O Que Fazer em Leros, na Grécia

Escrito em 25/08/2016 | Atualizado em 19/07/2021

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Leros é uma das 12 ilhas do Dodecaneso que ainda não foi atingida pelo turismo internacional. Lá o que mais se vê é o turismo local num clima de tranquilidade e muita música tradicional nos restaurantes espalhados por Agia Marina, o melhor lugar para ficar na ilha.

Agia Marina, o centrinho de Leros, é conhecida pelas suas casas tradicionais que vão do porto até a colina vizinha. Suas estreitas são cheias de casa impressionantes, lojinhas e pequenos cafés convidativos. 

Entre as atrações de Leros, as mais bonitas são o Castelo Medieval com uma vista impressionante da ilha já no caminho e ainda pertinho da igreja de Virgem Maria Kavouradaina. Tem ainda a pequena igreja Agios Isidoros que tem exatamente o mesmo tamanho da ilha onde ela fica, e também a orla marítima, que é onde você encontrará bares e cafés charmosos e super econômicos, assim como lojinhas onde você pode comprar artesanato.

O QUE FAZER EM LEROS NA GRÉCIA

 1. MOINHOS DE VENTO EM PANDELI

O local mais interessante em Leros são os antigos moinhos de vento em Pandeli, a caminho do Castelo Medieval.Já no lado norte da ilha, é possível ver alguns moinhos de vento modernos no alto das montanhas.

2. MOINHO DE FARINA EM AGIA MARINA

Este moinho de farinha é um modelo arquitetônico de um moinho de vento do século XX. Fica no porto de Agia Marina, e praticamente todos os restaurantes da beira mar tem vista para ele. 

3. IGREJA AGIOS ISIDOROS EM ALINDA

A bela igreja de Agios Isidoros fica na ilha de Alinda, ligado a terra por uma passagem estreita. A pequena capela, que tem o exato tamanho da ilha, foi construída no local de um antigo templo, cujas ruínas ainda podem ser vistas por trás do altar. A vista da igreja é muito bonita, principalmente ao entardecer.

4. IGREJA DO PROFETA ELIAS EM PANDELI

Esta é uma pequena capela logo abaixo do Castelo de Pandeli, ainda na estrada. Ela foi construída na beira-mar e oferece uma vista incrível do pôr do sol e uma bela panorâmica da ilha.

5. CASTELO MEDIEVAL EM PANDELI

Este castelo foi originalmente construído pelos bizantinos no local de um antigo templo no século 11, e depois foi restaurado pelos venezianos. Fica numa colina acima de Pandeli e ao longo dos anos virou o cartão postal da ilha, com a vista que todos os viajantes querem ter de suas janelas de hotel.

6. IGREJA DE AGIA MARINA

A igreja de Agia Marina impressiona os visitantes pelo seu tamanho. Ela foi construída em pedra e possui duas torres sineiras. Fica no centrinho, fácil de ir a pé.

7. IGREJA DE PANAGIA KAVOURADENA EM KSIROKAMBOS

Esta pequena igreja foi construída sobre algumas rochas junto ao mar. Diz a tradição que os pescadores encontraram ali um ícone da Virgem Maria enquanto procuravam caranguejos.

8. MUSEU DE HISTÓRICO E FOLCLÓRICO EM ALINDA

O Museu Histórico e Folclórico está instalado na Torre Bellenis, a caminho de Alinda. Inclui fotos da Segunda Guerra Mundial, instrumentos tradicionais, mapas antigos e manuscritos, entre outros.

9. PALEOKASTRO EM KSIROKAMBOS

O Castelo de Ksirokambos foi construído na época medieval no local de uma antiga acrópole. Esta construção é mais antiga que o castelo de Pandeli.

10. MUSEU DA GUERRA E MEMORIAL DA GUERRA EM LAKKI

Museu da Guerra foi inaugurado em 2005 e fica num túnel construído pelos italianos durante a Segunda Guerra Mundial. É um museu impressionante em um ambiente subterrâneo real. E o Memorial da Guerra em Lakki, no porto de Leros, comemora o ataque dos bombardeiros alemães ao contratorpedeiro grego Vasilissa Olga, durante a Segunda Guerra Mundial.

COMO ANDAR PELA ILHA GREGA LEROS

A melhor forma de circular pela ilha é alugando uma scooter por 12 euros a diária. Uma de 50cc é suficiente para o sobe e desce da ilha, porém atenção aos postos de combustíveis, que são poucos na ilha, principalmente no caminho para Agios Isidoros.

Também tem taxi que faz o trajeto porto – centro da ilha por 5 euros. A subida e descida é complicada com bagagem, por isso é o ideal usar taxi. Para passear, é só tomar fôlego mesmo. 

Use o mapa off-line do aplicativo Maps.me para pinar os lugares e economizar o plano de dados. E leve alguns euros em espécie, pois são poucos os caixa eletrônicos (ATM).

MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR

A melhor época para visitar Leros vai de maio até setembro, no verão europeu. Os meses de julho e agosto são os mais lotados e com preços de hotéis bem mais caros. Em setembro os preços já baixam, e a temperatura permanece ótima. 

TEMPERATURA DO MAR

Entre os meses de junho e setembro é quando o mar está mais agradável. Não é quente como no Sudeste Asiático ou Caribe, mas é muito agradável. Já em maio e outubro fica gelada. E não tem água viva no mar, diferente de Malta e Sicília. 

COMO CHEGAR EM LEROS

Leros tem acesso de marítimo a partir das ilhas Dodecaneso e ligação direta com Atenas. O porto onde chega o catamarã vindo das ilhas locais é o da Agia Marina, enquanto o ferry de ligação rápida, incluindo Atenas, fica no porto de Lakki. 

O taxi entre os portos custa 5 euros,mas a melhor forma de andar pela ilha é alugar uma scooter por 12 euros a diária. Chegamos de Kos e saímos para Patmos.Confira os horários e valores de ferries no FerryScanner (em português).

ONDE FICAR EM LEROS

Agia Marina é a melhor opção para ficar, pois é onde estão as melhores opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos. E mesmo a ilha sendo ponto de turismo local, os preços são consideravelmente mais caros em julho e agosto. 

Nós ficamos no Elefteria Hotel, quem tem piscina, uma vista incrível da cidade e fica pertinho da Praça dos Plátanos, a praça principal, que serve o melhor Gyros Pita que já provamos. Pesquise por Platanos Townhall para chegar lá, ou pelo Platanos Rooms.

  • PLATANOS ROOMS: quartos simples e confortáveis na praça principal de Agia Marina, a Praça dos Plátanos, a 800m do porto. A vista dos quartos é para o Castelo Medieval em Pandeli, uma das vistas mais bonitas da ilha. Reserve

  • TASSOS APARTMENTS II: apartamentos com cama de casal e sofá cama, que acomoda até 3 pessoas de frente para a praia em Agia Marina e 100 metros do porto. Os apartamentos tem cozinha e varanda onde se toma o café da manhã com a vista do mar. Reserve

  • VILLA CLARA LEROS: quartos de casal numa mansão neoclássica que se tornou um hotel boutique sofisticado. Cada quarto tem uma decoração exclusiva em Art Deco. Fica próximo do porto. Reserve

  • AGIA MARINA CENTER TOWN, CATIA: uma pousada com cozinha compartilhada que pode ser alugada por quartos, ou a cada inteira para até 10 pessoas. Fica a 1 minuto a pé do porto. Reserve

  • SUNNY BAY: uma casa de temporada para até 6 pessoas, com cozinha, máquina de lavar, churrasqueira, e uma vista do terraço lindíssima. Reserve

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A GRÉCIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

O que fazer em Patmos, A Ilha Grega do Apocalipse

Próximo
Próximo

Roteiro Completo Pelas Ilhas Gregas do Dodecaneso