7 Coisas para Fazer Sozinho em Lisboa

Texto e Fotos: MONICA MORAS @monicamoras 

Viajar sozinho para Lisboa é muito fácil. A cidade tem diversas atrações que podem ser realizadas sem companhia. Se você quer tirar um tempo para si e se aventurar pela cidade, veja essa lista de sete coisas para fazer sozinha em Lisboa. 

1. PROVE VINHOS PORTUGUESES NA SALA DE PROVAS 

Se você gosta de vinhos, tem vontade de provar os vinhos portugueses, mas não está disposto a pagar por isso num restaurante, a melhor opção é ir numa sala de provas. A Vini Portugal tem salas de provas de vinho onde você experimenta quantos vinhos quiser no seu tempo. Quando você chega no lugar, você compra um cartão e carrega ele com dinheiro (algo como o cartão Viva do transporte), e depois vai numa máquina escolher o seu vinho. Os valores são por taça, e a taça mais barata custa 50 centavos de euro. 

A Vini Portugal é a Organização Interprofissional do Vinho de Portugal, reconhecida por Despacho do Ministério da Agricultura, sendo a entidade gestora da Marca Wines of Portugal. No site da Vini Portugal você encontra a explicação de cada um dos vinhos num arquivo pdf completíssimo. A sala de provas de vinhos portugueses em Lisboa fica na Praça do Comércio (Terreiro do Paço, 1100-148, Sala Ogival), e fica aberta das 11h às 19h de segunda a sábado, e só abre nos domingos entre os meses de abril e outubro. Atenção: a probabilidade de beber demais e / ou fazer amizades nesse lugar é alta. 

Mercado da Ribeira - Mercado Time Out Lisboa

2. FAZER UM WORKSHOP DE GASTRONOMIA 

Comida é cultura, faz parte da história e tradição dos lugares. É ela também o que une as pessoas em volta da mesa, seja em casa, no restaurante ou no bar. Então por que não fazer um workshop gastronômico em Lisboa? É uma ótima oportunidade de aprender algo novo e trocar ideias com pessoas diferente que tem o mesmo interesse que o seu.  

Academia Time Out tem vários workshops com diferentes níveis de conhecimento, tipos de pratos, valores e alguns são até com chefs que se destacam no Mercado da Ribeira – Mercado Time Out Lisboa. Confira a agenda de cursos e os valores, que começam a partir de 10 euros. 

Kiss de Cook tem workshops acontecendo todos os dias a partir das 12:30, mas é necessário agendar previamente. Eles inclusive vendem um cartão presente de workshop que custa 45 euros. Confira a programação e faça a sua reserva no site da escola. 

Outra opção Academia Vaqueiro que tem uma grande variedade de cursos, com valores atrativos. A agenda não abre com frequência, mas é bom ficar atento na época da sua viagem. O site da Vaqueiro tem várias receitas disponíveis para por em prática em casa mesmo. 

3. TOMAR UM CAFÉ COMO UM LISBOETA

Pode parecer besteira, mas observe os cafés de Lisboa. Você vai ver várias pessoas tomando um café, muitas vezes acompanho de uma pastel de nata e lendo um jornal. Tudo isso com a maior serenidade, sem pressa. Me dei o prazer de pedir um meia leite numa chávera grande (café com leite na xícara grande) acompanhado de uma torrada em todas as manhãs que passei sozinha em Lisboa, cada dia numa padaria diferente. E numa tarde sentei sem pressa até na Pastéis de Belém

Ler Devagar na LX Factory

4. SE PERDER NA LIVRARIA

O silêncio faz viajar pelas páginas dos livros. Melhor ainda quando as palavras estão em português e podemos apreciar toda a beleza da nossa língua materna. A livraria Ler Devagar na LX Factory tem uma infinidade de títulos de livros e revistas que fazer a gente se perder no tempo. Ela tem dois andares, um café, uma antiga gráfica desativada dentro dela e muitos livros espalhados pelas paredes. As meninas da foto são norueguesas que conheci na livraria.

5. IR NA FEIRA

Feiras são irresistíveis, e uma grande oportunidade de achar algo único por um preço que cabe no bolso. A feira mais famosa é a Feira da Ladra, que vende antiguidades e acontece de quarta a segunda no Campo de Santa Clara. Aqui é melhor estar sozinho e com tempo. Outra feira interessante acontece em Belém, a Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato, todo primeiro e terceiro domingo do mês. E se você é fascinado por feiras de antiguidades, esse site reúne todas elas com as datas bem organizadinhas para você se programar. 

6. VISITAR AO MUSEU

Essa é a opção mais clichês, mas a mais verdadeira. Já observou que quando estamos sozinhos tendemos a analisar melhor as coisas? São dezenas de museus para explorar em Lisboa, mas os meus favoritos são o MAAT,  Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (qua-seg 11h-19h, 5 euros) que fica na beira do rio e depois dá para aproveitar e passear na orla, e o Museu Coleção Berardo, de arte contemporânea com obra de Miró, Andy Warhol e Mondrian (seg-dom 10h-19h, 5 euros). 

Mas você talvez goste do Museu Nacional de Arte Contemporânea, também conhecido como Museu do Chiado, onde existe uma coleção linda de esculturas (ter-dom 10h-18h, 4,50 euros). Ou ainda goste do Museu Nacional dos Coches com uma vasta coleção dos séculos 18 e 19, com carruagens reais, fardamentos e até carrinhos de bebê (ter-dom 10h-18h, 8 euros). Museus também são ótimas opções para dias chuvosos em Lisboa. 

Elétrico 28

Leia também:

7. PEGAR O ELETRICO 28

O Elétrico 28 é um bondinho amarelo de madeira por dentro, que faz percorre a rota turística de Lisboa. Ele sai da Praça Praça Martim Moniz e vai até o Campo de Ourique, passando por Alfama, Baixa, Chiado e Santos. A linha foi inaugurada em 1914, é super disputada pelos turísticas e aqui vale sentar na janelinha. A vantagem de estar sozinha, é nem precisar negociar quem senta na janela numa hora dessas.

Na verdade qualquer coisa é possível fazer sozinho em Lisboa, como já contei no Roteiro de 2 dias em Lisboa (stopover / conexão longa) Eduardo e eu estivemos na cidade em tempos diferentes e eu devo confessar que me diverti bastante sozinha nos meus dias pela capital portuguesa. E também me senti segura para andar com a minha câmera na mão e voltar para o hostel quando já estava escuro. 

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau

Tá vendo só como estar sozinho em Lisboa não é um problema! E essas foram apenas algumas sugestões, porque Lisboa tem muito mais! 

Você tem mais alguma dica? Escreve aqui embaixo nos comentários. 

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Inclusive na Europa ele é obrigatório (mostrei aqui). Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DE PORTUGAL 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS E @EDUVIERO

VEJA MAIS