Mala ou Mochila na Tailândia: Qual a Melhor para Viajar

Texto:MONICA MORAS  @monicamoras  Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero 

A dúvida mais comum antes de ir para Tailândia é sobre levar mala ou mochila. E essa dúvida sempre vem seguida da dúvida sobre o peso da mala para não pagar o despacho da bagagem. A resposta é a mais odiada possível: depende! Depende do roteiro, da sua disposição e do estilo da viagem. 

MALA DE RODINHA OU MOCHILA NA TAILÂNDIA

Tanto faz ir de mala de rodinha ou de mochila para a Tailândia. O importante é viajar leve, com uma mala tamanho de bordo ou uma mochila de até 50 litros. Cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens. 

VIAJAR DE MALA DE RODINHA NA TAILANDIA

VANTAGENS

  • É só puxar. Andar 10 minutos puxando uma mala de 10kg debaixo do sol de 35ºC com umidade alta é mais fácil do que andar com uma mochila de 10kg nas costas. 

  • Tudo fica mais organizado e fácil de pegar. 

DESVANTAGENS

  • Os piers de Koh Lipe e Railay são flutuantes, e a saída deles é na areia. Portanto você vai ter que carregar a mala na mão. Quanto mais leve, melhor. 

  • Long tails são pequenos para malas grandes. Considere levar uma tamanho de bordo.  

Leia também:

VIAJAR DE MOCHILA NA TAILANDIA

VANTAGENS

  • Não tem problema de ser jogada (literalmente!) no bagageiros de ônibus, ficar amontoada no fundo do barco, ou serem acomodadas no bagageiro da cama superior do trem. 

  • É mais fácil de usar nos deslocamentos de barco (entrada e saída) e chegada em ilhas com piers flutuantes. 

DESVANTAGENS

  • Se ela não tiver abertura em cima e embaixo, é quase impossível pegar algo sem ter que tirar tudo de dentro. 

  • Quanto maior e mais pesada, mais cansativo é carregar ela debaixo do calorão que faz na Tailândia. 

Leia também: Como Comprar Passagem de Voos Internos da Tailândia

MINHA EXPERIÊNCIA COM MALA E MOCHILA

Já viajei pela Tailândia de mochila de 42 litros e de mala de bordo, ambas com entre 10kg e 12kg. Vivi os dois lados da moeda e realmente tudo depende da sua disposição. Realmente em Koh Lipe fiquei feliz de estar de mochila e também nos hostels de quarto pequeno.

Mas minhas costas agradeceram muito as caminhadas de “só” 10 minutos entre meu Airbnb e a estação de metrô. Pior ainda quando ainda tinha a mochila do equipamento sendo carregada na frente, tipo sanduíche de mochilas. E fiquei extremamente feliz de poder apenas abrir a mala e alcançar aquela blusinha sem ter que tirar metade das coisas de dentro. 

Como eu disse, depende! Não acho que você precise se sentir culpado por escolher ir de mala, quando “todo mundo” diria para ir de mochila. E você que quer ir de mochila, não precisa se sentir culpado se escolheu um hotel mais elegante durante a viagem.

Leia também:

MOTIVOS PARA VIAJAR LEVE PARA TAILÂNDIA

Porque tudo é muito barato e você vai querer comprar as calças com estampa de elefantinho, que são quase um uniforme para turistas e custam entre 100 e 150 baht. Vai ver as regatas com estampa de cerveja ou elefante por 100 baht e vestidos fofos por 200 baht. Mas não deixe para comprar todas as roupas lá, porque os tamanhos são diferentes (menores), como expliquei no Compras em Bangkok, Um Guia Definitivo e Democrático

Além disso, lavar a roupa é barato. No hostel vai custar entre 40 e 50 baht, e se for lavar e secar, vai ser entre 90 e 100 baht. Ensinei alguns truques no Como Manter a Roupa Limpa na Viagem. Se vai rolar viagem de avião, vá com o sapato mais pesado e com o casaco na mão. Na viagem de barco, vá de chinelo, porque a chance é grande de desembarcar com pé na água. 

ONDE DEIXAR A MALA / MOCHILA

Se você está indo / vindo de outro país e a mala está muito pesada, saiba que os aeroportos, rodoviárias e estação de trem tem guarda-volumes. Os valores variam de lugar para lugar, sendo os aeroportos mais caros por dia, por volta de 150 baht a diária.

Muitos hotéis e hostels em Bangkok aceitam ficar com a mala enquanto você viaja pelo país. Alguns vão cobrar uma taxa bem inferior aos guarda-volumes, outros vão pedir apenas que você deixe reservada a sua diária na volta para Bangkok. 

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Mala ou Mochila na Tailândia: Qual a Melhor para Viajar
Mala ou Mochila na Tailândia: Qual a Melhor para Viajar

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

O que Fazer em Hue: 8 Atrações Principais

Próximo
Próximo

O Que Fazer em Chiang Mai: Atrações e Dicas