Como Ir de Bangkok para Siem Reap de Ônibus Direto

Translate here!

Texto: MONICA MORAS     Fotos: EDUARDO VIERO

Siem Reap é a cidade base de Angkor Wat no Camboja. Existem duas formas de chegar lá direto a partir de Bangkok: voo, mais rápido e mais caro (Bangkok Airways); ônibus direto, mais lento e mais barato. Fomos de ônibus direto de Bangkok para Siem Reap (sem parar ou trocar de ônibus), porque temos tempo, mas não temos dinheiro. Existem ainda algumas agências na Khao San que vendem pacote de 3 dias, ida e volta de van.

siem reap camboja

 

COMO FOI: de Bangkok para Siem Reap DE ONIBUS

Compramos as passagens na estação rodoviária Mochit de Bangkok para o segundo ônibus da manhã. No dia marcado, o embarque foi muito tranquilo e pontual. Pouco antes da fronteira nos foi entregue o almoço e um agente ofereceu fazer o visto por um valor mais caro que do que fazer na hora. Depois de mais ou menos 4 horas de viagem estávamos na fronteira. Uma bagunça, uma confusão. Passamos por um corredor que mais parecia um brete para preencher formulário e fazer checagem de saúde e nos encaminhamos para a salinha do visto. Ali preenchemos os papeis, pagamos 30 dolares de visto, mais 3 dolares de extorsão, mas também aceita 300 bath.

Apesar de ter uma placa imensa dizendo que custa 30 dolares, se você se nega a pagar, eles riem e vão colocando o formulário parar baixo, o que significa que você será o último a ter visto, só depois da sala esvaziar. O guia não fala nada, mas existe um clima de “vamos rápido” e todo mundo parar para não atrasar a viagem.

Feito o visto, era hora de entrar na fila da imigração. Mais um formulário e uma fila gigantesca onde apenas um oficial estava trabalhando. O processo todo deve ter levado um hora para que todo mundo do ônibus finalizasse, graças ao guia.

Embarcamos e quando chegamos no escritório da companhia em Siem Reap de ônibus algumas horas depois, tivemos que esperar no ônibus até que os funcionários desembarcassem nossas bagagens e colocassem dentro da sala deles. Isso é porque o tuktuk até o hostel/hotel está incluído na passagem e para evitar que algum tuktuk não autorizado leve a mochila e cobre do passageiro o valor. Só pra constar, um tuktuk custa 1 dolar. Como não tínhamos hotel pedimos parar ir para o começo da Pub Street que por acaso era a 4 quadras de onde estávamos, na mesma rua.

Veja também:

angkor wat siem reap camboja

 

IMPORTANTE

  • Precisa passaporte para comprar a passagem.
  • O ônibus é direto de Bangkok até Siem Reap, tem almoço incluído na passagem, comissário de bordo e tuktuk até o hostel em Siem Reap.
  • Os ônibus são novos e bem confortáveis.
  • São mais ou menos 8 horas de viagem, sendo 4 horas de cada lado da fronteira.
  • A passagem custa mais ou menos 25 dolares.
  • Quando fomos, apenas a Cia de Ônibus Nattakan era autorizada. Na rodoviária eles vão dar a informação correta.
  • A Cia de Onibus Nattakan tem apenas dois horários por dia: 8h e 9h da manhã.
  • Tenha dólares em notas baixas trocados, tipo 1 dolar.
  • Faça o visto na fronteira sozinho, não aceita ajuda do agente do ônibus, pois o processo vai demorar igual.
  • Em Siem Reap tudo é feito em dólar, não precisa fazer câmbio.

 

OUTRA OPÇÃO BARATA DE BANGKOK PARA CAMBOJA

Na estação Mochit tem uma van que sai a cada 45 minutos até a fronteira desde cedo. Custa mais ou menos 200 bath e a viagem até lá dura mais ou menos 4 horas. Depois de fazer a imigração, você precisa pegar outra van ou ônibus até Siem Reap. Lembre-se que a fronteira fecha às 10pm.

Veja aqui como chegar na estação Mochit em Bangkok, na opção transporte.

 

VISTO PARA O CAMBOJA

O visto é na chegada, tanto faz se por terra ou aéreo. Por terra tem a extorsão dos turistas, o famoso scam de 3 dolares ou em bath (moeda da Tailândia). O visto custa 30 dólares, e tem que levar o passaporte valido por no mínimo 6 meses, 1 foto 3x4 (ou tamanho passaporte) e certificado internacional de vacinação contra febre amarela (não me pediram). Se esquecer a foto, o visto sai mais caro. O arrival card eles entregam na hora para preencher. Você pode se recusar a pagar o scam, mas vai ser o último de todos os turistas que estiverem esperando o visto. O visto é de 30 dias.

Veja também:

siem reap camboja

 

Já conhece nosso Facebook?

 

VEJA MAIS