O que Ver em Marostica, A Cidade do Jogo de Xadrez

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO

Marostica é uma pequena cidade no norte da Itália, pertinho de Veneza e Vicenza. É cercada por muralhas medievais que vão do Castelo Inferior até o Castelo Superior, de onde se tem uma visa inigualável da paisagem e da cidade. A fama de Marostica está ligada à sua praça, um enorme tabuleiro de xadrez ao ar livre, onde a cada dois anos revive a lenda em um jogo com personagens vivos.

O que Ver em Marostica

Chegando em Marostica já dá para ver as muralhas medievais que sobem até o alto na montanha. Elas foram construídas a partir de 1372 por Cansignorio della Scala, Lord de Verona. São cerca de 1.800 metros de comprimento, com uma altura máxima de 12 metros e 24 torres. A subida até o Castelo Superior, construído no século 14 é por uma estrada sinuosa, mas bem curtinha (5min de carro). A entrada é gratuita e a vista é impressionante. 

O castelo foi construído pelos Lordes de Verona e abandonado em 1587 após os danos sofridos durante a guerra de Cambrai. No castelo só se vê as paredes, uma porta e um bastião. Além disso, há um restaurante charmoso. A vista é do estacionamento do restaurante, em frente a um pequeno jardim. Subida a pé é puxada.  

Descendo, de volta a cidade, o que chama a atenção é a praça principal Piazza degli Scacchi ou Piazza Castello. Essa é uma praça grande, com palácios antigos e refinados com arcos, vários restaurantes e cafés com vista. Ali também está o Palácio Medieval de Doglione, uma antiga armeria que agora é banco, com a sua torre do relógio. Bem de frente se vê o Castelo Inferior, construído pelo Scaliger no século 14. Já foi a casa do governador e agora a sede do Posto de Turismo, Câmara Municipal e do Museu do Jogo de Xadrez.

No meio da praça, além da coluna onipresente de leão veneziano (cada cidade do Vêneto tem uma), você pode ver o famoso tabuleiro de xadrez feito de mármore. La Partita a Scacchi di Marostica (o Jogo de Xadrez de Marostica) acontece todos os anos pares (a cada dois anos) no segundo final de semana de setembro. Em 2018 o festival vai acontecer dias 7/8/9 de Setembro, depois somente em 2020 nos dias 6/7/8 de Setembro. 

A Partita a Scacchi di Marostica (Jogo de Xadrez) acontece para encenar um episódio de 1454, quando dois nobres estavam apaixonados pela linda filha do Lorde do Castelo, Lionora. O Senhor ordenou que resolvessem o problema durante um jogo de xadrez, em vez de um duelo sangrento. Compre os ingressos diretamente do site do evento (aqui), com valores que vão de 50 a 70 euros, dependendo da sua posição na arquibancada. Veja um pouco mais do festival no vídeo: 

The Living Chess Match of Marostica Next edition: 7-8-9 September 2018

Se você está ansioso para jogar, peões de xadrez de plástico preto e branco estão disponíveis todos os dias das 8h às 20h em um carrinho na frente do Palácio Doglione. Se não estiver com tanta vontade assim, cominhe pela Via S. Antonio, atrás do Doglione e verá uma placa marrom onde se lê Sentiero Panoramico, ou seja, caminho panorâmico. É uma rua bem curtinha, mas muito bonita e elegante que leva à Igreja de Santo António e Abade do século 14, e também à igreja barroca de Carmini, do século 16. A vista dessa rua para o Castelo Superior é muito bonita e tem um caminho para subir até ele, mas é longo. Depois disso, recomendo andar pela cidade sem muita pretensão, pois é pequena, mas com várias portas da muralha. 

COMO CHEGAR EM MAROSTICA

Marostica fica a 95km de Veneza e 29km de Vicenza. A melhor forma de chegar na cidade é de carro, onde você já explora as demais cidades da região, como Bassano Del Grappa, por exemplo. De carro, inclusive, o estacionamento fica ao lado da Porta Breganzina, uma das portas da cidade, a poucos meros da Piazza Castello. Mas se você está a pé, saindo de Vicenza, existem um ônibus que vai direto saindo da rodoviária. De Veneza, você precisa ir de trem até Bassano del Grappa (1:10h) e pegar um ônibus até Marostica, numa viagem de 10 minutos. Aproveite e combine as duas cidades no mesmo dia. 

Já conhecia Marostica? Conta aqui embaixo nos comentários.

FIQUE LIGADO!!!

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Inclusive na Europa ele é obrigatório (mostrei aqui). Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão de crédito dá para parcelar em até 12x sem juros. 

VEJA TODOS OS ARTIGOS DA ITALIA

PIN IT :) 

 

O que Ver em Marostica, A Cidade do Jogo de Xadrez

 

JÁ CONHECE O NOSSO FACEBOOK?

VEJA MAIS