Roteiro em Krabi: Guia das Praias e Dicas Práticas

Texto:MONICA MORAS @monicamoras colaborativo com FRANCI KOHLER @blogvoa | Fotos: FRANCI KOHLER @blogvoa

Krabi é um dos destinos mais visitados no Roteiro Tailândia, e é fácil entender os motivos. Além de praias e ilhas lindas, também é a porta de entrada para Koh Phi Phi. O que rola sempre são aquelas dúvidas do que que fazer em Krabi, onde ficar, o que afinal é Ao Nang e Railay, etc. Pensando nisso, fiz esse guia completo de Krabi cheio de dicas práticas prontinho para usar!

Anota aí:1 real vale +/- 7,50 baht; 1 dolar vale +/- 32 baht; 1 euro vale +/- 37 baht. Valores de Set/2019. Real não é aceito na Tailândia, leve apenas dólar ou euro. 

ESTE POST ESTÁ DIVIDIDO NOS TÓPICOS E SUBTÓPICOS

  • Roteiro Krabi 3 dias

  • O que fazer em Krabi / Ao Nang / Railay (passeios e atrações)

  • Como são as praias de Krabi

  • 8 Dicas Práticas de Krabi 

  • Conheça o Blog Voa

COMO É KRABI

Krabi é uma província e também o nome de uma cidade, a 1h de voo de Bangkok. Para facilitar o entendimento, ela se divide em:

Krabi Town: onde ficam os templos, mercado noturno e aeroporto. 

Ao Nang: a praia da cidade, a 40 minutos do aeroporto. 

Railay: a península isolada e paradisíaca de Krabi, que só é acessível de barco (15min, 100bath). Railay West é a praia onde chegam os barcos, e a Railay East é lado o mangue da península. A distância entre uma e outra é de 5 minutos caminhando. A para mais famosa é Phra Nang Beach, que é acessível a pé.

ROTEIRO KRABI 3 DIAS

  • Dia 1: Passeio das 4 Ilhas

  • Dia 2: Passeio Hong Islands

  • Dia 3: Curtir Phra Nang Beach

Observações:

  • Todos os dias é possível curtir Phra Nang Beach depois dos passeios, mas você pode optar por fazer nada na praia ou alugar um caiaque. 

  • Se o tempo está curto, faça o “combo” Hong Island + 4 ilhas no mesmo dia. 

Leia também:

O QUE FAZER EM KRABI / AO NANG / RAILAY

Para quem viaja sozinho, dá para fazer todos os passeios tranquilamente. Mas se você está indo de casal ou entre amigos, é fácil pegar passeios privados ou entrar num grupo.

PASSEIOS IMPERDÍVEIS

O melhor de Krabi está no mar! São diversos passeios. Veja os principais:

 1. Passeio 4 ILHAS

O passeio das 4 ilhas passa por Poda Island, Chiken Island, Tup Islands e Phra Nang Beach. A Poda Island é famosa por suas praias de areia branca, água azul-turquesa e pela enorme rocha que fica na frente da praia. É aqui a foto famosa de Krabi. Tup Islands tem um banco de areia que fica a mostra na maré baixa, a água é morninha, cristalina e tem peixinhos coloridos no rasinho. Faz parte de Tup Islands, a Chicken Island, uma ilha que é em forma de galinha. Não tem praia na ponta sul, onde está a “galinha”, mas vale o mergulho aqui. E por último, Phra Nang Beach, a faixa de areia que é considerada uma das mais bonitas do mundo. Fica em Railay, tem mar verde esmeralda de agua clara, é a favorita da maioria dos viajantes, e é aqui que fica a exótica Princess Cave. 

  • Valor por pessoa: 700 bath de longtail ou 1.100 bath de lancha. Ambos tem que pagar a taxa de preservação de 400 bath diretamente à guarda ambiental durante o passeio. Agende AQUI

  • Horário: das 9:30 às 15:30 (6h de passeio)

  • Inclui: água, frutas, almoço, seguro, snorkel e máscara, colete salva-vidas e guia em inglês. Tem transfer de/para hotéis de Krabi Town, Ao Nang, Klong Muang, Tup Kaek ou na praia de Railay. 

2. PASSEIO 7 ILHAS

O passeio das 7 Ilhas passa pelas ilhas principais, que também fazem parte do passeio das 4 Ilhas: Poda Island, Tup Island, Chiken Island, Ma Island, Thale Island, Phra Nang Beach, e ainda tem jantar no por do sol e tempo para nadar com plânctons. Para quem acorda tarde, vai chegar de manhã ou não tem muito tempo, essa é uma boa opção. A única desvantagem é que as paradas acabam sendo mais curtas. 

  • Valor por pessoa: 1.000 bath de longtail. Tem que pagar a taxa de preservação de 400 bath diretamente à guarda ambiental durante o passeio. Agende AQUI

  • Horário: das 14h às 20h no mínimo (6h de passeio)

    Inclui: água, frutas, almoço, seguro, snorkel e máscara, colete salva-vidas e guia em inglês. Tem transfer de/para hotéis de Krabi Town, Ao Nang, Klong Muang, Tup Kaek ou na praia de Railay. 

3. PASSEIO HONG ISLANDS

O passeio de Hong Islands é um dos mais bonitos de Krabi. Ele passa por Hong Beach, Hong Lagoon, Koh Lao Lading e Koh Pakbia. Hong Island é uma praia de areia branquinha, água verde esmeralda cristalina e rodeada por falésias. Tem uma trilha bem curtinha para fazer também, que vale a pena. Hong Lagoon é uma lagoa natural no meio de Hong Island. O visual é estonteante, quando se entra pela estreita passagem entre as falésias! Aqui vale pegar um caiaque. Koh Lao Lading, ou Paradise Island, é uma pequena ilha cercada de rochas com uma pequena praia. Além dos longtails que ficam parados na beira da praia dando charme, tem ainda o balancinho para a foto. Pakbia Island é uma praia bem pequena com dois lados, um balancinho, águas cristalinas e formações rochosas para completar o cenário. 

  • Valor por pessoa: 1.000 bath de longtail ou 1.300 bath de lancha. Ambos tem que pagar a taxa de preservação de 300 bath diretamente à guarda ambiental durante o passeio. Agende AQUI

  • Horário: das 9:30 às 15:30 (6h de passeio)

  • Inclui: água, frutas, almoço, seguro, snorkel e máscara, colete salva-vidas e guia em inglês. Tem transfer de/para hotéis de Krabi Town, Ao Nang, Klong Muang, Tup Kaek ou na praia de Railay.  

4. PASSEIO PRIVADO

Se você está sem tempo e quer combinar Hong Island com 4 Ilhas, essa é a melhor opção! Confira os valores AQUI.

5. OUTROS PASSEIOS

Dá também para fazer o passeio para James Bond Island, fazer um passeio no por do sol, entre tantas opções. Para saber mais, entre em contato diretamente com a Franci do @blogvoa

OUTRAS ATRAÇÕES

  •  SANTUÁRIO DE ELEFANTES

Se você não vai ter tempo de ir no Elephant Nature Park de Chiang Mai, talvez essa seja uma opção. São quatro programas diferentes, e todos incluem transporte. Confira os valores AQUI.

  • EMERALD POOL

Uma atração nem tão explorada é a Emerald Pool, uma piscina natural de água esverdeada e cristalina que fica na Reserva Khao Phra Bang Khram. Para chegar lá, há uma trilha bem sinalizada de uns 20 minutos pela mata. Andando mais um pouco, cerca de 10 minutos, chega na Blue Pool, uma piscina natural de água azulada, porém nela é proibido nadar.  

  • TIGER CAVE

A Tiger Cave é um complexo de templos budistas no alto de um morro. A vista é linda, mas é necessário subir os 1237 degraus para ver um Buda dourado que é o principal motivo de ir até lá. Dentro do templo principal, o Wat Tham Suea que é uma caverna, está o local onde o monge fundador do templo meditou por muito tempo, e onde a lenda diz que habitava um tigre. Tem macacos nesse templo, por isso evite levar comida. 

  • NIGHT MARKET

O mercado noturno acontece em Krabi Town de sexta a domingo, das 17h às 22h. Se assemelha com a maioria dos mercados noturnos da Tailândia: com música, dança, comidas típicas, artesanato local e souvenires. Ele não é tão grande, então é mais tranquilo de ir e vir, mas a regra de negociar ainda é válida por aqui. Vale combinar visita ao mercado no mesmo dia da Tiger Cave para economizar no transporte saindo de Ao Nang. 

  • ALUGAR CAIAQUE

Se você curte caiaque, então vale alugar um por 400 bath a tarde, e ir e vir de Railay West para Phra Nang Beach e Tonsai Beach.  

  •  ESCALADA 

Para os aventureiros, ou nem tanto, existe a opção de escalar as rochas de Railay. Tem opção para iniciantes e profissionais. 

  •  TRILHA VIEW POINT

Essa trilha é difícil e não recomendada para pessoas sem preparo físico. A mesma trilha leva para dois lugares diferente, na esquerda o View Point, e na direita Hidden Lagoon / Princess Lagoon (fechada). Ela é praticamente uma escalada com o auxilio de cordas que já estão lá, então faça de dia com tempo suficiente para voltar de dia, usando tênis e roupas que você não se importa de sujar. A subida é difícil e a descida é mais difícil ainda. Do momento onde as trilhas se separam, é uma caminhada fácil até o View Point.

O acesso à Hidden Lagoon / Princess Lagoon está fechado, as escadas de bambu foram retiradas e quem se aventurar por lá, paga uma multa bem salgada. Uma gringa tentou ir mesmo assim e acabou com a perna quebrada. A lagoa foi fechada devido ao alto número de acidentes que aconteciam por lá. O pessoal não dava a devida importância para o nível de dificuldade da trilha, e como o acesso é praticamente impossível para resgate, foi a melhor solução que encontraram.

COMO SÃO AS PRAIAS DE KRABI

As principais praias de Krabi são Ao Nang, Railay West e Phra Nang Beach. 

AO NANG

Ao Nang é a praia com melhor estrutura. Tem bons hotéis (custo – benefício), restaurantes, casas de câmbio, agências de turismo, mercados e várias lojinhas. Além disso, tem transporte direto do aeroporto por um valor tabelado. Não é a praia mais bonita, apesar da areia clara e visual tropical, mas é a de mais fácil acesso, com barcos frequentes para ilhas próximas. 

RAILAY (E PHRA NANG)

Railay é uma península acessível apenas de barco, do píer de Ao Nang (Ao Nammao Pier, 15min) ou de Krabi Town (30min, 15km). Railay é mais tranquila, com um clima mais romântico, grandes resorts, belas praias e ainda paredões que atraem escaladores. Railay tem 3 praias: Railay West (praia bonita), Railay East (mangue) e Phra Nang (a mais linda). É em Phra Nang Beach que fica a caverna Princess Cave, cheia de objetos fálicos, o símbolo da fertilidade. Eles estão ali como oferenda de pescadores que acreditam haver uma princesa morando na caverna. 

Importante:

MARÉ: A maré altera de alta para baixa a cada 6h30 aproximadamente, assim como em Koh Phi Phi. Então tem semana que a maré alta é de tarde e na outra é pela manhã. Próximo da lua cheia sentimos a maré super alta ou super baixa. Já na lua nova, não se percebe uma diferença tão grande assim. Como a maré de Railay é sofre bastante influência, o ideal é conferir no hotel ou na internet o horário da maré cheia.

ACESSO A PHRA NANG: O acesso até Phra Nang Beach é feito em 20 minutos de caminhada fácil a partir de Railay.

Leia também:

8 DICAS PRÁTICAS DE KRABI

1. QUANTO TEMPO FICAR EM KRABI

O ideal são pelo menos 3 dias. Menos do que isso é corrido e você “perde” o essencial. Eu digo 3 dias cheios. Mas se você tiver 2 dias e meio, ainda tem a alternativa de fazer os passeios “combo”. 

2. MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR PARA KRABI

A Tailândia se divide na temporada seca e na chuvosa. A temporada seca, que é alta temporada, vai de novembro até abril. Porém as monções (temporada chuvosa) não impedem a viagem, diferente de países como Vietnã ou sul da China. O que acontecem são chuvas ocasionais rápidas em algum momento do dia (geralmente no começo da manhã ou final de tarde) e logo o sol volta. Krabi é privilegiada, pois a temperatura não varia ao longo do ano, sempre entre 26ºC e 32ºC. Leia também Melhor Época Para Ir A Tailândia: Clima Por Mês

3. DISTÂNCIAS DE KRABI 

Chegando em Krabi (confira horários no 12Go), acrescente 40 minutos de taxi do aeroporto até a praia de Ao Nang.

  • Brasil: voo até Bangkok + 1h de voo até Krabi 

  • Bangkok: 1h de voo até Krabi 

  • Chiang Mai: 2h de voo até Krabi 

  • Koh Phi Phi: 2h de ferry

  • Phuket: 2h de ferry

  • Koh Samui: 50 min de voo + 2h de ferry

  • Koh Tao: 2:30h de ferry (com parada/troca de ferry em Koh Phanghan) + 3h de ônibus

  • Koh Lipe: 4h de speed boat

3. COMO CHEGAR EM KRABI

  • HORÁRIOS E VALORES

Confira horários, valores e tempo de deslocamento de um ponto ao outro no site 12Go. Se preferir, você pode comprar as passagens por ele antecipadamente, pois é seguro. Vejo vantagem principalmente nos combos (joint ticket), onde você compra o trajeto completo, independente de quantos meios de transporte sejam necessários, por exemplo: trem + van (do trem até o píer) + ferry.

4. COMO CHEGAR EM KRABI TOWN

  • Aeroporto: 20 minutos

  • Rodoviária: 10 minutos

5. COMO CHEGAR EM AO NANG

  • Aeroporto: o taxi é tabelado em 500 bath em 40 minutos; Grab (Uber da Asia) em 40 minutos; Ônibus público por 150 bath em 1h. 

  • Rodoviária: taxi ou Grab em 25 minutos. 

  • Krabi Town: taxi, Grab ou redtruck por 60 bath (caminhões adaptados para transporte coletivo chamado de songthaew). Songthaew se pronuncia “sontééu”.

  • Koh Phi Phi: ferry em 2 horas. 

  • Railay: barco por 100 bath em 15 minutos

6. COMO CHEGAR EM RAILAY

Saindo do píer Ao Nammao, o principal indo para Railay, os barcos saem de hora em hora entre 8h30 e 18h30. Saindo de Ao Nang Beach, saem sempre que houver 8 passageiros entre às 8h e 18h, e você compra o ticket numa banquinha na rua principal de frente para o mar, ao lado da Polícia de Trânsito (fácil de achar!), ou diretamente no píer. Depois das 18h, é necessário esperar juntar 8 pessoas, ou pagar o taxiboat privado (entre 800 e 1000 bath), negociado diretamente com o barqueiro.

Leia também: Como Chegar em Railay e os Horário de Barcos

  • Aeroporto: o taxi é tabelado em 600 bath em 40 minutos + 15 min de taxiboat por 100 bath; Grab (Uber da Asia) em 40 minutos + 15 min de taxiboat por 100 bath; Ônibus público por 150 bath em 1h +15 min de taxiboat por 100 bath. Para saber: Grab não funciona muito bem em Krabi, pois são pouquíssimos motoristas disponíveis e eles geralmente cobram o valor tabelado + taxa do Grab. Compensa mais o taxi.

  • Rodoviária: taxi, Grab em 25 minutos, ou redtruck (songthaew) de 60 bath + 15 min de taxiboat por 100 bath.

  • Koh Phi Phi: ferry em 2 horas. 

  • Ao Nang: barco por 100 bath em 15 minutos

    Para saber: quando saindo de Ao Nang,os taxiboat chegam em Railay West, se aproximam o máximo da praia, mas ainda assim você vai ter que por o pé na água e carregar a mala. Quando sair de Ao Nammao píer, chegará em Railay East, onde tem um píer flutuante, que evita que você pise na água (região do mangue), mas ainda assim precisa carregar a mala. Leia também Mala Ou Mochila Na Tailândia: Qual A Melhor Para Viajar

7. COMO INCLUIR AS PRAIAS DE KRABI NO ROTEIRO TAILÂNDIA 

O mínimo de tempo para aproveitar a Tailândia é de 15 dias. Só assim você conseguirá ver o que o país tem de melhor. A sugestão para esses 15 dias é começar por Bangkok, subir para Chiang Mai no norte e descer direto para Krabi no sul. Em Krabi você pode dividir o seu tempo entre Railay e Koh Phi Phi. 

A ideia de deixar as ilhas para o final, é porque nas cidades tudo é novidade e isso vai exigir um esforço mental maior. Quando você chegar nas ilhas, tudo é diversão numa vibe leve de praia para relaxar. Veja o artigo Roteiro na Tailândia: Quantos Dias Ficar em Cada Lugar.

8. ONDE FICAR EM KRABI /ANO NANG / RAILAY

Você tem três opções de onde ficar em Krabi: Krabi Town, Railay ou Ao Nang. Eu recomendo escolher entre Ao Nang ou Railay.

KRABI TOWN

Krabi Town é onde fica o aeroporto e o mercado noturno. 

  • Vantagens: Um voo muito cedo no dia seguinte onde você saiu no último ferry de Koh Phi Phi e ainda é final de semana (para curtir o Night Market). Ou um voo que chega tarde da noite e no dia seguinte você vai direto para Railay. 

  • Desvantagens: É longe da praia, o principal motivo para conhecer Krabi (Ao Nang e Railay).

Opções

AO NANG

É a praia com melhor estrutura de custo – benefício. 

  • Vantagens: Tem vários hotéis e hostel com bom custo – benefício, câmbio, shopping, restaurantes de todos os tipos, acesso fácil e direto para todas as ilhas da região.  

  • Desvantagens: Não tem o charme de Railay. 

Opções

RAILAY

É onde fica a praia famosa de Krabi.

  • Vantagens: As praias mais bonitas ficam em Railay, o clima do lugar é convidativo para relaxar, como ela é pequena, dá para ver o sol se por em Phra Nang Beach sem se preocupar com o horário. Não é necessário gastar os 100 bath de taxiboat por trecho de Ao Nang. 

  • Desvantagens: As opções de hospedagem são mais caras, já que é um lugar com mais resorts. 

Opções

  • Railay Princess: favorito dos casais

  • Rayavadee: experiência de luxo e lua de mel

  • Sand Sea Resort: para relaxar

  • Avatar Railay: ótimo custo - benefício

    Atenção: evite o Railay Great View Resort, pois apesar de ter um valor razoável, ele fica muito afastado e nem os passeios buscam nesse hotel.

  • Veja mais opções de hospedagem em Railay AQUI

9. O QUE LEVAR NA MALA

Krabi é sinônimo de praia, portanto você vai passar a maior parte do tempo de roupa de banho (biquíni, sunga, etc). Leve de casa o seu biquíni / sunga, pois as opções tailandesas não são do estilo brasileiro. As calcinhas dos biquínis são grandes atrás e os homens tailandeses são pequenos, o que torna uma tarefa difícil achar algo mais “brasileiro” que agrade, sirva e não custe caro. Leve também a sua Havaianas, porque na Tailândia elas valem ouro! 

Lá mesmo é fácil comprar protetor solar e repelente, dois itens essenciais. Porém o preço é um pouco maior do que em Bangkok, por exemplo. Também é fácil comprar xampu, canga, vestidinhos, regatas masculinas (de cerveja!) e outras coisas básicas para quando se está na praia. Portanto, dá para viajar leve e sem culpa. Leia O Que Levar Na Mala Para Tailândia

CONHEÇA O BLOG VOA

Ao invés de eu mesma, Mônica, contar a história do Blog Voa, passei a palavra para a criadora do projeto, a Franci Kohler:

“Como todo bom sonhador, sempre fui meio passarinho e no ínicio de 2017 resolvi dar um salto mais alto e deixar meu ninho. Eu já havia viajado bastante, inclusive morado fora do Brasil antes, mas sempre retornei. Saí de Itajaí, SC, rumo ao mundo! Sobrevoei a Nova Zelândia, Indonésia, Vietnã, Camboja, Malásia, Filipinas, Laos, e acabei aterrissando na Tailândia, quando algo muito especial aconteceu, vim parar em Krabi.

Krabi me acolheu de um jeito doido, cheio de surpresas boas, inesperadas, oportunidades foram surgindo e a paixão por esse lugar nasceu. Comecei a casar brasileiros aqui, coisa que amo fazer, e mediante uma demanda existente, nasceu o projeto Voa. O meu objetivo é ser uma facilitadora de viagem para os brasileiros, compartilhando dicas preciosas e ajudando a montar o quebra cabeças que é o roteiro de cada viajante. A gente sabe que não é fácil viajar para um país desconhecido, sem falar o idioma local, sem, muitas vezes, dominar o inglês e decidir sozinho o que fazer, como se locomover, onde se hospedar, etc. Mas quando se mora no local, tudo se torna simples.

Há muitas agências de todos os tipos disponíveis em Krabi, mas a conveniência de poder falar com uma brasileira que mora há 2 anos na região, que ajuda a montar o roteiro, ajuda a tomar decisões, ajuda com os passeios, e dá muitas dicas, não tem preço. O projeto ainda está engatinhando, mas já estou muito feliz com o resultado. É muito gratificante poder ajudar as pessoas a fazer algo que amo, viajar!”

VEJA TODOS OS POSTS DA TAILANDIA

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Travel Ace atende bem na Tailândia, por isso confira os valores. 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK? SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS e @EDUVIERO

VEJA MAIS