Câmbio: Onde Trocar Dinheiro na Tailândia

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

A Tailândia é uma país muito barato de viajar, mas fica do outro lado do mundo. Então surgem as dúvidas: Qual é a moeda da Tailândia? Posso levar real? Tem que ser dólar ou pode ser euros? Onde trocar dinheiro na Tailândia? É fácil sacar dinheiro na Tailândia?

Trocar dinheiro na Tailândia é muito fácil, mas escolher onde trocar é pode fazer uma diferença grande no seu bolso. 

QUAL É A MOEDA DA TAILÂNDIA?

A moeda da Tailândia é o Thai Baht. Leve apenas dólar ou euros, pois são moedas internacionais aceitas com facilidade em qualquer casa de câmbio ou banco. Um dica importante é levar as notas mais novas e limpinhas possíveis. Notas velhas, amassadas e riscadas podem ser recusadas. E leve notas de 100 e 50 dólares, pois as menores tem cotações desfavoráveis. 

POSSO LEVAR REAL PARA TAILÂNDIA?

Não pode levar real, pois na Tailândia o real não tem valor comercial. Na verdade as pessoas sequer sabem que o real é a moeda do Brasil. E nem podemos julgar, já que a maioria dos brasileiros não sabe que a moeda tailandesa é o baht. Infelizmente a gente acaba caindo na “armadilha” do câmbio e recâmbio (real-dolar-baht) que encarece a viagem. Por sorte, a Tailândia é um país barato de viajar, como já mostrei os valores no artigo Quanto Custa na Tailândia: Valores para Planejar a Viagem

TEM QUE SER DÓLAR OU PODE SER EUROS? 

O dólar é a moeda internacional mais aceita no mundo todo. Se você só tem reais e precisa fazer câmbio, leve dólares. Mas se você vive na Europa ou tem alguns euros guardados da última viagem, pode levar também, porque vai ser bem aceito. Já se você vem do Japão e Austrália, é melhor conferir bem a cotação se vale mais a pena sacar dinheiro ou fazer câmbio, mas de qualquer forma é aceito nas casas de câmbio maiories. 

ONDE TROCAR DINHEIRO NA TAILÂNDIA?

A Tailândia é um país muito turístico, por isso existe diversas casas de câmbio espalhadas pelo país. Nem sempre a cotação é boa, mas você não vai ter problemas de ficar sem moeda local. Nas cidades maiores, faça câmbio na Super Rich (uma laranja) que tem no aeroporto Suvarnabhumi e espalhada por Bangkok, com lojas em outras cidades.

A Super Rich é conhecida e recomendada por ter a melhor cotação da cidade, mas os valores variam de acordo com o quiosque. Por exemplo, o valor do quiosque do MBK é ligeiramente mais caro do que o quiosque do BTS Phaya Thai. Por isso recomendo ver os valores online da loja Super Rich que você pretende fazer câmbio. Tem aplicativo também. Mas se você tiver que pagar para air até um quiosque, sendo que você está perto de um câmbio de outra bandeira, daí não vale a pena, pois a custo do transporte vai "comer" o seu ganho do câmbio. 

No aeroporto, também procure a Super Rich que fica no Level B do aeroporto Suvarnabhumi, perto do Rail Link. Evite ao máximo trocar dinheiro no aeroporto, no máximo 100 dólares. Na verdade essa é uma regra geral para todos os países, como já mostrei no artigo Câmbio: Que Moeda Levar, Onde Trocar e Dicas para Economizar

Clique em Exchange Rate para ver a cotação por quisoque

Cotação para diferente para valores diferentes

Os bancos também fazem câmbio, mas com cotações não tão boas. De qualquer forma, eles ainda são uma boa alternativa quando você está numa cidade pequena, como Sukhothai ou Pai. Leia  O Que Fazer em Pai na Tailândia: Guia Completo e também Roteiro em Sukhothai na Tailândia

Nas ilhas a cotação sempre é pior do que nas cidades grandes. Portanto planeje-se para não ficar sem dinheiro. Entre Krabi e Phiphi, faça câmbio em Krabi Town. Entre Krabi e Bangkok, faça câmbio em Bangkok. 

Fique ligado, pois as cotações consideram valores múltiplos de 100 dólares. Ou seja, se você trocar apenas 50, sua cotação vai ser ruim. Se for 20 dólares, vai ser pior ainda. Se você trocar 175 dólares, a cotação vai ser proporcional para cada nota, sendo que a de 100 vai valer mais e a de 5 vai ter um valor bem ruim. O mesmo vale para euros. Leia também o artigo Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo

É FÁCIL SACAR DINHEIRO NA TAILÂNDIA?

Todos os caixas eletrônicos da Tailândia são ATM e aceitam saques de cartões internacionais das bandeiras Visa e Master. Mas apesar da facilidade, todos os bancos cobram uma taxa de saque de 220 baht (+/- 6,70 dolares). Ou seja, se for para sacar, saque valores altos para compensar a taxa. Mesmo que seja do cartão Travel Money. 

Nós temos o cartão internacional de recebimento Payoneer (tipo PayPal, mas cartão), porque trabalhamos com fotografia e recebemos dinheiro de vários países. Ele tem uma taxa de 3,50 dólares por saque de outra moeda que não seja dólar, então precisamos sempre planejar muito bem nosso dinheiro. Evitamos ao máximo usar o cartão de crédito brasileiro por causa da incidência do IOF de 6,38%. O mesmo vale para o cartão de débito onde o meu banco tem uma taxa absurda de saque + o IOF. 

Por isso verifique com o seu banco todas as taxas aplicáveis para não ter dor de cabeça pagando fatura. E não esqueça de desbloquear o cartão para uso internacional antes de sair do Brasil. 

COMO MANTER O DINHEIRO SEGURO?

Divida seu dinheiro em partes. Uma parte fica na doleira com você o tempo todo. O resto você divide em diferentes lugares das suas coisas, de preferência nas coisas que ficam no cofre. Um pouco no bolsinho enrolado numa meia, outro pouco dentro de uma revista, etc. Mas nunca deixe tudo junto e nem no cofre. A Tailândia é um país muito seguro, mas não está livre dos furtos. Leia É seguro viajar para a Tailândia?

RESUMINDO: Leve dólares (ou euros) para a Tailândia; leve notas de 100 em bom estado; pesquise as cotações; prefira fazer câmbio nas grandes cidades; se for sacar dinheiro, saque grandes montantes. 

VEJA TODOS OS POSTS DA TAILANDIA

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar com o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão ãdá para parcelar em até 12x. A Travel Ace funciona bem na Tailândia. 

Ainda tem dúvida? Escreve aqui embaixo nos comentários :) 

Pin It :) 

 

Câmbio: Onde Trocar Dinheiro na Tailândia

 

Já conhece nosso Facebook? Segue no Instagram @monicamoras e @eduviero

VEJA MAIS