O Que Fazer Em Luang Prabang

Translate here!

Texto: MONICA MORAS     Fotos: EDUARDO VIERO e MONICA MORAS

Luang Prabang é uma das cidades mais conhecidas e interessantes do Laos. Não é às toa que sua beleza e história tornaram ela Patrimônio Mundial da Unesco. Ela fica no norte do país, no alto das montanhas, e atrai viajantes do mundo inteiro para presenciar a Ronda das Almas (leia aqui), quando os monges saem para as ruas para receber a comida que é ofertada a eles. E também pela paisagem inigualável. 

Como o país teve colonização francesa, fica fácil entender o porquê existem tantos lugares refinados num país tão pobre. Mas assim assim as pessoas são humildes e gentis, e isso faz toda a diferença.

Ficamos em Luang Prabang 3 dias, muito mais do que geralmente as pessoas, já que em 1 dia (24h) é possível fazer tudo, incluindo a cachoeira Kuang Si. Por isso preparamos uma lista dos imperdíveis de Luang Prabang, com opções para quem chega de ônibus no amanhecer até a noite. 

O que ver em Luang Prabang

1. Ronda das Almas

Todos dias às 6h da manhã, antes mesmo do sol nascer em Luang Prabang no Laos, os monges saem as ruas da cidade, descalços em fila indiana com seu recipiente de metal para recolher a comida oferecida para eles. Eles vêm dos diversos templos da cidade e caminham por todas as pequenas ruas do "centro". As pessoas ficam ajoelhadas nas calçadas aguardando o momento de fazer a sua oferenda, que geralmente é arroz. É a tradicional cerimônia budista Tak Bat, também conhecida como Ronda das Alma. É claro que com o passar do tempo a cerimônia virou atração turística, mas basta fica mais mais afastado de onde os monges começam a peregrinação. Veja o post completo Ronda das Almas em Luang Prabang

2. Mercado Matinal

Esse mercado de Luang Prabang começa por volta das 5h da manhã na rua entre o rio e a praça. Nele vende-se principalmente comida, as mais estranhas do Sudeste Asiático. Tudo fica exporto no chão e por volta das 10h quando o sol já está forte demais, os feirantes recolhem suas coisas. É interessante de caminhar por ele se você chegar no ônibus da manhã que vem de Chiang Mai

3. Mercado Noturno

É um mercado noturno mais organizado do que se costuma ver na Ásia. Tem uma imensa variedade de produtos, muitos artesanais e com preços acessíveis. Não tem nada de diferente dos outros mercados noturnos, apenas é menor e mais fácil de percorrer. Ele começa quando o sol se por e vai até por volta das 23h. O mercado noturno de Luang Prabang começa bem em frente a Colina Phou Si.

 

4. Rio Mekong e pak ou caves

Caminhar à beira do rio Mekong, que banha a cidade. Não importa o horário, sempre é interessante passear nas margens do rio. São dezenas de barcos e pescadores que colorem a paisagem. Alguns restaurantes também tem vista e valem a pena! É a partir do rio Mekong e de barco que se acessa Pak Ou Caves, uma caverna santuário construído pelo povo do Laos durante centenas de anos que tem mais de 4000 esculturas de Buda datadas dos séculos XVIII e XIX.

5. Palácio Real

O Palácio Real de Luang Prabang é um conjunto de construções de estilo colonial francês de 1904. Ele foi construído para ser residência da família real do Laos, mas em 1975 eles foram expulsos quando a monarquia foi extinta. Em 1995 ele foi reaberto e como Museu Nacional de Luang Prabang. Abre diariamente durante das 08 às 11:30 e 13:30 às 16h.

6. Wat Mai

O Templo Wat Mai é um templo fundado pelo Rei Anourout em 1796 e renovado em 1821 pelo Rei Manthatourat. É o maior templo da cidade. O Wat Mai fica na rua principal, a Sisavangvong, onde está mercado noturno de Luang Prabang e a maiorias das atrações da cidade. Inclusive é dele que saem os monges para Ronda das Almas. Mas além dele, existem centenas de outros templos tão lindos quanto ele espalhados pela cidade.

7. Colina Phou Si

É uma colina de apenas 100m de altura com um pequeno templo no topo, de onde se tem uma vista de 360º da cidade. É acessível através de três longas escadarias nada difíceis de subir. É de lá a vista mais bonita do por do sol da cidade.

8. O Bar Utopia

O Bar Utopia é lugar mais famoso da cidade para encontrar outros viajantes. Mas ele não fica bem no centro da cidade e tem que pegar tuktuk. É um lugar para relaxar.

9. Comida de Rua Noturna

Esse vale a pena! É uma rua antes do mercado noturno (quem vem da praça) que tem comida de rua em porções generosas por preços justos. Paga-se o valor fixo e come o quanto quiser de comida vegetariana e um adicional pela carne. É a comida com tempero mais parecido com o ocidental, mais salgada e menos apimentada. As barraquinhas fecham por volta das 21h.

10. Cachoeira Tad Sae e KUANG SI

Como o país é conhecido como a Terra dos Elefantes, Luang Prabang é um bom lugar para se ter contato com eles. Mas o passeio favorito de todo mundo são as cachoreiras. Na verdade a Kuang Si, a maior é a mais famosa, mas nós acabamos indo parar na cachoeira Tad Sae, a menor e mais divertida, e com água congelante. Foi um erro de comunicação, nem sabíamos que uma era maior e outra era menor, muito menos que na menor teríamos que pegar uma canoa para chegar até lá. Mas só os 20 minutos (10min ida + 10min volta) infinitos na canoa, que parecia que ia virar a qualquer minuto, já valeram por toda a viagem no Laos! 

O que você precisa saber sobre Luang Prabang

Onde ficar

A cidade é muito pequena e tudo se concentra entre as ruas Sisavangvong (do comércio) e Soulignavongsard (do rio). Encontrar hospedagem e lugares para comer não é difícil entre essas ruas. Além disso, em Luang Prabang todo comércio aceita Bath, a moeda da Tailândia. E por ser uma cidade muito pequena, um ou dois dias são suficientes para conhecer tudo. 

COMO CHEGAR EM LUANG PRABANG

As estradas que levam até a cidade são estreitas e cheias de curva. A viagem é longa, mesmo em curtas distâncias e os ônibus são tão pequenas que eu encontrava os joelhos no poltrona da frente, imagina pessoas mais altas. Veja aqui Como ir de Chiang Mai para Luang Prabang.

Não foi o lugar que mais nos encantou, mas sem dúvida é a cidade mais bonita que restou no Laos no meio de tanta pobreza e sofrimento trazidos pela guerra.

NOSSO ROTEIRO DE 6 DIAS NO LAOS

Veja a MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR PARA O LAOS e também todas as informações sobre o VISTO PARA O LAOS

Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a continuar viajando. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão é em até 12x sem juros. 

PIN IT :) 

 

O Que Fazer Em Luang Prabang

 

Já conhece nosso Facebook?

VEJA MAIS

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Shanghai e As Consequências do Desenvolvimento

Próximo
Próximo

Ata de 9 Meses de Viagem