacinação antigo, aquele amarelinho, e ele tem uma data de validade, você pode desconsiderar. A imigração quer saber apenas a data que você tomou a vacina.
Você deve tomar a vacina no mínimo 10 dias antes de viajar. Esse é o tempo que ela precisa para começar a proteger. Quem não mora mais no Brasil há mais de 1 ano, não precisa apresentar o Certificado Internacional de Vacinação, mas o ideal é ter para não se incomodar à toa.
3. THAI HEALTH PASS
É necessário preencher o Thai Health Pass pelo link https://thaihealthpass.com . É um formulário online muito rápido de preencher. Você precisa ter em mãos o Certificado da Vacina da Febre Amarela, passaporte, endereço do seu primeiro hotel de chegada na Tailândia e Seguro Viagem.
4. THAILAND DIGITAL ARRIVAL CARD (TDAC)
Todo viajante, independentemente da nacionalidade, deve preencher o TDAC antes de entrar na Tailândia (ar, terra ou mar) com 72h de antecedência da chegada. O link é https://tdac.immigration.go.th
5. SEGURO VIAGEM
Não obrigatório, mas altamente recomendado, garante tranquilidade em saúde e imprevistos durante a viagem. O atendimento para estrangeiros é extremamente caro!
É comum intoxicação alimentar, se arranhar nos corais, pisar num ouriço do mar, ter alergia com os piolhos do mar, etc. Por isso sempre escolha um seguro com cobertura de prática e esportes e que pague tudo, que bvovcê não tenha que pedir reembolso depois. Nosso leitores têm boa experiencia com Afinity e My Assist Trip da Seguros Promo.
6. CÓPIA DO PASSAPORTE
O passaporte é o seu único documento oficial na Tailândia. Sem ele, é como se você estivesse sem documento nenhum, por isso tome muito cuidado com ele e jamais deixe ele como caução na hora de alugar algo (moto, bicicleta, etc). Isso vale para qualquer país! Por isso tenha:
Foto no celular e na nuvem: É sempre bom ter uma foto dele no celular e na nuvem para o caso de perda ou roubo. Tire uma foto do carimbo de chegada na Taiolândia também.
Cópia no papel: Um xerox simples preto e branco. É útil para quando o passaporte ficar no hotel e você precisar agendar o passeio, comprar o ferry, pedir o formulário do VAT Refund, durante os passeios, entrar no Grand Palace, precisar alugar uma bicicleta e poder dizer que está só com a cópia (jamais deixe o seu passaporte como caução). Leia também Perdi / Roubaram meu Passaporte: O Que Fazer
Você precisar ter o passaporte físico original quando: fizer câmbio, comprar chip de celular, checkin no hotel, embarque em voos.
Leia também:
7. CARTEIRA DE HABILITAÇÃO (LEIA COM ATENÇÃO!)
Todas as informações abaixo estão disponíveis no Portal Consultar do Itamaraty no item Transportes
PID e CNH: “Consoante as leis tailandesas, os motoristas, para dirigir na Tailândia, devem portar carteira de motorista tailandesa. Carteiras de motorista estrangeiras ou carteiras internacionais não são aceitas para dirigir no país, nem mesmo no caso de turistas de passagem (a não ser as carteiras emitidas por alguns países vizinhos da Tailândia). A carteira de habilitação internacional (PID – Permissão Internacional para Direção) obtida no Brasil não é válida legalmente na Tailândia, pois o Brasil e a Tailândia assinaram diferentes acordos internacionais sobre a matéria.” – Portal Consultar do Itamaraty
Motocicletas e jet-skis: “Antes de alugar uma motocicleta ou "jet ski", o turista deve checar se o seu seguro viagem cobre esse tipo de locação, uma vez que normalmente as próprias companhias de aluguel não possuem qualquer tipo de seguro. O turista nunca deve deixar seu passaporte como garantia. A Embaixada tem conhecimento de vários casos onde o locador age de má fé e cobra taxas exorbitantes para devolver os documentos de viagem, alegando estragos nos veículos alugados. A Embaixada chama atenção para o fato de que se o turista não tiver carteira de motorista válida para dirigir motocicleta (PID – Permissão Internacional para Direção), a companhia de seguro de saúde não paga eventual hospitalização em caso de acidente.” – Portal Consultar do Itamaraty
Documentos obrigatórios para viajar à Tailândia em 2025: passaporte, vacina de febre amarela, seguro viagem, Thai Health Pass e o novo Thailand Digital Arrival Card.
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
🛏️ Hospedagem: Booking
🧳 Seguro Viagem: Seguros Promo ou Real Seguros
🎟️ Passeios e Ingressos: Viator, Klook, Get Your Guide
🎟️Passeios em Português na Tailândia: Phi Phi Brazuca
🚆 Transporte: 12Go (trens, vans e ônibus)
📶 Chip de celular internacional: Airalo (eSIM)
🔍 Precisa de ajuda com seu roteiro?
Conheça nossa consultoria de viagem personalizada e tenha o planejamento ideal pra sua próxima aventura.
☕ Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho?
Você pode fazer um PIX para monicamoras@gmail.com (Itaú). Qualquer valor ajuda muito! Obrigada por apoiar o blog que te ajuda 💛
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
Mônica Morás é autora do blog Eduardo & Mônica, onde publica roteiros completos e conteúdos de viagem baseados em mais de 70 países visitados, com foco no Sudeste Asiático e destinos fora da rota tradicional. Hoje, além de produzir vídeos, também oferece consultorias personalizadas para quem quer viajar com mais autonomia e segurança. Acompanhe também no Instagram: @monicamoras.
VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA