5 Motivos para Visitar o Ushuaia na Primavera

Texto: MONICA MORAS   Fotos: EDUARDO VIERO

A melhor época do ano para visitar qualquer lugar do mundo é a primavera. O clima já está ameno, mas ainda não é alta temporada. E isso acontece também no Ushuaia no extremo sul da Argentina, também conhecido como o Fim do Mundo. Mas não se engane, esse título não tem nada de pejorativo e é muito fácil chegar de carro, de ônibus ou avião no dito Fim do Mundo.

Nós visitamos o Ushuaia em outubro, no encerramento da temporada de inverno e tivemos uma experiência ótima de pegar um clima mais ameno, mas com as montanhas ainda com neve. Foi ótimo, porque a paisagem estava linda e o clima menos frio. 

PRIMAVERA NO USHUAIA

1. OUTUBRO É O MÊS INTERMEDIÁRIO

Outubro é o mês intermediário das temporadas turísticas. Encerra o inverno com o fechamento das pistas de ski no dia 08/10 (feriado nacional) e a maioria dos turistas que estavam lá por esse motivo vão embora. Assim a cidade volta aos poucos a ser um lugar mais tranquilo de se conhecer e mais barato também. Mas esse período é curto, pois em novembro começa a temporada de verão e os turistas dessa época começam a aparecer. 

2.  O CLIMA É AMENO

Não se engane, no Ushuaia é frio e venta muito o ano todo. Nessa época ainda neva, mas o clima já não é mais tão extremo quanto no inverno, o que ajuda bastante as pessoas que não são acostumadas ao frio. Uma coisa muito importante é saber que as condições climáticas mudam muito rápido no Ushuaia. Os locais costumam dizer que a cada 20 minutos tudo muda, ou seja, não ainda se basear na previsão do tempo que marca no celular. Mas isso também é bom, porque se o tempo tiver fechado, é só aguardar um pouco antes de desistir daquele passeio que estava programado.

3. É PRIMAVERA

As camadas mais superficiais de neve começam aos poucos a derreter e dão lugar a uma paisagem mais alegre, colorida para a cidade. A neve ainda está presente no Glacial Martial e o clima permanece limpo por mais tempo, o que facilita para ter a vista panorâmica da cidade lá do alto. E o Parque Nacional Terra do Fogo já não tem mais neve nas trilhas e campings, o que permite que se faca tudo por conta, sem pegar tour obrigatoriamente. 

4. VOCÊ PODE ECONOMIZAR

Viajar fora de temporada significa ter mais opções de hospedagem, facilitando a escolha da melhor região conforme seus interesses. Os hostels também ficam mais vazios. As lojas começam a oferecer alguns descontos e conseguir um vendedor para ser atendido é bem mais fácil. Inclusive, o Ushuaia é zona duty free (sem impostos). Além disso, a nova tabela de valores para as atrações turísticas ainda não foi alterada (para mais). Inclusive, recomendo conferir os passeios do Brasileiros no Ushuaia. São várias opções que você pode pagar em reais e falar português. 

5. TEM VOO DIRETO E RÁPIDO PARA EL CALAFATE

Esse motivo vale para qualquer época do ano. O voo pela Aerolineas é barato e rápido (1:20h) para El Calafate, e pouco varia durante o ano todo. Em El Calafate está a geleira Perito Moreno, outro passeio imperdível na Patagônia Argentina. 

Mas é claro que se pode visitar o Ushuaia em qualquer época do ano, pois a paisagem é única em cada uma das estações, apesar do clima frio frequente. Até mesmo as atrações mudam e inclusive, é mais barato esquiar no Ushuaia do que em Bariloche, por exemplo. De qualquer forma, sempre haverá opções para todos os gostos e bolsos, já que o importante é ir e se divertir!

Opções de hospedagem

Tente ficar o mais próximo possível da Secretaria de Turismo do Ushuaia na Avenida Maipu, porque a cidade é pequena, mas é toda na montanha, ou seja, cheia de subidas. 

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros.

 

5 Motivos para Visitar o Ushuaia na Primavera

 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS