Regras para Entrar na Tailândia: Imigração Atualizada 2023

Atualizado em 28/05/2023

Texto:MONICA MORAS  @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero 

A imigração na Tailândia em 2023 exige apenas passaporte e vacina da febre amarela de brasileiros. As regras para entrar na Tailândia mudaram no dia 01 de outubro de 2022 e não existe mais nenhuma restrição relacionada a Covid-19, não precisa mostrar comprovante de vacinação. Brasileiros devem preencher o formulário online Thai Health Pass, ir no Heath Control e depois na Imigração.

Veja o passo a passo para a imigração na Tailândia, com as regras atualizadas 2023. Veja as Regras da Tailândia para Brasileiros, Portugueses e Brasileiros que moram fora do Brasil. Assista o video do passo a passo da imigração no aeroporto no Youtube.

REGRAS PARA ENTRAR NA TAILÂNDIA: IMIGRAÇÃO ATUALIZADA 2023

Desde o dia 01 de outubro de 2022 NÃO é mais necessário apresentar o certificado vacina do Covid-19 e nem mesmo PCR para entrar na Tailândia. Caíram todas as regras! Brasileiros não precisam preencher o Thailand Pass, ele não existe mais desde 2022. Thai Health Pass (obrigatório) é diferente do Thai Pass (não existe mais).

DOCUMENTOS PARA ENTRAr NA TAILÂNDIA:

  • Passaporte com pelo menos 6 meses de validade

  • Certificado Internacional da Febre Amarela

  • Formulário Thai Health Pass

Veja as regras da imigração na Tailândia:

  • PORTUGUESES

Portugueses podem ir diretamente para fila da imigração com passaporte, bilhete de embarque, reserva de hotel e passagem de saída. Não precisa preencher nada!

  • BRASILEIROS QUE MORAM FORA

Brasileiros que moram fora do Brasil, que usarão passaporte brasileiro e têm ID de residência em países fora da América do Sul e da África, devem ir até o Health Control com passaporte e ID de residência no exterior. Não é necessário preencher nada.

  • BRASILEIROS COM RESIDÊNCIA NO BRASIL

Brasileiros que moram no Brasil precisam preencher o Thai Health Pass. Veja abaixo o passo a passo.

  • BRASILEIROS COM RESIDÊNCIA NO BRASIL, MAS QUE ESTÃO EM VIAGEM

Brasileiros com residência no Brasil, mas que não estiveram em nenhum país endêmico no último mês, não precisa preencher o formulário. Exemplos de quem não precisa: Saiu do Brasil, entrou na Tailândia, foi para o Vietnã e retornou. Nesse retorno, não é necessário, apenas na primeira entrada. Ou ainda: Você saiu do Brasil, passou o mês na Indonésia (ou Europa) e vai entrar na Tailândia, então não é necessário. Note que 3 dias em Singapura vindo do Brasil e antes de chegar na Tailândia ainda exigem o preenchimento do Thai Health Pass.

Esse é o nosso caso, pois estamos em constantes viagens pela Ásia. Porém, nós optamos por sempre preencher, pois é rápido (6 minutos cronometrados) e não custa nada!

 
 

REGRAS DE IMIGRAÇÃO PARA BRASILEIROS NA TAILÂNDIA

São duas as etapas para imigração na Tailândia. Uma antes de embarcar e outra já no aeroporto. Veja o passo a passo.

ANTES DE EMBARCAR

É necessário preencher o Thai Health Pass pelo link https://thaihealthpass.com . É um formulário online que é um misto do antigo formulário do Health Control + Arrival Card. Ficou muito mais fácil agora! Entre no site e clique no botão verde “Begin Registration”

O formulário é preenchido online, e pode ser feito do Brasil, um dia antes do embarque, pois haverá um prazo de entrada. Nós preenchemos o nosso no aeroporto, e recebemos 7 dias de prazo para entrada na Tailândia depois da da nossa data de chegada. Chegamos dia 07 de outubro, mas teríamos até 14 de outubro para entrar no país.  Esse prazo tem repetido durante as demais vezes que entramos em 2023.

Regras para Entrar na Tailândia: Imigração Atualizada 2022

REGRAS DA TAILÂNDIA

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA IMIGRAÇÃO NA TAILÂNDIA

Para preencher o Thai Health Pass, tenha em mãos:

  • Foto do passaporte.

  • Foto do Certificado da Febre Amarela. Vale o novo com Qr Code ou o modelo antigo amarelinho sem QR Code. O importante é data da vacina. Quem fez a vacina até dezembro de 2022, faz o certificado pela Anvisa (botão verde “iniciar”). Quem fez a vacina em 2023, já pode pegar pelo Conecte SUS.

  • Foto do Seguro Viagem (não obrigatório, mas recomendado).

  • Endereço do primeiro hotel de chegada na Tailândia

  • Informações do voo de chegada na Tailândia. Se você fizer escala / conexão em alguma país, é o voo do país da escala / conexão, mesmo que tenha sido apenas 2h trocando de avião.

Será necessário preencher seus dados pessoais, informações da viagem, de saúde e fazer upload dos arquivos mencionados acima. O seguro não é obrigatório, mas altamente recomendado pelas autoridades e por mim que já precisei no passado, e não tinha. Não cometa o meu erro do passado! Temos cupom de desconto de Seguro Viagem neste link.

Se você não sabe inglês ou se sente inseguro para preencher o formulário, no artigo O que Fazer ao Chegar no Aeroporto em Bangkok, eu escrevi a tradução de cada um dos itens e o que deve ser preenchido. Faça essa parte com calma e atenção para não errar.

No instagram @blogeduardoemonica tem um destaque como passo passo de quando chegamos na Tailândia por todos os aeroportos.

Quando fizer o preenchimento, faça o print da senha final antes de abrir o QR Code. Caso você precise alterar qualquer informação, ou incluir o seguro, por exemplo, será necessária essa senha.

Depois do print, faça o download do seu QR Code. Ele terá vindo no seu email cadastrado também.

NO AVIÃO

Deixe o passaporte, Certificado da Febre Amarela e o QR Code que você recebeu depois de preencher o Thai Health Pass. Para manter o celular com bateria, mantenha um cabo USB de carregamento com você no voo.

NO AEROPORTO EM BANGKOK

Ao desembarcar do avião em Bangkok, já tenha em mãos:

Siga as placas...

Siga as placas que levam até o Health Control (vigilância sanitária). Essa é a primeira coisa a se fazer quando chegar na Tailândia. Antes mesmo da imigração.  

No instagram @blogeduardoemonica tem um destaque como passo passo de quando chegamos na Tailândia.

APRESENTE O THAI HEALTH PASS

O Health Control (vigilância sanitária) é o lugar onde os oficiais conferem o seu passaporte, questionário de saúde preenchido e também o Certificado de Vacinação Internacional da Febre Amarela emitido pela Anvisa. Esse certificado é obrigatório para entrar na Tailândia. O lugar tem uma placa imensa em verde.

Se você não tem, expliquei melhor no artigo Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo (no item 1) e você pode ver mais detalhes de onde emitir no site da Anvisa.

Se você preencheu antes de chegar, vá até o guichê e apresente o passaporte, Certificado da Vacina da Febre Amarela, bilhete do seu voo e o QR Code do Thai Health Pass. O funcionário vai preenche um papel e te entregar com uma assinatura ou vai grudar um adesivo na sua roupa. Como tudo isso, você vai até a imigração, que fica a menos de 100 metros dali.

Se você não preencheu, vai ter que preencher ali, online. Tem um passo a passo num quadro para facilitar. Não recomendo fazer isso, para não atrasar mais ainda a sua viagem, já que você vai gastar uns 10 minutos fazendo isso. No aeroporto Don Mueang, a imigração fica a 200 metros do Health Control.

Siga as placas... 

Agora é hora da imigração no controle de passaporte. 

ENTRANDO PELO AEROPORTO DON MUEANG DE BANGKOK

Se você chegar pelo aeroporto Don Mueang em Bangkok, saiba que o processo é o mesmo, porém o Health Control fica 100 metros depois da Imigração. Ou seja, você precisa andar até o Health Control e depois voltar para Imigração.

ENTRANDO PELO AEROPORTO DE PHUKET / KRABI / CHIANG MAI

Entrando por qualquer aeroporto internacional é o mesmo processo. Primeiro Health Control, depois Imigração.

ENTRANDO DE ÔNIBUS NA TAILÂNDIA

Se você entrar de ônibus, trem ou barco na Tailândia, é o próprio oficial da imigração que vai conferir a sua vacina da febre amarela.

IMIGRAÇÃO NA TAILÂNDIA

A imigração na Tailândia em Bangkok é muito fácil. Brasileiros não precisam de visto para viajar de férias para a Tailândia, por isso você pode ir direto para o Controle de Passaporte, depois de passar pelo Health Control. Ignore as placas que levam até o e-Visa, já que você não precisa.

No aeroporto Suvarnabhumi a imigração fica no alto de uma rampa com tapete azul. O tapete azul da imigração fica a menos de 100 metros do Health Control (placa verde).

O oficial vai conferir seu passaporte, e talvez pedir alguma informação, como quanto tempo vai ficar e ou onde vai ficar. Tenha os prints de sua hospedagem, passagem de saída, seguro viagem e tudo mais que você tenha organizado para a viagem.

Até hoje só nos perguntaram uma vez quanto tempo ficaríamos nas dezenas de vezes que entramos e saímos. Mas sempre tínhamos tudo certinho caso fosse necessário provar a informação.

No carimbo consta a sua data limite de saída da Tailândia. Brasileiros ganham 90 dias para ficar na Tailândia.

O QUE FAZER DEPOIS DA IMIGRAÇÃO

Siga para pegar as bagagens, depois faça o câmbio e saque dinheiro, compre o chip e você estará pronto para ir para a cidade. Todas as dicas desse passo a passo no aeroporto estão no O que Fazer ao Chegar no Aeroporto em Bangkok.

E SE ENTRAR NA TAILÂNDIA, FOR PARA OUTRO PAÍS E VOLTAR PARA TAILÂNDIA NA MESMA VIAGEM?

Se você entrar na Tailândia, for para outro país e voltar para Tailândia na mesma viagem, ainda assim você precisa preencher o Thai Health Pass a cada entrada na Tailândia. Mesmo que tenha ficado apenas 1 final de semana fora, ainda assim precisará preencher o formulário.

E mesmo que esteja num mochilão de 3 meses, ainda precisa, pois você é brasileiro. No Health Control (vigilância sanitária), você explica que está viajando. E de qualquer forma, estão no Sudeste Asiático, você continua vindo de países onde a doença é endêmica.

Agora, depois dessa aventura que é chegar na Tailândia e passar por toda a maratona da imigração em Bangkok, é hora de aproveitar as férias!

 
 

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Escrito em 25/10/2022 | Atualizado em 28/05/2023

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Anterior
Anterior

Cruzeiro com Jantar em Bangkok: Como é e Quanto Custa

Próximo
Próximo

O que fazer em Ninh Binh: 10 Principais Atrações