Roteiro em Koh Phi Phi: Guia da Ilha e Dicas Práticas

TEXTO: MONICA MORAS | @monicamoras colaborativo com Phi Phi Brazuca | @phiphibrazuca

FOTOS: Cássia Machado | @cassia_traveler | Pedro Medeiros | @pedromedeirosphoto

 Koh Phi Phi é a ilha mais famosa da Tailândia, aquela dos cartões postais, e parada obrigatória para incluir no roteiro. Neste artigo vamos explicar tudo sobre a ilha com dicas práticas de passeios, mergulho, melhores praias, vida noturna, custos em geral, onde ficar, como e quando ir, e tem até um roteiro prontinho para usar!

Para quem viaja sozinho, dá para fazer todos os passeios tranquilamente. Mas se você está indo de casal ou entre amigos, é fácil pegar passeios privados ou entrar num grupo. E ainda se você preferir, tem guia que fala português para acompanhar o grupo.  

Moramos (e trabalhamos) na Tailândia por mais de 2 anos e somos completamente apaixonados por esse país! Já declarei meu amor no artigo Como a Tailândia Mudou a Minha Volta ao Mundo.

O artigo está dividido em quatro partes, com subtópicos:

  • O que fazer em Koh Phi Phi

  • Roteiro de 3 dias em Koh Phi Phi

  • Dicas práticas da ilha Koh Phi Phi 

  • Conheça o Phi Phi Brazuca

O QUE FAZER EM KOH PHI PHI

Anota aí:1 real vale +/- 9 baht; 1 dolar vale +/- 32 baht; 1 euro vale +/- 37 baht. Valores de Nov/2018. Pra saber: não recebemos comissão por nenhum passeio que você agendar, por isso fique à vontade para negociar direto com os responsáveis.

1. PASSEIOS DE BARCO

Para conhecer outras ilhas e praias, você precisa pegar um barco. Os passeios de barco passam, geralmente, por Pileh Lagoon, Bamboo Island, Maya Bay, Loh Samah Bay, Nui Bai e Long Beach. Atenção, porque existe uma taxa de visitação de 400 baht, que pode não estar incluída no valor do passeio que você contratar. 

É importante saber também que Maya Bay segue fechada sem data de abertura, mas é possível de vê-la do barco, só não pode desembarcar. Dos passeios de barco em Koh Phi Phi, o que varia é forma como você vai fazer. Na alta temporada (novembro a março) é recomendado reservar com antecedência

a. GOLD DAY TOUR

O passeio de speed boat é compartilhado para quem quer fazer tudo da ilha com no máximo 25 pessoas.. A lancha passa por Monkey Beach, Viking Cave, Pileh Lagoon, Shark Point, Loh Moodee Beach, Wang Long Cave, Nui Bay, snorkeling, Loh Samah Bay, Bamboo Island, Pôr do Sol e ainda nadar com plânctons. A taxa ambiental de Bamboo Island já está incluído no valor. Um guia acompanha o grupo. É servido almoço, tem frutas a disposição, água e refrigerante. Se você quiser levar a sua bebida, tem isopor com gelo no barco. Pra quem não sabe nadar, tem colete pra aproveitar o mar.

  • Valor:1600 baht já com a taxa ambiental inclusa no valor. 

  • Duração do passeio:7 horas

  • Pré agendamento e maiores detalhes: AQUI.

b. BARCO PIRATA

O Barco Pirata é um barco grande e o único barco temático da ilha, todo rústico, de dois andares e tem até chuveiro. O passeio passa por Monkey Beach, Viking Cave, Pileh Lagoon, Maya Bay, Bamboo Island e termina com o Pôr do Sol. Ele inclui caiaque, pranchas de standup e máscaras de snorkel. O Barco Pirata de Koh Phi Phi também tem água, frutas, chá, café e um jantar especial, tudo incluído no valor do passeio. Além disso, todas as fotos são gratuitas. 

  • Valor: 1200 baht

  • Duração do passeio: 7 horas

  • Início: 12:15pm. 

  • Préagendamento e maiores detalhes: AQUI

c. LANCHA (SPEED BOAT) 

O passeio de speed boat é privado e vai em outros pontos que os passeios de barco tradicionais de Koh Phi Phi não conseguem ir. A lancha passa por Monkey Beach, Viking Cave, Pileh Lagoon, Shark Point, Loh Moodee Beach, Wang Long Cave, Nui Bay, snorkeling, Loh Samah Bay, Bamboo Island e Pôr do Sol. A taxa ambiental de Bamboo Island já está incluído no valor. Nesse passeio é possível ter um guia em português e serviço de fotografia. 

  • Valor do speed boat para o grupo todo: 10.500 baht até 4 pessoas, 11.000 baht até 6 pessoas, 14.500 baht até 14.500 até 9 pessoas 15.500 baht até 12 pessoas. 

  • Valor do guia em português: 1000 baht. 

  • Valor do serviço de fotografia: a consultar.

  • Valor da lancha compartilhada: 1500 baht

  • Duração do passeio:7 horas  

  • Pré agendamento e maiores detalhes: AQUI

c. LONG TAIL BOAT

Os long tail boats são os barcos cartões postais da Tailândia. Vale a pena pegar o passeio privado para até 4 pessoas, e com um barqueiro de confiança indicado pelo Phi Phi Brazuca. Você monta o seu roteiro com o barqueiro, mas se precisar de ajuda, é só perguntar durante o agendamento. Os valores variam conforme o tempo de passeio e o roteiro escolhido. Existe a opção de guia em português, serviço de fotografia e dá para fazer o passeio sozinho. 

  • Passeio em torno da ilha de Phi Phi Leh para até 4 pessoas: 2.500 baht por 4 horas; 4.000 baht por 6 horas. 

  • Passeio indo até Bamboo Island (40min até lá) para até 4 pessoas: 2.500 baht por 3 horas; 3.000 baht por 4 horas; 4.500 baht por 6 horas. 

  • Mergulho com plânctons: 500 baht a mais no valor do passeio, e a volta do passeio escolhido precisa ser a noite. 

  • Guia em português: 500 por 3 horas; 1.000 baht por 6 horas. 

  • Serviço de fotografia: a consultar

  • Taxi boat até Long Beach: 100 baht por trecho (ida ou volta) e por pessoa entre 9h e 18h, com mínimo de 3 pessoas. A noite o valor é de 150 baht por pessoa. Se estiver sozinho, o valor é de 200 baht. 

  • Préagendamento e maiores detalhes: AQUI

PhiPhi Brazuca

2. MERGULHO 

Koh Phi Phi faz parte do triângulo de corais formado por Tailândia, Indonésia e Filipinas. Para se ter uma ideia, 70% dos corais no mundo estão nessa região. E o melhor de tudo é que não precisa de curso de mergulho para fazer mergulho em Koh Phi Phi. Existe a opção Batismo que um mergulhador profissional te guia no mar, e o Phi Phi Brazuca faz isso em português! 

a. BATISMO: DISCOVERY SCUBA DIVING

Essa é opção perfeita para quem nunca mergulhou. São 2 mergulhos que podem ir até 12m e tudo é acompanhado pelo instrutor que fará tudo por você. Um dia antes você precisa ir até a escola para um rápido treinamento sobre o que vai acontecer no dia do mergulho. Você escolhe se prefere mergulhar de manhã ou a de tarde. E os instrutores são brasileiros! 

O programa oficial é PADI e durante o mergulho, você vai ver dezenas de cardumes de peixes variados juntos, tartarugas, barracudas, tubarões e diversos outros tipos de animais marinhos. No valor está incluído todo o equipamento, refeição, água e frutas e seguro em caso de acidente. Existe a opção do serviço de fotografia. 

  • Horários: saída às 7h e volta às 12h; ou saída às 13h e volta às 18h

  • Valor: 3.400 baht por pessoa + 400 baht de taxa do Parque Nacional da Marinha, o maior parque marinho da Tailândia. O valor de batismo é padrão na ilha. 

  • Serviço de fotografia: 1.500 baht para 2 pessoas

  • Pré agendamento e maiores detalhes: AQUI.

b. SNORKELING TOUR

Existem 4 tipos de passeios para fazer snorkel. No Phi Phi Ley Tour o snorkeling é em torno de Maya Bay com corais coloridos e nemos. No Shark Watch o snorkeling é com tubarões galha preta do arrecife. No Wong Long Sunset o passeio acaba com o por do sol no mar. E no Plâncton Tour tem snorkeling de dia, por do sol no mar e snorkelig com plânctons a noite. Cada passeio tem um horário específico. 

  • Valor: 1.100 baht, para no mínimo 3 pessoas e máximo de 7 pessoas.

c. MERGULHO PARA CREDENCIADOS

Mergulhadores certificados tem a oportunidade de mergulhar no Parque Nacional da Marinha, o maior parque marinho da Tailândia. O mergulho vai até 30 metros, e no valor está incluído todo o equipamento, refeição, água e frutas e seguro em caso de acidente. Você escolhe se prefere mergulhar de manhã ou de tarde. E os instrutores são brasileiros! 

  • Horários: saída às 7h e volta às 12h; ou saída às 13h e volta às 18h

  • Valor: 2.500 baht por pessoa + 400 baht de taxa do Parque Nacional da Marinha. Se fizer 6 mergulhos, ganha desconto no pacote. E se levar o próprio equipamento, também tem desconto. 

  • Pré agendamento e maiores detalhes: AQUI.

3. TRILHAS EM KOH PHI PHI

Se você curte trilhas, Koh Phi Phi não decepciona. São várias opções, com diferentes níveis de dificuldade. 

a. LONG BEACH

Long Beach é uma das praias mais bonitas da ilha. Você pode fazer uma trilha de 40 minutos que é bem sinalizada, mas um pouco puxada para que não está acostumado. A vantagem é ir passando por prainhas desertas, algumas com o balancinho na beira mar, como a Love Beach, e curtir o caminho. Mas se você não está disposto, tem o taxi boat por 100baht. 

b. VIEW POINT

O View Point é o melhor lugar para a ver a ilha lá de cima. Existem três trilhas possíveis, todas sinalizadas e com o mesmo nível de dificuldade. Nada impossível, mas são uns 30 minutos que exigem fôlego pelo caminho íngreme e escadinhas. É necessário pagar uma taxa de 30 baht. Normalmente as pessoas vão no final de tarde, pelas 17h para ver o por do sol. Mas se você quer ver o mar azul refletindo, é melhor ir de manhã. 

4. DIVERSÃO

Todas as noites podem ser memoráveis em Koh Phi Phi, e não faltam opções para incluir no roteiro. 

Leia também: Como Viajar Barato na Tailândia: Roteiro de 15 dias com Valores

Praia do Phi Phi Island Village Resort | Foto: Cássia Machado | @cassia_traveler

a. POOL PARTY

Koh Phi Phi tem as melhores festas na piscina (pool party) e os melhores lugares para curtir são nos hotéis Ibiza Pool Party e o no PP Princess que são de graça também para não hospedes. Para quem não curte festa, o começo é mais tranquilo para aproveitar a piscina e tem até happy hour das 13h às 14h no Ibiza. Mas se liga, porque no Ibiza Pool Party, a festa só acontece nas terças, quintas e domingos. E no PP Princess é nas sextas. Veja como é no Instagram @ibizapoolphiphiisland

b. REGGAE BAR (LUTA DE MUAY THAI) 

O Raggae Bar não é apenas um bar para ver lutas de Muay Thai tradicional, é um lugar para curtir a noite e dar boas risadas. Para estar no bar é necessário ficar consumindo, nem que seja uma água. As lutas começam às 22h com profissionais e pessoas aleatórias que resolvem subir no ringue e desafiam alguém da plateia a lutar também. Luta masculina ou feminina! Quem vence ganha um balde de bebida grátis.  

c. SHOWS DE PIROTECNIA

Os shows de pirotecnia acontecem diariamente a partir das 21h na praia, junto com a famosa cordinha. Se pular ganha um shot de bebida grátis. Aqui é para dançar e se divertir, e vale ir trocando de bar, porque as músicas são diferentes e a maioria não cobra para entrar. 

ROTEIRO DE 3 DIAS EM KOH PHI PHI

DIA 1: Se programe para chegar de manhã em Koh Phi Phi e já largue suas coisas no hotel. De tarde faça o passeio do Barco Pirata que passa por Monkey Beach, Viking Cave, Pileh Lagoon, Maya Bay, Bamboo Island e termina com o Pôr do Sol. A noite vá no Raggae Bar, mas não exagere para poder mergulhar no dia seguinte. 

DIA 2: Faça o mergulho de batismo de manhã e de tarde vá para Long Beach curtir o sol. Na volta suba no View Point para ver o pôr do sol com a vista da ilha toda lá de cima. A noite é só escolher quais barzinhos quer frequentar. 

DIA 3: Pegue um long tail privado para explorar com mais calma os seus lugares favoritos, que muito provavelmente serão Pileh Lagoon e Bamboo Island. É um bom dia também para fazer fotos profissionais. Na volta aproveite uma pool party se o seu ferry for para o dia seguinte. 

Leia também: Tudo Sobre a Tailândia: 28 Dicas de Quem Morou Lá Bastante Tempo

DICAS PRÁTICAS DA ILHA KOH PHI PHI

É fácil montar um roteiro na ilha Koh Phi Phi, é só seguir as dicas. Ah, e só para lembrar: fala “pipi”, não é “fifi”.

1. QUANTO TEMPO FICAR EM KOH PHI PHI 

O ideal são pelo menos 3 dias. Menos do que isso é muito corrido e você “perde” o essencial da ilha. 

2. MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR PARA KOH PHI PHI

A Tailândia se divide na temporada seca e na chuvosa. A temporada seca, que é alta temporada, vai de novembro até abril. Porém as monções (temporada chuvosa) não impedem a viagem, diferente de países como Vietnã ou sul da China. O que acontecem são chuvas ocasionais rápidas em algum momento do dia (geralmente no começo da manhã ou final de tarde) e logo o sol volta. Koh Phi Phi é privilegiada, pois a temperatura não varia ao longo do ano, sempre entre 26ºC e 32ºC. 

3. COMO CHEGAR EM KOH PHI PHI

A única forma de chegar em Koh Phi Phi é de ferry ou speed boat a partir de Phuket, Krabi, Ao Nang ou Railay. Também tem conexão com Koh Lanta e Koh Lipe. A diferença é que o ferry é mais lento, bem mais barato e tem mais horários. 

a. HORÁRIOS: Tanto saindo de Krabi como de Phuket existem 3 horário de ferry: de manhã, meio do dia e a tarde. É melhor pegar o primeiro da manhã quando estiver chegando em Koh Phi Phi, e o da tarde quando estiver indo embora para conseguir aproveitar ambos os dias ainda na ilha. No Instagram @phiphibrazuca tem os horários de todos os destinos (Phuket, Krabi, Ao Nang, Railay, etc) no destaque Ferry. Os ferrys chegam no píer de Tonsai que fica no centrinho da ilha. Confira os horários também aqui.

  • PARA ENTENDER OS HORÁRIOS:

  • De Phuket: O aeroporto fica a 1 hora de carro até o Rassada Pier em Phuket. Do píer Rassada até o píer Tonsai em Koh Phi Phi a viagem dura 2 horas de ferry. 

  • Do Rassada Pier para Tonsai Pier: 08:30, 10:30, 12:20, 13:30 e 17:00

  • Do Tonsai Pier para Rassada Pier: 09:00, 11:00, 13:00, 14:30 e 16:30

  • De Krabi: O aeroporto de fica a 45 minutos de carro do Klong Jirad Pier em Krabi. Do píer Klong Jirad até o píer Tonsai em Koh Phi Phi a viagem dura 2 horas de ferry.

  • Do Klong Jilad Pier até Ton Sai Pier: 09:00, 10.30, 13:30 e 16:00

  • Do Tonsai Pier até Klong Jilad Pier: 09:00, 10.30, 11:15, 13:30 e 15.30

b. COMO COMPRAR: Ferry é muito fácil de comprar mesmo em alta temporada. Compre um ou dois dias antes no próprio píer. Uma outra opção é pelo site 12Go, mas os valores tendem a ser um pouco mais caros. 

4. DISTÂNCIAS DE KOH PHI PHI

  • Brasil: voo até Bangkok + 1h de voo até Krabi + 2h de ferry

  • Bangkok: 1h de voo até Krabi + 2h de ferry

  • Chiang Mai: 2h de voo até Krabi + 2h de ferry

  • Krabi: 2h de ferry

  • Railay: 2h de ferry

  • Phuket: 2h de ferry

  • Koh Samui: 50 min de voo de Krabi + 2h de ferry

  • Koh Lipe: 4h de speed boat

5. COMO INCLUIR A ILHA KOH PHI PHI NO ROTEIRO DA TAILÂNDIA 

O mínimo de tempo para aproveitar a Tailândia é de 15 dias. Só assim você conseguirá ver o que o país tem de melhor. A sugestão para esses 15 dias é começar por Bangkok, subir para Chiang Mai no norte e descer direto para Krabi no sul. Em Krabi você pode dividir o seu tempo entre Railay e Koh Phi Phi. 

A ideia de deixar as ilhas para o final, é porque nas cidades tudo é novidade e isso vai exigir um esforço mental maior. Quando você chegar nas ilhas, tudo é diversão numa vibe leve de praia para relaxar. Veja o artigo Roteiro na Tailândia: Quantos Dias Ficar em Cada Lugar.

6. COMO SÃO AS PRAIAS DE KOH PHI PHI 

  • Maya Bay: é A Praia eternizada por Leonardo di Caprio nos cinemas. 

  • Bamboo Island: é uma faixa de areia enorme deserta e com água cristalina. 

  • Long Beach: praia com redes, massagem e barzinhos na beira mar.

  • Monkey Beach: praia dos macacos. Não toque neles, não faça movimentos bruscos se eles subirem em você, e não leve nada de comer ou que seja fácil deles roubarem, como boné e óculos. 

  • Pileh Lagoon: um dos lugares mais bonitos de Koh Phi Phi. 

  • Tonsai: a praia do píer e do centrinho da ilha. 

  • Lo Dalum Bay: festas a noite e do centrinho da ilha

Uma curiosidade é que algumas árvores da ilha tem uma fitinha, e outras até um altar, em celebração as vidas que ajudaram a salvar da tsunami que devastou a ilha em 2004.

7. QUANTO DINHEIRO LEVAR PARA KOH PHI PHI

O valor depende muito do seu tipo de viagem. Vai variar conforme sua opção por hospedagem, tipo de alimentação, quantidade de passeios e de baldinhos de bebida. Para se ter uma ideia, uma refeição simples vai custar em média 100 baht e uma cara em torno de 300 baht. Some isso ao valor do seu hotel (opções mais abaixo), mais os valores dos passeios que pretende fazer e deixe uma folga para a cerveja ou baldinho. Dica extra: tem comida brasileira no Ohana, como strogonoff e feijão. Leia Quanto Custa na Tailândia: Valores para Planejar a Viagem

Pileh Lagoon | Foto:  Cássia Machado | @cassia_traveler

8. ONDE FICAR EM KOH PHI PHI

O melhor lugar para ficar em Koh Phi Phi é perto do píer Tonsai (Ao Ton Sai & Ao Lo Dalum) no centrinho perto da praia (ambos os lados), por causa do acesso aos restaurantes, vida noturna, lojas, agências, etc. Alguns lugares são acessíveis apenas de taxi boat, e a noite o valor do transporte é exorbitante. Portanto pense bem antes de ficar num lugar mais distante! 

Não existem muitos Airbnbs, por isso é melhor pesquisar hotéis e hostels mesmo. As sugestões são:

Tem vídeo dos hotéis por dentro nos destaques Hotéis do Instagram @phiphibrazuca. Já os “mais” para lua de mel, as sugestões são:

  • CLIFF RESORT: piscina com vista para o mar

  • CABANA: excelente localização

  • ANDAMAN: ótimo custo x benefício

  • PHI PHI ISLAND VILLAGE: planeja cerimônias de casamentos de luxo, porém fica distante 30 minutos de barco, custando 200 baht o trajeto por pessoa. A noite chega a 1000 baht. Um hotel para não sair do hotel.

Centrinho da ilha

9. O QUE LEVAR NA MALA

Koh Phi Phi é uma ilha, portanto você vai passar a maior parte do tempo de roupa de banho (biquíni, sunga, etc). Leve de casa o seu biquíni / sunga, pois as opções tailandesas não são do estilo brasileiro. As calcinhas dos biquínis são grandes atrás e os homens tailandeses são pequenos, o que torna uma tarefa difícil achar algo mais “brasileiro” que agrade e sirva. Leve também a sua Havaianas, porque na Tailândia elas valem ouro! 

Na ilha é fácil comprar protetor solar e repelente, dois itens essenciais. Porém o preço é um pouco maior do que em Bangkok, por exemplo. Também é fácil comprar xampu, canga, vestidinhos, regatas masculinas (de cerveja!) e outras coisas básicas para quando se está na praia. Portanto, dá para viajar leve e sem culpa. Leia O que Levar na Mala para Tailândia

10. TATUAGEM / SAK YANT 

Se você pretende fazer uma tatuagem de bambu na Tailândia, em Koh Phi Phi também é possível. No blog do Phi Phi Brazuca o Saulo explica melhor como foi a experiência dele no estúdio Ink Master, com ex monges treinados no Wat Bang Phra. Outro lugar recomendado pelo Tom é o Devil Pink Tattoo. Como as tatuagens são feitas de bambu, a cicatrização é bem mais rápida e o cuidado é evitar o mar no dia que você fizer a tatuagem, e no dia seguinte proteger ela com vaselina para curtir a praia. Para saber os significados das tatuagens sagradas da Tailândia, as Sak Yants, leia Sak Yant: Significados e Como Fazer Uma

CONHEÇA O PHI PHI BRAZUCA

O Phi Phi Brazuca é um grupo de brasileiros mergulhadores apaixonados por Koh Phi Phi. São parceiros da maior agência da ilha, a The Adventure Club. Sua missão é levar as pessoas para mergulhar com segurança e ter uma experiência inesquecível. E eles não param por aí, pois ainda ajudam a mostrar o que de melhor que a ilha tem a oferecer, tudo em português, e ainda são bastante ativos nos grupos de Whatsapp que administram. Conheça a Jacque, o Tom e o Saulo, os mergulhadores e idealizadores.

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Travel Ace atende bem na Tailândia, por isso confira os valores.  

 Veja TUDO SOBRE A TAILÂNDIA: 28 DICAS DE QUEM MOROU LÁ BASTANTE TEMPO

Agora não tem mais desculpa para adiar a viagem!

 Ainda tem dúvidas sobre Koh Phi Phi? Escreve aqui nos comentários! Já conhece o Phi Phi Brazuca? Então deixa a sua opinião aqui nos comentários para ajudar outros viajantes! 

VEJA TODOS OS POSTS DA TAILANDIA

Tem mais dicas salvas nos destaques do Instagram @MONICAMORAS e @EDUVIERO

PIN IT :)

 

Roteiro em Koh Phi Ph: Guia da Ilha e Dicas Práticas

 

JÁ CONHECE NOSSO FACEBOOK

SEGUE NO INSTAGRAM @MONICAMORAS e @EDUVIERO

VEJA MAIS