Roteiro de 1 Dia em Bassano Del Grappa, Itália

Texto: MONICA MORAS  Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS 

Bassano del Grappa é uma cidade encantadora, perfeita para passar um dia. A cidade, que fica nas montanhas do Vêneto, é famosa pela Ponte Vecchio, produção da grappa, aspargos, cerâmicas e móveis. 

Veneza fica a apenas 90km de Bassano del Grappa, e Vicenza de Vicenza são apenas 32km. Dá para ir de carro, trem ou ônibus, e mais abaixo vou explicar como fazer. Vimos muitas coisas em 1 dia em Bassano del Grappa e por isso escrevi esse roteiro. Use o app Maps.me (grátis e off-line) para pinar os lugares e traçar rotas a pé. Tudo fica bem pertinho!

ITÁLIA: VEJA TODAS AS DICAS E ROTEIROS

ROTEIRO EM BASSANO DEL GRAPPA EM 1 DIA

Independente de você chegar de carro, trem ou ônibus, a caminhada é de 10 minutos, todos no mesmo sentido (explico no fim do artigo).

De onde você está, caminhe até à Porta delle Grazie, em que debaixo você verá o Caffé Italia, onde uma vez também George Sand parou. George Sand é o pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Dupin, baronesa de Dudevant (1804-1876), aclamada romancista e considerada a maior escritora francesa.

A próxima parada é a Viale dei Martiri onde verá muitas árvores, cada uma com um vaso de flores, uma data e às vezes uma foto. Esses são os soldados que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.

Ali também há uma placa explicando o massacre de Setembro de 1944, quando tropas alemãs e fascistas cercaram a montanha Grappa para capturar os partidários que se escondiam lá. Muitos foram capturados, muitos também conseguiram fugir, criando um novo esconderijo. 

Então os alemães anunciaram que haviam concedido o perdão, a população ficou aliviada e as famílias encaminharam os jovens soldados ao Comando Alemão. Era uma armadilha e centenas de jovens soldados foram executados ou enviados para os campos de concentração. Mas o marco foi o dia 26 de setembro de 1944 quando 17 homens foram mortos e 31 partidários foram enforcados nas árvores de Bassano del Grappa.

Dali vá caminhando em direção ao Catello degli Ezzelini. Em seguida você verá a Duomo di Santa Maria in Colle (só abre domingo de manhã), e logo depois siga na direção da Piazza Terraglio, que fica de frente para a Ponte Vecchio.

JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica

Siga na direção da Piazza della Libertà e a Prefeitura, que tem um relógio lindo na fachada. Depois siga pela Via Roma até a Porta Dieda, que tem um leão pintado na fachada e ande até a rua Piazza Garibaldi, onde tem um restaurante chamado Danieli. Se tiver fome, é um bom lugar para parar.

Visite também o Museo Civico (7 euros) se tiver interesse de ver um pouco de história, e se quiser, suba na Torre Civica. Depois vá até a Libreria Palazzo Roberti, num aristocrático palácio do século 18, e onde cada sala é dedicada a um tópico. Dali, siga até o Poli Museo della Grappa, que desde 1898 produz grappa com o método original. 

Bassano del Grappa é a capital do destilado mais italiano de todos, a grappa. Eu cresci escutando minha família falar graspa, o mesmo significado. O Poli Museo della Grappa fica em frente à histórica Ponte Vechio, no antigo Palazzo delle Teste, e é resultado de uma longa e apaixonante pesquisa, gerenciada pela família Poli, produtores históricos da área.

O museu tem cinco salas com textos em italiano e inglês (os guias falam alemão e francês também) que mostram como a grappa (uva) nasce e as reconstruções de antigas destilarias e alambiques. 

No Poli Museo della Grappa você vê a história do começo até os dias de hoje e pode admirar a mais extensa e completa coleção de grappas mignon conhecidas na Itália.  As visitas são guiadas e no showroom, onde você pode provar e comprar os produtos da Distillerie Poli. O ingresso (8 euros) inclui a visita guiada e a degustação de 5 produtos.

Saindo do museu, ande diretamente para a atração mais famosa da cidade, a Ponte Vecchio, sob o rio Brenta. A Ponte Vecchio é uma ponte de madeira construída em 1209, que também é chamada de Ponte degli Alpini ou Ponte di Bassano, devido à música cantada pelo Coro della Brigata Alpina Cadore, que tem um trecho “Na ponte de Bassano vamos dar as mãos e vamos compartilhar um beijo de amor”. 

Il Coro della Brigata Alpina Cadore: Canta sul ponte di Bassano

O projeto atual da Ponte Vecchio é do famoso arquiteto Andrea Palladio, em 1569. Nesse tempo todo da história da ponte, ela já foi restaurada diversas vezes, mas o projeto permanece o mesmo.

Como ela é completamente de madeira, mais parece que se está andando numa casa de piso de madeira e que estala a cada passo. A propósito, a ponte tem 64 metros de comprimento e 8 metros de largura. 

Num dos lados da Ponte Vecchio, você encontrará o Museu Alpines, com fotografia da Primeira Guerra Mundial. Enquanto no outro lado está a Distilleria Nardini, a mais antiga da Itália, que além de produzir e comercializar seus produtos, promove a cultura da grappa por meio de eventos, conferências e shows. Ali você pode beber uma provinha por 2 euros. 

Os melhores lugares para fotografar a Ponte Vecchio são da Via Pusterla, do terraço do Museo della Ceramica no Palazzo Sturm, com exposição de cerâmica local e cerâmica majólica (5 euros), e mais adiante, também da Ponte Nuovo na Viale Armando Diaz (nossa foto), na saída / entrada da cidade. 

O QUE FAZER EM BASSANO DEL GRAPPA

Bassano del Grappa, na Itália, é uma cidade charmosa e pitoresca que oferece muitas atividades divertidas e interessantes para turistas e moradores locais. Uma das principais atrações da cidade é a famosa Ponte degli Alpini, uma ponte coberta que cruza o rio Brenta e oferece vistas deslumbrantes da paisagem ao redor.

Outra atividade popular é visitar a destilaria Nardini, que produz a mundialmente famosa grappa, uma bebida alcoólica italiana destilada a partir de uvas. Além disso, Bassano del Grappa é conhecida por sua gastronomia deliciosa, com muitos restaurantes e cafés que oferecem pratos e bebidas regionais.

Por fim, um passeio pelas ruas históricas e charmosas da cidade é uma ótima maneira de experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer em termos de cultura, história e tradição.

COMO CHEGAR EM BASSANO DEL GRAPPA

Para chegar em Bassano del Grappa, você pode ir de carro, trem ou ônibus. Depende da cidade que você está. Veneza fica a apenas 90km/1:10h de Bassano del Grappa de trem ou carro. Nós passamos uma tarde na cidade indo de carro a partir de Vicenza, 32km/45min, mas também é possível ir de ônibus. 

  • TREM

Bassano del Grappa é conectada com Veneza por trens regionais diretos, que saem da estação Santa Lucia de hora em hora. As tarifas são baratas (6,25 euros ago/18) e a viagem leva uma hora e vinte minutos. Confira horários e valores no site da Trenitalia. Saindo de Vicenza, tem que combinar trem com ônibus, então é melhor ir de ônibus. 

  • ÔNIBUS

Bassano del Grappa tem uma pequena estação de ônibus (autostazione) na Piazzale Trento, a 5 minutos da estação de trem. Você compra os bilhetes na banca de jornal (fechado no almoço) para cidades da região. Não vale a pena ir de ônibus a partir de Veneza, mas a partir de Vicenza, a viagem dura aproximadamente 50 minutos, com troca em Marostica a 7km/ 11min de distância de Bassano del Grappa. 

  • CARRO

Veneza fica a 90km de Bassano del Grappa e Vicenza fica a 32km. Se você for de carro, aproveite para explorar as cidades no entorno no mesmo dia, como Maróstica com seus castelos e a famosa Piazza degli Scacchi em forma de jogo de xadrez, onde existe o festival em setembro onde se joga xadrez com homens a cavalo.

Já em Bassano del Grapa, tente estacionar na praça da Prato Santa Caterina (escreva no Google: Piazza Santa Caterina), pois ali é gratuito. São apenas 10 minutos de caminhada até o centro.

Já conhecia Bassano del Grappa? Já provou grappa / graspa? Conta aqui embaixo nos comentários.

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Roteiro de 1 Dia em Bassano Del Grappa, Itália

Roteiro de 1 Dia em Bassano Del Grappa, Itália

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A ITALIA

Anterior
Anterior

O Que Fazer em Veneza: 10 Principais Atrações

Próximo
Próximo

O que Ver em Marostica, A Cidade do Jogo de Xadrez