Conheça Rimini, A praia mais famosa na Itália

Translate here!

Texto: MONICA MORAS     Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS

Rimini é uma das praias mais famosas da Itália e que recebemos milhares de turistas todos anos. É sem dúvida a praia mais família da Itália! É ao longos dos seus 15km de faixa de areia de que uma mar de guarda-sóis se faz para abrigar milhares de famílias todos os verões.

Rimini é democrática, tem espaço para os jovens com pubs animados a noite, parar idosos que preferem dar uma caminhada no começo da manhã e jogar bocha no meio da tarde, para famílias que aproveitam as altas temperaturas e toda a segurança e infraestrutura para se divertir no sol e mar e claro, para as crianças com uma infinidade de brinquedos e quadras na areia e na beira mar. Rimini é a Itália toda num lugar só!

praia rimini italia
praia rimini italia
praia rimini italia

 

AS PRAIAS DE RIMINI

Antes de decidir ir para Rimini, é melhor entender melhor como é organizada e está dividida.

PARA ENTENDER

  • COMO SÃO AS PRAIAS PAGAS

Toda a costa de Rimini é paga. Você só escolhe para quem pagar, basta olhar o número na entrada. No valor estão inclusos o guarda-sol, cadeira reclinável de praia, banheiro, chuveiro, quadras de esportes, brinquedos para crianças, restaurante e diversas outras facilidades. Tem umas até com jacuzzi! Quanto mais dias você fica na praia, mais barato sai. No verão (meio de junho até 1º de setembro) a média de valores para 1 guarda-sol e 2 cadeiras é de €280, fora de temporada o valor cai para €220. E melhor mesmo é andar ver qual oferece o que você precisa por um preço justo.

  • COMO SÃO AS PRAIAS LIVRES (GRÁTIS)

Por lei ninguém pode impedir de estender a toalha na beira do mar numa praia paga, só não vai poder usar nada das instalações dos lugares. Mas se você quer ir direto nas praias livres/grátis, vá nas 105, 106, 107, 108 em Marebello e a partir da 150 em Miramare.

praia rimini italia
praia rimini italia
  • SEGURANÇA

Toda a orla é protegida por pedra que impedem que as ondes quebrem na areia. Ou seja, é uma praia totalmente sem ondas, o que a torna muito mais segura para crianças e idosos. A praia em si também é bem rasa, vai afundando aos pouquinhos, sem bancos de areia e buracos.

Além disso, cada praia, ou a cada 150 metros, tem o seu salva-vidas na cabana numerada com o número da praia e com um barquinho resgate. Esse número, tanto da praia, quanto do salva-vidas é utilizado para o caso de um resgate por helicóptero ou para crianças perdidas, agilizando a localização.

Já sobre os pertences pessoais, as regras permanecem as mesmas, de nunca deixar nada de valor sem supervisão, por que mesmo sendo bem vigiada, sempre poderá haver algum oportunista aguardando o momento de furtar.

praia rimini italia
praia rimini italia
praia rimini italia

AS MELHORES PRAIAS E ONDE FICAR EM RIMINI

Cada praia de Rimini tem uma particularidade e um estilo de vida diferente e os preços não são altos, ainda mais se tratando de um destino bastante requisitado no verão. Do que pudemos observar, os lugares mais interessantes para hospedagem são:

a. CENTRO DE RIMINI

Se você não é do tipo que vai para o mar, mas gosta do clima da cidade de praia, ficar no centro de Rimini é uma boa opção. Ali tem tudo que uma cidade grande pode oferecer, especialmente opções de vida noturna e bons restaurantes.

b. RIVABELLA

É a primeira praia ao lado do centro de Rimini, onde estão os pubs mais badalados e a até a roda gigante. É a melhor localização para quem quer aproveitar a praia e toda a estrutura da cidade a noite. O acesso a pé é muito fácil e por isso acaba sendo a melhor escolha para quem quer aproveitar o verão por inteiro. É o lugar que mais vimos russos. 

c. VISERBELLA

Essa praia é a que tem a maior infraestrutura, com mais comércio, mercados, lojinhas e até o Itália em Miniatura fica ali. Durante a noite a noite ela é mais paradinha.

d. TORRE PEDRERA

Nós escolhemos essa praia sem saber muito dela, e acabou sendo uma excelente opção para o que procurávamos. Um lugar calmo para descansar a poucos metros do mar. Para ser mais exata, era só atravessar a rua. Torre Pedrera sem dúvida a praia mais família de todas com várias opções para as crianças no final de tarde e a noite e uma das localizações mais baratas também. Nosso Airbnb se comprava ao valor do Sudeste Asiático em pleno verão italiano.

praia rimini italia
praia rimini italia
praia rimini italia

O QUE FAZER EM RIMINI EM 1 DIA, ALÉM DA PRAIA

1. PONTE DI TIBERIO: é uma ponte de mais de 2000 anos construída pelos Romanos que liga o centro da cidade ao bairro Borgo San Giuliano.

2. BORGO SAN GIULIANO: um bairro pitoresco com muita arte nos muros, que já foi vila de pescadores e hoje abriga dezenas de restaurantes e recebe eventos importantes durante o ano todo.

3. ARCO D`AUGUSTO: o arco Romano mais antigo que ainda existe e que antigamente ainda tinha uma estátua de Augusto, que se perdeu no tempo.

4. NUOVA DARSENA: é o píer da cidade e uma das regiões mais iluminadas a noite onde acontecem shows e espetáculos e onde fica a roda gigante de Rimini, vista a quilômetros de distância.

5. TEMPIO MALESTIANO: é uma catedral em estilo gótico construída no século 13 com a fachada toda em mármore.  

6. ITALIA IN MINITAURA: é um parque temático que reproduz as principais cidades em miniatura e ainda algumas outras cidades Europeias. Dá para andar no meio das miniaturas e até mesmo fazer uma passeio de gôndola na mini Veneza. A entrada é paga e aqui você mais informações sobre o parque.

7. VISITAR SAN MARINO: é o país mais antigo do mundo que fica dentro de Rimini, a 40 minutos do centro da cidade de ônibus. Nós visitamos e contamos tudo aqui.

San Marino, o país mais antigo do mundo

San Marino, o país mais antigo do mundo

QUANTO TEMPO FICAR

Depende! Está de férias? O tempo que quiser ficar na praia. Só quer visitar a cidade? Apenas um dia é suficiente se você quer ver todas as atrações (até as mais distantes), mas se for para ver a parte histórica, apenas algumas horas são sufienete e ainda dá para combinar com a ida a San Marino (leia o post), o país mais antigo do mundo que fica dentro de Rimini.

 

COMO CHEGAR EM RIMINI E SE LOCOMOVER

Existem muitas forma de chegar em Rimini, já que a cidade é servida de estações de trem que levam até cada uma das principais praias vindos do país todo. O mesmo vale para ônibus vindos de diversas partes do país (veja aqui) e com a linha 4 (local) que percorre toda a orla a partir da estação de trem Rimini Centrale. Há também a opção aérea pelo aeroporto internacional Frederico Fellini.

Bologna fica a 1:30 hora de trem (veja os horários aqui) e San Marino a 40 minutos. O tempo é o mesmo se você estiver de carro. Veja o post San Marino em 1 dia: Tudo sobre o país mais antigo do mundo

praia rimini italia
praia rimini italia
praia rimini italia
praia rimini italia
praia rimini italia

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS