Como é a Celebração de Loy Krathong em Bangkok

Escrito em 07/11/2014 | Atualizado em 03/07/2021

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

COMO É O LOY KRATHONG

Uma das coisas que mais queríamos fazer na Tailândia era participar do Loy Krathong, um festival celebrado no 12º mês do calendário lunar, durante a lua cheia. “Loy” significa flutuar e “krathong” recipiente em forma de flor de lótus com velas, flores e incensos.

Os tailandeses flutuam suas krathongs em rios para homenagear Buda e buscar o perdão da deusa da água por quaisquer delitos que tenham cometido. É um símbolo do recomeço, por isso também flutuamos a nossa.

Fomos convidados pela host da Airbnb, a Hataipat, e sua família para participar do festival no condomínio dela, que tem píer privado no rio Chao Phraya, em Bangkok. Muita sorte, senão teríamos que disputar espaço nos piers públicos ou pagar uma pequena fortuna em algum hotel ou num passeio de barco!

Leia também: Roteiro Tailândia: Quantos dias ficar em cada lugar | 7 Rooftop Bar em Bangkok que Valem a Pena

Loy Krathong em Família

O que mais gostamos é que o Loy Krathong foi uma ocasião para reunir família e amigos para celebrar. O jardim estava todo enfeitado, com banda ao vivo e havia comidas, bebidas e krathongs para todos os convidados.

Claro que não perdemos a oportunidade de flutuar a nossa também! Os seguranças ajudam a colocar na água com uma espécie de pá bem longa. No final ainda assistimos os fogos de artifício.

Junto com o Loy Kathrong acontece o festival Yi Peng onde balões de papel com velas são lançados no ar (acontece em Chiang Mai apenas). Mas devido ao alto risco de acidentes no tráfego aéreo, a partir de 2014 é proibido soltar esses balões em Bangkok sob pena de multa e prisão. 

Leia também: Roteiro em Bangkok Passo a Passo: Imperdíveis e Arredores | Guia Alternativo de Bangkok: Para Fugir do Óbvio

Onde acontece o Loy Krathong

O Loy Krathong acontece ao longo de todo o rio em Bangkok, seja nos piers públicos, próximos de templos, hotéis, restaurantes ou condomínios residenciais com acesso ao rio. Não existe um lugar melhor, pois os principais hotéis promovem shows de fogos a noite em diferentes partes do rio. O nosso era perto do píer público e aconteceu 22:30, por exemplo.

A partir de 2017 passou a acontecer também em lagos artificiais de edifícios públicos. É como se fosse uma quermesse, com feirinha, brincadeiras, shows, e barquinhas vendendo as velas decoradas com produtos que viram comida para os peixes do lago. E depois que a festa acaba, o que fica no lago é recolhido, afinal, é um festival para agradecer a pureza da água e não faz sentido poluir, né?!

Confesso que a que participei no Complexo onde fica o The Treasury Department em 2017 foi mais bonito de ver. Mas ambos foram muito divertidos, porque estávamos entre amigos locais, o que dá um sentido especial para a data.

Loy Krathong 2017

Loy Krathong 2017

Como funciona o Loy Krathong

Em celebrações particulares as pessoas se reúnem, comem, bebem, cantam, fazem concursos de beleza (por isso tem tantas mulheres com roupas típicas), flutuam suas krathongs e esperam juntas os shows de fogos. Me lembrou uma festa de Natal.

Para colocar a krathong na água é só acender a vela e os incensos que o pessoal do píer tem uma espécie de pá que coloca ela no rio. Toda Krathong é de um material que vai desmanchar, virar comida para os peixes e não vai poluir.

Tem para vender, caso você não esteja em alguma festa ou queira flutuar mais de uma por família. A celebração começa por volta de 18:30 e se estende até a hora dos fogos, que no nosso caso foi às 22:30.

As fotos de Loy Krathong

Como é um rio, tem vento e barcos passando, a vela fica pouco tempo acesa dentro da água. Então não espere nenhum grande espetáculo nas lentes da câmera. Mas é bonito de observar as krathongs passando, mesmo que apagadas. E com a proibição dos balões por questões de segurança, resta o show de fogos de artifício.

Leia também: Roteiro em Chiang Mai: O Que Fazer Dia a Dia | Guia Alternativo de Chiang Mai: Para Ver Além dos Templos

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Nossa Celebração Loy Krathong em Bangkok
Nossa Celebração Loy Krathong em Bangkok

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Onde Ficar em Bangkok: The Yard Hostel

Próximo
Próximo

Tour Um Dia Como um Pescador em Santor, Bangkok