O Que Semporna Tem

Translate here!

Texto: Mônica Morás   Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás

Semporna é uma pequena cidade na costa leste de Sabah, na Malásia. Ela por si só não é um ponto turístico, mas é o ponto principal que leva para as ilhas (leia aqui) de Bohey Dulang, Sibuan, Mantabuan, Sipadan, Mabul e Bodgaya onde vivem os Bajau Laut, ou ciganos do mar (leia aqui).

Tun Sakaran Marine Park

Bajau Laut em Bodgaya

Mantabuan

Sibuan

Nascer do Sol em Semporna

A cidade é tão pequena que é possível fazer tudo a pé, mas quem tem bagagem pesada, existe a opção de pagar um “taxi”, que na verdade é um morador local com um carrinho de mão que carrega as malas. O aeroporto mais próximo fica em Tawau e ainda é preciso pegar um ônibus ou van por mais 2 horas. Quem vem de Kota Kinabalu tem a opção do ônibus direto que leva 8 horas para chegar. É possível comprar pelo site ou pedir para um local comprar, nesse caso o valor da passagem cai pela metade.

As melhores opções de hospedagem ficam perto do porto e os preços variam de acordo com o nível de conforto, mas a média de uma cama de hostel é de RM 40.

A comida varia entre a malaia, mas bem característica de Sabah e frutos do mar. Por ser uma país predominantemente muçulmano, encontrar restaurantes que vendam cerveja é um pouco desafiador, mas os poucos que existem ficam na beira-mar, de frente para o hotel Dragon Inn.

A cidade em si é bem pobre, mal cuidada, muito lixo espalhado, mas as pessoas são extremamente simpáticas e receptivas. O aviso geral é jamais darem dinheiro para ninguém na região, no máximo comprar algo que estejam vendendo ou doar comida, mas jamais dinheiro em espécie, principalmente para as crianças.

Tripulação do Big John

Mas o que leva todo mundo para Semporna sem dúvida são as ilhas. A melhor forma de explorar a região é pegar um tour de diving ou snorkeling, independente se é de grupo ou privado (mínimo de 4 pessoas). Os tours saem às 8am e voltam às 17pm, todos incluem almoço, e os preços do tour snorkeling variam de RM170 até RM250, sendo que os mais baratos podem não incluir os equipamentos.

O importante é sempre conferir o dono do barco é autorizado e pagou a taxa ambiental por pessoa, porque todas as ilhas tem postos policiais que conferem a lista de passageiros e registro de pagamento e da embarcação. Em Bohey Dulang e Sibuan os próprios passageiros precisam descer do barco e ir direto se registrar na ilha (nome, passaporte, nacionalidade) antes de explorar o locaL. Nesse post mostramos tudo sobre as ilhas.

Ainda sobre segurança, não é raro o caso de sequestros na costa de Semporna pelo grupo muçulmano filipino Abu Sayyaf, por isso tanta segurança em torno dos tours, tantos registros nas ilhas e tantas vezes que a polícia para os ônibus para conferir passaportes, principalmente em Sipadan, a melhor ilha pra mergulho da Malásia. 

VIDEO Semporna é uma pequena cidade na costa leste de Sabah, na Malásia.

VIDEO Os Bajau Laut, Ciganos do Mar de Sabah

 

GALERIA: ILHAS DE SEMPORNA

Leia aqui o post completos sobre as ilhas e aqui sobre os Bajau Laut, ciganos do mar.

Já conhece nosso Facebook

VEJA MAIS