Guarda Volumes em Bangkok: Onde Deixar a Mala Durante a Viagem

Texto:MONICA MORAS  @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero 

Viajar com mala grande para Tailândia não é um problema. O problema é rodar o país com ela. Em Bangkok tem guarda volumes nos aeroportos, shoppings, estações, muitos hotéis e até em templos. Nas principais cidades também tem! E essa é uma boa solução para quem está vindo do inverno Europeu ou indo para o frio do Japão. 

Guarda volumes em bangkok para deixar a mala

Guarda volumes é uma das melhores opções para não carregar peso durante a viagem. Vou indicar as opções e lembre-se de não deixar nada de valor, e se mesmo assim se sentir inseguro, embale ela naqueles plástico filme do aeroporto, ou deixe com cadeado e lacre (como os Seal Bag) no hotel e demais lugares. Leia também Guarda Volumes em Phuket: Onde Deixar a Mala

1. AIRPORTELS – AEROPORTO E SHOPPING

ONDE:

BANGKOK:

  • Aeroporto Suvarnabhumi: Piso B, Zona do Railink. Funciona 24h. 

  • Aeroporto Don Mueang: Piso G, Terminal 2, portão 9. Funciona 24h.

  • Shopping MBK Center: 6º andar, zona B (4h de armazenamento gratuito).

  • Shopping Terminal 21: 1º andar, Zona de Tóquio (3h de armazenamento gratuito).

  • Shopping Central World: localizado no 1º andar, Zona Groove (2 horas de armazenamento gratuito).

PATTAYA:

  • Shopping Terminal 21 Pattaya: 2º andar, zona de Tóquio, rua 6

PHUKET:

  • Shopping Central Forest Phuket: Piso G Floor, perto das informações turísticas

  • Shopping Central Patong Phuket: 1º andar, zona de serviço

QUANTO:

Nos shoppings tem limite de tempo gratuito, o que é ótimo quando você chegou muito cedo na cidade, ou vai precisar ficar até mais tarde para voar, ou ainda numa escala com troca de aeroportos. Depois disso começa a contar a 100 baht a diária. Depois de 7 dias, os descontos são progressivos e o valor vai baixando. Não há limite de tamanho da mala.

Nos aeroportos Suvarnabhumi e Don Mueang os valores começam em 100 baht, e depois de 7 dias, os descontos são progressivos e o valor vai baixando, chegando a 2000 baht em 30 dias. Não há limite de tamanho da mala. 

COMO:

No site https://app.airportels.asia você pode simular os valores e até já deixar tudo pago, se preferir. 

Existe ainda as opções de buscar e entregar a mala em algum lugar. Por exemplo: você vai chegar em Bangkok, vai para o hotel com a sua mala para escolher o que fica no depósito e o que segue com você pela Tailândia. Então você solicita que busquem a sua mala no hotel e deixem ela no depósito do aeroporto Suvarnabhumi, onde você vai retirar somente no dia que for embarcar de volta para o Brasil.

Esse serviço tem um custo médio de 350 baht. Ou pede para retirar no aeroporto Dom Mueang no horário que você vai chegar das ilhas, assim você tem tempo de arrumar mala grande no hotel, na última noite, antes de embarcar para o Brasil pelo aeroporto Suvarnabhumi. 

2. LEFT LUGGAGE - AEROPORTO

ONDE:

AEROPORTO SUVARNABHUMI EM BANGKOK:

  • Nível 2: Nas Chegadas, próximo à escada rolante e da polícia turística, atrás da área da saída 4. 

  • Nível 4: Nas Partidas, perto da entrada da entrada 4, atrás da fila P dos check-in. 

QUANTO:

Cada item depositado será cobrado à taxa de 100 baht por dia para malas pequenas (tamanho bagagem de mão, 35x56x22cm), 120 baht para malas grandes (45x65x28cm) e 150 baht para bagagens que ultrapassem o tamanho anterior. 

Você deve informar o tempo que pretende deixar a mala e pagar antecipadamente por todo o período. Se você precisar deixar mais tempo do que o planejado, você pagará a diferença quando for retirar a mala, desde que não ultrapasse os 90 dias. A partir de 91 dias a mala passa a custar 200 baht por dia, e depois de 180 dias ela é transferida para outro depósito. 

COMO:

Você deve apresentar seu passaporte para deixar a mala, e o atendente fará uma cópia dele para registro. 

Antes de finalizar o processo, sua mala passará pelo Raio X para se certificar que não haja nenhum material suspeito, joias, relógios, eletrônicos, materiais frágeis (que quebram), alimentos e itens como barbeador, por exemplo. Se houver, você vai precisar retirar da mala e levar consigo. 

Você receberá um recibo e ele é a sua única forma de pegar a sua mala de volta, portanto guarde com carinho. Minha sugestão é deixar no passaporte junto com o Departure Card e Certificado da Vacina da Febre Amarela. Se você não tem capinha de passaporte, saiba que vendem em qualquer lugar na Tailândia a 100 baht de couro fake com um  pingente que você escolhe (avião, mala, letra, bichinho, etc). Nessa hora é bem útil!

Guarda Volumes Bangkok deixar mala

3. LEFT LUGGAGE – ESTAÇÃO DE TREM 

ONDE: 

Estação de trem Hua Lampong em Bangkok, do lado do caixa eletrônico, na esquerda da entrada principal, numa sala de vidro. Tem guarda-volumes nas principais estações do país, como AyutthayaChiang Mai e Surat Thani

QUANTO: 

O valor depende do tamanho da mala e do peso. Os valores vão de 20 baht até 80 baht a diária, indiferente se ficar 1h ou 23h no depósito. 

  • Mala de 100 x 50 x 40cm com menos de 10kg custa 20 baht

  • Mala de 100 x 50 x 40cm com mais de 10kg custa 40 baht

  • Mala de 150 x 60 x 80cm com menos de 10kg custa 60 baht

  • Mala de 150 x 60 x 80cm com mais de 10kg custa 80 baht

COMO: 

É só comparecer na salinha, apresentar o passaporte e a mala. Você recebe um recibo e só com ele consegue retirar a mala. Fica aberto das 4h até 23h, diariamente. 

4. RADICAL STORAGE – QUALQUER LUGAR

ONDE:

O Radical Storage é um app/site de guarda-volumes colaborativo (tipo Airbnb, Uber, BlaBlaCar), onde você deixa a sua mala no lugar mais conveniente para você entre os disponíveis. São aeroportos, hotéis, hostels, restaurantes, shoppings, e até templos e museus disponíveis em Bangkok. 

Todos os lugares precisam ser aprovados pelo Radical Storage, numa área longe da circulação de pessoas então não se preocupe e leia sempre os comentários de quem já usou o serviço naquele lugar. Inclusive, o Radical Storage funciona no mundo inteiro. 

QUANTO:

O preço é tabelado por país, e a média acaba sendo sempre o equivalente a 3 dólares. Na Tailândia a diária custa 100 baht. 

COMO:

Você pode simular e reservar tudo pelo app ou pelo site https://radicalstorage.com/pt/  . O site está em português de Portugal. Basta escolher o lugar (eles chamam de angels (anjos) mais conveniente para a sua localização. Leia os comentários e faça a reserva.  

5. LEFT LUGGAGE – RODOVIÁRIA

ONDE:

Na rodoviária do norte Mo Chit, no primeiro andar na frente do 7Eleven. 

QUANTO:

Os valores variam de 20 baht até 80 baht. 

COMO:

É só deixar a mala lá. Não deixe absolutamente nada de valor na mala, porque o serviço é “terceirizado”. Só é uma boa opção caso seja uma final de semana, de tarde, você estiver no Chatuchak e vai pegar o ônibus de noite para Chiang Mai ou Ayutthaya. 

Leia também: Roteiro Bangkok: 3 Dias Passo A Passo | Guia Alternativo De Bangkok: Para Fugir Do Óbvio

6.LOCK BOX – METRO

ONDE:

Em todas as estações de metro de Bangkok, em alguns shoppings e no aeroporto Suvarnabhumi. É um armário amarelo com diversos tamanhos de cabines. Ele é ótimo até para quando temos muitas sacolas e é ruim de carregar. Ele é 24h. 

QUANTO:

Tudo depende do tamanho da mala e do tempo que ela vai ficar:

  • Mala P: 20 baht por hora ou 120 baht 1 dia (24h)

  • Mala M: 30 baht por hora ou 180 baht 1 dia (24h)

  • Mala G: 40 baht por hora ou 240 baht 1 dia (24h)

  • Mala GG: 50 baht por hora ou 300 baht 1 dia (24h)

Confira todos os valores por tamanho na Lock Box (https://www.facebook.com/pg/LockBoxTH/services/)  , porque alguns armários são mais largos, outros mais compridos. 

O tempo mínimo de uso é de 2horas e o máximo é de 3 dias. Se ultrapassar os 3 dias, a mala é retirada pela empresa e você precisa agendar para retirar e terá que pagar uma taxa. 

O pagamento é feito no sistema na frente do armário em dinheiro e não há troco, por isso tenha dinheiro trocado. 

COMO:

Tudo é feito pela tela que fica no meio dos armários. É um sistema eletrônico que tem um passo-a-passo bem simples tanto adesivado na “parede” quanto o sistema intuitivo. 

Você seleciona “Rent Locker”, escolhe qual armário entre os vazios vai usar, coloca o número do teu celular, cria uma senha, paga em dinheiro (não tem troco, então coloque o valor correto), e coloque as suas coisas no armário e depois feche. Para retirar, escolha “Take Out”, selecione seu armário, coloque a senha, pague o tempo excedente, caso tenha acontecido, retira a mala e feche o armário. 

Leia também: Viajar Sozinha para Tailândia: É Seguro? | Mala Ou Mochila Na Tailândia: Qual A Melhor Para Viajar

7. HOTEL

ONDE:

A maioria dos hotéis e hostels de Bangkok tem o serviço de guarda-volumes, justamente porque sabem como funciona viajar dentro do país e pelos países no entorno. 

QUANTO:

A maioria dos hotéis não cobra nada e guarda a sua mala pelo tempo necessário até o seu retorno. A exigência costuma ser a reserva na volta. Por exemplo: você tem 20 na Tailândia, quer levar a mala grande para colocar as compras no final ou as roupas de frio para Europa, mas durante a viagem dentro do país vai carregar só a mala de mão. A única coisa que o hotel vai te pedir é que reserve a noite antes de ir embora, quando você vai pegar a mala. 

COMO:

Confira com o hotel se tem esse serviço, se é cobrado, e até quanto tempo pode deixar a mala. Geralmente é grátis.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Guarda Volumes em Bangkok: Onde Deixar a Mala Durante a Viagem
Guarda Volumes em Bangkok: Onde Deixar a Mala Durante a Viagem

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Pilgrimage Village Hue: O Resort Perfeito para Ficar

Próximo
Próximo

Onde Ficar em Krabi: Hotéis em Ao Nang e Railay