Roteiro de 1 Dia em Florença

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

Florença é uma das cidades mais lindas da Itália e está localizada no coração da Toscana, uma das regiões mais bonitas do país. Eu concordo que um roteiro de 1 dia em Florença não é justo, mas às vezes é só isso que a gente tem, então é melhor aproveitar o tempo do que ficar reclamando. 

Santa Croce

Em um roteiro de 1 dia em Florença você poderá ver o que de melhor tem essa cidade renascentista e cheia de história. Para falar a verdade, nem tem com o que comprar Florença, porque ela é única em vários aspectos e eu não sei explicar como, só estando lá para entender. Eu não recomendo entrar nos museus, porque o seu tempo é curto. Mas se você faz questão, escrevi todos os valores e horários no artigo O Que Fazer em Florença: 15 Atrações Imperdíveis para Iniciantes

Mas antes de começar esse roteiro, já baixe o aplicativo Maps.me que é off-line e gratuito, para pinar os lugares. Assim vai ficar mais fácil andar pela cidade sem precisar de internet e ou ficar lembrado o nome dos lugares.

Duomo

ROTEIRO DE 1 DIA EM FLORENÇA

Comece o dia indo até a Piazzale Michelangelo, a praça mais alta da cidade de onde se tem a vista panorâmica mais bonita de Florença, aquela clássica de Instagram. Geralmente as pessoas vão até a Piazzale Michelangelo no final de tarde para ver o por do sol, então aproveite que provavelmente você não disputará espaço com muita gente. 

Como é cedo, dá tempo de fazer uma pausa no Vip’s Bar, logo abaixo das escadas. De tardezinha, o pessoal pega cerveja ali e bebe escorado na piazza vendo a vista mesmo. A vista vale a pena! Mas se o orçamento estiver apertado, siga direto para a próxima parada que é a Igreja San Miniato al Monte. Ela fica logo acima da Piazzale Michelangelo, que além da vista, ainda é linda por dentro, com afrescos renascentistas originais e detalhes do zodíaco, que tornam San Miniato uma das raras igrejas que combinam símbolos pagãos e cristãos. 

Já descendo as escadas, é hora de visitar a cidade velha. E o melhor é que tudo ficar pertinho. Você vai caminhar beirando casinhas coloridas até a Ponte Vecchio, a mais antiga da cidade, e, então cruzar por ela o rio Arno. Logo você chegará a praça principal de Florença, a Piazza della Signoria, com o Palazzo Vecchio e em frente a escultura do David de Michelangelo (uma réplica). Ao lado do Palazzo Vecchio, você verá a La Loggia dei Lanzi, uma galeria única de esculturas. 

Vista da Piazzale Michelangelo

Já deve estar na hora do almoço, e como o tempo é curto, é a hora de comer um sanduichão (panini di prosciutto) no All'Antico Vinaio, que tem o melhor e mais barato sanduiche de Florença. Ali é pertinho da da famosa coleção de arte no museu Galleria degli Uffizi. Essa é a galeria que eu recomendaria uma visita nesse roteiro de 1 dia em Florença. O ingresso custa 6,50 euros, mas é importante que você já tenha o ingresso comprado para não perder tempo na fila. Ela não abre nas segundas.  

A Piazza della Repubblica é a próxima praça para conhecer. É nela que está o carrossel famoso, várias lojinhas de souvenirs e o shopping La Rinascente, um dos mais elegantes. Na cobertura dela está o Caffe La Terazza, onde você pode tomar um café ou um lanche com uma excelente vista do Duomo. 

 Piazza della Republica

Piazza della Republica

Na Piazza del Duomo, é onde está a Basílica de Santa Maria del Fiore, a Duomo, o símbolo de Florença. Junto a ela está o Campanário de Giotto, todo em mármore policromado. Se você quiser, pode subir na torre, mas isso vai ocupar muito tempo do seu dia. E se bater a fome, do lado da Duomo, há uma loja Magnum onde você pode criar seus próprios sorvetes magnum. Uma experiência diferente. 

Saindo da Duomo, caminhe até  Il Mercato di San Lorenzo, um mercado ao ar livre com produtos feitos de couro florentino. Ao lado do mercado de San Lorenzo, está Il Mercato Centrale. É no mercado central que você pode comer comida típica italiana (tem opções vegetarias!). Algumas sugestões de comidas são pão tostado com paté, um sanduíche de presunto e crostini,  pappardelle com molho de lebre, o pici, um tipo de spaghetti grosso que se serve com vários tipos de molhos. 

Ainda falando em comida, e se você tem orçamento para isso, prove a bisteca fiorentina, que combina muito bem com o vinho Chianti da região. Para opções mais baratas, como sanduiches (panini) vá até a Bottega Medicea, do lado de fora do mercado de San Lorenzo. Como já é final de tarde e você provavelmente já está cansado de tanto andar e com alguma preguiça depois de comer, é hora de relaxar!

Ponte Vecchia

Caminhe até a Piazza di Santa Croce onde está a Basílica di Santa Croce, a principal igreja franciscana de Florença e uma das principais basílicas da Igreja Católica no Mundo. Principalmente no verão há músicos de rua tocando na praça. Escolha um bar e faça o que os italianos fazem nos finais de tarde: beba um Spritz! Spritz é aquele cocktails laranja que provavelmente você vai ver em todas as mesas. Falei dele no artigo Spritz, o Cocktail Favorito da Itália

Como já deve ser noite, você decide se quer voltar para o hotel e descansar ou seguir a noite num dos bairros da moda de Florença, como o Santo Spirito, do outro lado do rio Arno. Lá você vai encontrar muitos bares e clubes onde você pode se misturar com os locais e relaxar com um copo de vinho ou alguns coquetéis extravagantes enquanto ouve música ao vivo. E assim acaba seu roteiro de 1 dia em Florença. 

Ruas de Florença

Leia também O Que Fazer em Florença: 15 Atrações Imperdíveis para Iniciantes

COMO CHEGAR E SAIR DE FLORENÇA

Florença é a capital da região da Toscana e por isso muito bem conectada com a Itália inteira. Você pode chegar ou sair de avião, pois há aeroporto na cidade, ou pode optar por ônibus ou trem com destino a estação Firenze  Santa Maria Novella. O ônibus chegam e partem dos fundos da estação de trem.  

ONDE FICAR EM FLORENÇA

  • HOSTEL ARCHI ROSSIdormitórios mistos e femininos, café da manhã, localização excelente, muito limpo, armário com cadeado, banheiro no quarto. 
  • HOSTEL MY FRIENDSdormitório misto, localização excelente, confortável, limpo, atendimento em espanhol para quem não fala inglês. 
  • B&B LA TERRAZZA SUL DUOMOquartos privados completos, do lado da Duomo, com terraço e vista da cidade, quartos elegantes em estilo clássico. 
  • B&B LA NANNINA: quartos privados completos e aconchegantes, bem decorados, bem localizado pertinho da estação, equipe atenciosa. 

Veja mais opções de hoteis e hostels AQUI. Se você ainda não sabe escolher hostel, leia Como Escolher um Hostel: Guia para Iniciantes. Mas se quer uma opção de hospedagem maior, recomendo pesquisar no Airbnb. Se você ainda não tem conta, cadastre-se através do nosso link para ganhar um descontão (que pode valer até uma noite) já na primeira hospedagem.  

Santa Croce

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Inclusive na Europa ele é obrigatório (mostrei aqui). Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DA ITALIA

PIN IT :) 

 

Roteiro de 1 Dia em Florença

 

JÁ CONHECE O NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS