Shanghai M50 Art District

Translate here!

Texto e Fotos: Mônica Morás

Dos meus lugares favoritos em Shanghai, com certeza o M50 Art District tá no Top 5 e não é difícil entender o porquê. O M50 é um distrito de arte casa de mais de 100 artistas, galerias de arte abertas ao público, espaços para workshops e cafés. Os melhores artistas da China tem seus atelier lá, desde 2000 quando o espaço começou. Além disso as paredes são livres para o grafite artístico. Geralmente é comparado com o Beijing 798 Art Zone, mas devo dizer que o de Pequim é umas três vezes maior do que o M50.

Tenho meus favoritos por lá:

UNDEFINE: um café que vira espaço para exposições, eventos de lançamento de produtos/serviços/documentários/qualquer-coisa-que-exija-lançamento e é claro uma cafeteria. O café é dos bons, wifi é bom suficiente pra conectar o VPN e o pessoal é bem simpático por lá.

DARKROOM: uma loja de fotografia que vende coisas relacionadas a fotografia, como filmes 35mm, camisetas, capas, tiras, e ainda oferece um workshop (caro!) que ensina a relevar filme. Eles emprestam uma Lomo pra ti fotografar e aquele filme tu mesmo vai aprender a revelar na dark room. Mesmo que tu não vá fazer o curso, pede pra ver a dark room, é no mínimo interessante.

MORELESS: tem um nome engraçado, mas é uma loja de móveis e decoração com design chinês modernizado. 

Entre vários outros espaços interessantes, que valem a caminhada.

O M50 fica na 50 Moganshan Road (莫干山路50号), Jingan District. Fica aberto de terça a domingo das 10am às 19pm, a visitação é gratuita, quase tudo está a venda e a estação de metrô mais próxima é a Jiangning Rd, Linha 13.

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS