Trilha no Parque Nacional Tierra del Fuego, Ushuaia

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

O Parque Nacional Tierra del Fuego é um dos lugares mais interessantes de fazer trilha no Ushuaia. O parque é repleto de vistas deslumbrantes onde quer que você olhe, e tornou-se um destino popular para viajantes ávidos por vida selvagem, paisagem e cultura exóticas.

Em 1960, o governo argentino criou o Parque Nacional Tierra del Fuego para preservar a região mais meridional da cordilheira dos Andes e as florestas subantárticas. O parque tem 63mil hectares, vários lagos e montanhas nevadas, e ainda é lar de animais como castores, raposas vermelhas, guanacos e ratos almiscarados. 

O Parque Nacional Tierra del Fuego é uma mistura única de paisagens da Patagônia. Dentro do parque, você encontrará cadeias montanhosas, vales profundos repletos de lagos e rios gelados, costas pitorescas e florestas cativantes. Penhascos nítidos enquadram baías tranquilas, e morenas glaciares encontram a folhagem musgosa entre este verdadeiro tesouro argentino. Como se poderia esperar, a vida selvagem dentro do parque é tão variada e notável quanto a paisagem natural.

TREKKING NO PARQUE NACIONAL TIERRA DEL FUEGO, USHUAIA

COMO É A TRILHA PELA SENDA COSTERA

A melhor forma de conhecer o parque é pé. O motivo é simples: a trilha considerada mais difícil, a Senda Costera, não é difícil e ainda proporciona paisagens fantásticas, diferentes a cada trecho e surpreendentes ao longo do caminho. São 8km de dificuldade média (existem trechos com bastante barro), bem sinalizados e que leva umas 3h para serem percorridos. A única forma de percorrer a trilha Senda Costera é a pé. Algumas pessoas optam por fazer passeio de 4x4, mas elas perdem justamente o que nos atraiu: andar costeando a Bahia Ensenada.

Além da Senda Costera, existem outras trilhas mais fácies. Entre as atrações mais famosas do Parque Nacional Tierra del Fuego, estão a Laguna Negra, a Baía Lapataia, a cachoeira do Rio Pipo e o Lago Roca. Como ali existem muitas coisas para fazer e ver, é preciso é preciso reservar um dia inteiro para poder explorá-lo melhor. Ou pegar um tour. 

HORÁRIOS E VALORES

O parque fica aberto das 7h às 21h no verão e das 8h às 18h no inverno, custa 350 pesospara entrar (mais o valor da van) e é obrigatória a apresentação de um documento oficial. Mas mesmo com esse horário, isso não significa que você não possa acampar lá. No parque existem acampamentos, dos mais simples aos que possuem água quente e mini mercados. Existe também uma sede com restaurantee um pequeno museu (gratuito) que fica no final das principais trilhas e antes dos acampamentos maiores.

COMO IR PARA O PARQUE NACIONAL TIERRA DEL FUEGO

Como o Parque Nacional Tierra del Fuego fica a 12km de distância da cidade, existem vans que levam a até a entrada das trilhas e buscam em horários determinados no final de cada trilha. A van aparece em determinados horários, então não dá para escolher qual pegar na volta. 

Na entrada do parque ganhamos um mapa mostrando as trilhas e os níveis de dificuldade. Optamos pela Senda Costera sem guia (mês de outubro) e foi bem tranquilo, pois não tinha neve no caminho e toda a trilha é nem sinalizada. O app Maps.me funciona bem também. Como tínhamos tempo até a chegada da próxima van, ainda fizemos uma caminhada de menos de 30min pelo Paseo de La Isla.

Além da van, tem um ônibus que deixa na entrada do parque e também tem o trem o Trem do Fim do Mundo, também chamado de Trem dos Presidiários, porque antigamente os presidiários de Ushuaia eram levados ao parque para cortar madeira para a cidade. Ainda hoje é possível ver a área devastada por conta das atividades dos presidiários. O Trem do Fim do Mundo é um passeio bem famoso no Ushuaia e anda por diversas áreas interessantes. 

Como o parque está entre o sul da Cordilheira dos Andes, com divisa com o Chile a leste a o Canal Beagle ao sul, a temperatura tende a ser amena, mesmo no verão. E venta muito. Por isso, vá com roupas para trekking e que suportem o vento frio. 

SOZINHO OU DE EXCURSÃO?

Decisão difícil! Se gosta de natureza e o tempo estiver bom, recomendo ir sozinho. Se for inverno, você estiver como tempo curto e preferir ver mais coisas, recomendo pegar uma excursão. Os valores não variam muito entre as agências. Nesse caso recomendo os tour do Brasileiros no Ushuaia, onde você paga em reais pelo site e ainda fala português. Veja o tour de inverno e o de verão

Seja qual for a sua decisão, não deixe de conhecer o Parque Nacional Tierra del Fuego, um dos lugares mais bonitos do Ushuaia. 

OPÇÕES DE HOSPEDAGEM

Tente ficar o mais próximo possível da Secretaria de Turismo do Ushuaia na Avenida Maipu, porque a cidade é pequena, mas é toda na montanha, ou seja, cheia de subidas. 

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DA ARGENTINA

PIN IT :) 

 

Trilha no Parque Nacional Tierra del Fuego, Ushuaia

 

JÁ CONHECE O NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS