Como é a Navegação pelo Canal Beagle no Ushuaia

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

Existem passeios imperdíveis no Ushuaia e um deles é a navegação pelo Canal Beagle. Além de visitar o Farol do Fim do Mundo, o barco se aproxima e às vezes até para em algumas ilhas. 

Se você não sabe, o Canal Beagle recebeu esse nome em homenagem ao navio britânico HMS Beagle, que na última de suas duas viagens pela América do Sul, 1832, tinha o inglês Charles Darwin como membro da tripulação. Foi durante essa viagem que Darwin começou a escrever sobre sua teoria da evolução das espécies através de diversas observações valiosas e que deu origem ao livro “A Origem das Espécies”.

No Ushuaia existe apenas um problema: o tempo muda a cada 20 minutos, literalmente. Quando decidimos fazer a navegação, o tempo estava fechado, mas fomos mesmo assim. Passamos alguns minutos o tempo abriu e pudemos aproveitar a vista das montanhas nevadas. 

COMO É A NAVEGAÇÃO PELO CANAL BEAGLE

A excursão passou primeiro pela Isla de los Lobos, onde fica um reserva de leões marinhos. O barco chegou bem pertinho e ficou fácil eles todos lá aproveitando o sol que ia e vinha o tempo todo. A segunda parada foi numa pequena ilha para fazer mini-trekking e conhecer um pouco da vegetação local. O vento estava insuportável, mas a vista era linda. Já a terceira parada foi pertinho da Isla de los Pájaros, onde conhecemos o Cormorão Real, que é muito parecido com pinguins. 

Nas ilhas onde há animais, o barco apenas se aproxima e para por alguns minutos para fazermos fotos. Como fomos for de temporada de pinguins, acabamos não conhecendo a Pinguinera da Isla Martillo, afinal já tínhamos passado por Punta Tombo. 

Depois de tantas ilhas, o pessoal do barco conferiu se todos estavam bem com o forte vento e balanço da água. Feito isso, fomos para o Farol do Fim do Mundo, cujo nome real é Farol Les Eclaireurs, que sinaliza aos navegantes a entrada na Baía de Ushuaia. Neste ponto o barco parou por um tempo maior próximo ao farol para que todos pudessem ir para a proa (frente) do barco fazer fotos.

CURIOSIDADES SOBRE O FAROL DO FIM DO MUNDO

O Farol do Fim do Mundo sinaliza aos navegantes a entrada na Baía de Ushuaia pelo Canal Beagle, um estreito que separa as ilhas do arquipélago da Terra do Fogo. Mas se você pesquisar, vai ver que o nome original é Farol Les Eclaireurs. O nome francês significa “Os Iluministas” ou “Os Escoteiros”.  O farol fica numa pequena ilha do Canal Beagle está situado em uma ilha no Canal Beagle – estreito que separa as ilhas do arquipélago da Terra do Fogo. 

O farol foi fundado em dezembro de 1920 e é uma das principais atrações turísticas e símbolo do Ushuaia. Ele tem 11 metros de altura, 3 metros de largura em sua base e sua iluminação alcança até 14 km de distância. O  acendimento é automático, assim que a luz natural se acaba. 

PARA SABER SOBRE A NAVEGAÇÃO

  • O BALANÇO DO MAR: Na ida o barco vai devagar, numa velocidade em que é possível ficar de pé, já na volta é velocidade máxima> No nosso tour, na volta, quem quisesse podia tentar pilotar o barco. O vento é forte, a água é agitada e tudo balança muito. Tome seu remédio para enjoo ,mesmo que não seja uma pessoa que enjoa. 
  • O TEMPO DA NAVEGAÇÃO: O tour dura entre 2:30 e 4h, dependendo das condições do tempo, porque às vezes chega no momento de ir até o farol, mas o mar está muito mexido e fica inviável e inseguro seguro. Ou às vezes o barco precisa voltar mais devagar. 
  • HORÁRIOS: Os tours acontecem entre 9:30 e 15:30 todos os dias, dependendo apenas da situação do clima. Se o passeio não sair, o dinheiro é devolvido e você pode reagendar. 
  • PREÇOS: O tour custa em média 870 pesos. Somado a esse valor, ainda tem a taxa portuária de 20 pesos, paga na entrada do porto mesmo. Às vezes tem fila, portanto, assim que fechar o tour, já pague ela. 
  • AGÊNCIAS: Existem diversas agências lado a lado na Avenida San Martin, próxima ao porto. O tour em si não varia, apenas o valor. Existe também a agência Brasileiros no Ushuaia que você pode agendar do Brasil o seu tour, pagar em reais e falar português. Veja o tour de verãoo de inverno, e o de inverno com pinguins

OPÇÕES DE HOSPEDAGEM

Tente ficar o mais próximo possível da Secretaria de Turismo do Ushuaia na Avenida Maipu, porque a cidade é pequena, mas é toda na montanha, ou seja, cheia de subidas. 

IMG_0088.jpg
 Tempo fechado

Tempo fechado

Tempo abrindo

Tempo aberto

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

 

Como é a Navegação pelo Canal Beagle no Ushuaia

 

JÁ CONHECE O NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS